quinta-feira, 10 de março de 2011

Coluna do Patrick Head - Em honra de Frank

Coluna de Patrick Head de fevereiro publicada na revista motorsport e reproduzida no site da Williams.

A indicação do mês passado de Frank Williams no "Hall of Fame" da Motor Sport dá-me uma oportunidade para refletir sobre o homem com quem eu tenho trabalhado há mais de 30 anos. 

Conheci Frank em 1975. Eu tinha feito alguns trabalhos para Guy Edwards em seu carro de Fórmula 5000, ao construir sozinho uma escuna no Surrey Docks, onde eu já tinha trabalhado com Ron Tauranac. Guy recomendou-me a Frank que eu soube estava procurando engenheiros baratos, mas eu apenas tinha vagamente ouvido falar dele. Eu estava sem dinheiro no momento e tinha praticamente decidido que o automobilismo era um jogo de idiotas e que era melhor eu arranjar um bom trabalho. Mas eu fui ver o Frank no hotel Carlton Towers em Sloane Street, eu dirigi no meu Renault 4 multicolorido e ofereci as chaves para o porteiro que não estava muito impressionado comigo. Eu estava usando jeans e um suéter velho, coberto de resina de ligação com mau cheiro, e  ali estava Frank, cheio de energia e saltando para fora de sua cadeira parecendo extremamente puro e garboso. Ele era como um "jack-in-box". Tivemos um breve bate-papo e segunda-feira seguinte, 25 de novembro, comecei a trabalhar em Reading. Eu só descobri mais tarde que eu era uma emergência para ele. 


Meu primeiro trabalho foi para resolver o FW04, que tinha problemas na bomba de combústivel e continuava estragar seus motores. Então eu desenhei um novo tanque de óleo e um sistema de combustível. Uma semana depois, Frank me disse que tinha vendido a equipe para Walter Wolf e estava com Harvey Postlethwaite. Eu poderia ter £ 500 em dinheiro e ir, ou ficar e trabalhar com Harvey e ficar foi uma das melhores decisões que já fiz. 


Aprendi muito trabalhando com Harvey em um carro novo, o Wolf WR01, e eu fui vendo as corridas com Frank, vendo que ele era uma pessoa muito fácil de lidar. Eu admirava sua energia, e eu pensei, ok, eu posso trabalhar com esse homem. Em seguida, Peter Warr veio a bordo, Frank foi marginalizado, e ele decidiu cortar seus laços com Walter Wolf e começar a voltar por conta própria. Ele me pediu para acompanhá-lo e nós nos mudamos para nosso novo edifício, em 28 de março de 1977, correndo com um March, que Frank tinha comprado de Max Mosley. Eu era jovem, era uma grande oportunidade e uma grande decisão, embora algumas pessoas achavam que era um suicídio automobilismo. 


Frank sempre diz que ele deve todo o sucesso que veio depois a mim, mas isso simplesmente não é verdade. Ele teve alguns carros terríveis e aprendeu muito cedo que a F1 é em grande parte sobre engenharia e tentou não mais fazer o trabalho por conta própria. Assim, ele respeitou minha capacidade de engenharia, enquanto eu respeitei a sua energia, sua direção e sua capacidade de ter uma visão positiva das coisas, contudo, mesmo quando elas estão difíceis. Eu vejo os problemas, mas ele nem sequer reconhece que eles existem, só fica de cabeça erguida e segue em frente. Assim, vi nele algo que eu precisava, e ele viu as coisas em mim que ele não tinha, então houve um respeito mútuo. Ele era operacionalmente muito bom, não como um engenheiro de corrida, mas como alguém que poderia ter todas as coisas certas no lugar certo, na hora certa. E ele era bom no lado financeiro. Se eu dissesse que precisava de algum equipamento novo, ele nunca hesitava em conseguir, e ele sempre foi desse jeito, deixando a engenharia para mim. 


Frank tem uma extraordinária determinação obstinada para ter sucesso e que nunca vacilou para este dia. E ele não se preocupou. Quando ele põe a cabeça no travesseiro, ele vai direto para o sono, e nem liga para o que está acontecendo ao seu redor, e isso é particularmente irritante para alguém como eu que se preocupa com os problemas. Ele nunca incomoda o seu cérebro com coisas que ele não pode fazer nada, ele é totalmente pragmático, positivo sobre a superação do desafio seguinte. Ele lida com seus próprios problemas de uma forma muito tranquila. Se ele não está no trabalho, você tem que saber muito profundamente para descobrir que ele está fora em Stoke Mandeville em paz. Mas ele tornou-se mais pensativo, menos impulsivo, e que o fez mais eficaz no seu papel sênior na empresa do que talvez ele teria sido se não tivesse tido o acidente. Ele é muito simples de espírito. 

3 comentários:

Unknown disse...

Numa edição da saudosa revista Grid, o Patrick descreveu esse primeiro encontro. Disse que Frank perguntou: "você está preparado para virar a noite trabalhando se for necessário?" E Patrick: "Não! quem seria desorganizado a esse ponto?" O mais provável seria que a história terminasse ali, mas eles decidiram trabalhar juntos, para nossa sorte.

Ron Groo disse...

Por isto sou fã destes dois. Aliás, três, se o Marcos não posta eu não lia....

Marcelonso disse...

Marcão,

Uma dupla sensacional que tem como principio o amor ao esporte, os verdadeiros garagistas.
É evidente que o dinheiro é necessário, mas não a qualquer preço!

abs

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo