Adrian Newey fala sobre o acidente de Senna
Depois de muito tempo, finalmente Adrian Newey resolveu falar sobre o acidente fatal de Ayrton Senna em uma longa entrevista ao jornal "The Guardian" que falou detalhadamente sobre um assunto que ele nunca quis se pronunciar, pelo fato de ter visto um piloto ter morrido em um carro feito por ele. o resumo é do site total race:
"O pouco cabelo que tinha caiu após o acidente. Então, isso me mudou fisicamente. Foi terrível. Tanto Patrick Head quanto eu nos perguntamos separadamente se valia a pena continuar nas corridas. Queremos estar envolvidos em um esporte no qual as pessoas podem morrer a bordo de algo que nós criamos? Secundariamente, o acidente foi causado por algo que quebrou ou por um desenho negligente? Aí, começou a perícia. O processo judicial foi um aborrecimento deprimente, uma pressão extra, mas não fez diferença no meu questionamento sobre continuar na F-1.
"Foi incrivelmente difícil para toda a equipe. Lembro-me do dia após a corrida, que foi um feriado bancário, e alguns de nós tentamos analisar os dados para ver o que aconteceu. Foi uma semana negra. A verdade é que ninguém saberá ao certo o que aconteceu. Há dúvidas sobre a coluna de direção e a grande questão é se ela falhou ou causou o acidente. Contudo, todas as evidências sugerem que o carro não saiu da pista por conta de um problema de coluna de direção.
"Se você olhar as imagens das câmeras, especialmente de Michael Schumacher, o carro não saiu de frente. Ele saiu de traseira, o que não é consistente com uma falha na coluna de direção. A traseira do carro saiu e todos os dados apontam para isso. Ayrton reduziu a aceleração para 50%, o que é o correto para corrigir isso e, meio segundo depois, pisou forte nos freios. A pergunta é: por que a traseira saiu? Isso deixa a impressão de que o pneu traseiro direito furou por conta dos detritos na pista. Se escolhesse alguma causa, seria essa."
Bem serei sincero, lembro exatamente da aflição que senti no momento da batida mas do acidente em si não lembro com clareza pra dizer que o Senna saiu de traseira (nem vou ver no youtube, não sou carniceiro), o que me parece que o Senna foi reto, não fez a curva. Mas a questão que o Newey mostrou foi que isso pode ter sido um problema secundário, que um pneu traseiro direito furou por conta de detritos na pista. mas que detritos foram esses? o acidente da largada que o Lamy encheu a traseira do Lehto que estava parado no grid. Algo bastante plausível,afinal a Tamburello é logo depois dali mas que muitos podem dizer que Newey está tirando o seu e o do próprio Senna da reta, pois ao que parece, o carro sem os aparatos eletrônicos ficou inguiável,e que foi pedido pelo próprio Senna que diminuísse a barra de direção pra tentar facilitar sua pilotagem, o que sinceramente não acredito muito em isenção de culpa do Newey, ele foi bastante sincero no seu relato e a dor que teve foi grande, afinal nenhum projetista quer criar um carro que possa matar um piloto
Acredito que os dois acontecimentos influíram no acidente que vitimou Senna. Um detrito pego ao abrir a volta que só deu problema quando teve que entrar em uma curva que exigia mais do carro e daí ao tentar virar o volante e barra de direção ceder Senna virou passageiro do carro e o final da história todos já sabem. Sempre achei que esse acidente foi uma fatalidade, por mais falhas que descubram, pois o fato da suspensão ter se rompido e perfurado o capacete foi algo muito difícil de acontecer e praticamente impossível de vermos algo parecido de novo.