quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Coluna do Patrick Head: Projetistas que me inspiraram


Durante meu tempo na Williams eu tenho tido o privilégio de competir contra um número de projetistas cujo trabalho eu tenho respeitado, mas que sempre tentei batê-los na pista. Dentre estes foram Gordon Murray, John Barnard e Rory Byrne.

Gordon ganhou destaque na Brabham após Bernie Ecclestone comprar a equipe. Seu primeiro carro de Fórmula 1, o BT 42, era pequeno, limpo e rápido. O BT 44, um carro novo que desenvolveu com base no BT 42, foi um vencedor da corrida com os dois Carlos - Reutemann e Pace. Um período com motores Alfa Romeo não foi um enorme sucesso, mas incluiu o BT 46, um carro elegante, se a sua instalação do radiador originais superfície tinham que ser trabalhada, mas não o fizeram, e Gordon teve que às pressas incluir um radiador frontal e de grande nariz de configuração. A Versão "Fancar" deste resolveu o problema de localização do radiador, e ganhou sua única corrida em Anderstorp em 1978 antes de Bernie retirá-lo. Provavelmente uma boa decisão, mas eu tenho certeza que ele decepcionou Gordon.
 
A introdução do turbo BMW foi um momento emocionante, e como Brabham de ter re-introduzido o reabastecimento na F1. Nos primeiros dias com o BMW, enquanto testavam em Paul Ricard, eu vi um engenheiro BMW explodindo raiva de onde ele estava monitorando os dados de telemetria em tempo real, gritando "parem o carro!", Apenas para ouvir em quase ao mesmo tempo uma grande explosão da principal reta. Um outro turbo reduzido a estilhaços ... Eventualmente, estes problemas foram sanados e Nelson Piquet ganhou o título de 1983 com o BT 53.


Conheci John Barnard, quando eu comecei na Lola Cars em 1970. John tinha sido há alguns anos o repsonsável pelos monospostos. Fiquei muito como o "garoto novo" com muito para aprender. A Lola, sob o comando de Eric Broadley, era um ótimo lugar para começar. Um projeto que John e eu compartilhamos foi o T290 de 2 litros de carros esportivos. O layout foi feito por Eric e dado a John e a mim com as instruções para ter o carro pronto para testar em sete semanas. Nós trabalhamos longas horas. O carro era um modelo bem sucedido da Lola com uma série de atualizações para mantê-lo em produção por muitos anos.

Um dos projetos de John com o qual eu fiquei muito impressionado foi a 2K Chaparral, um F1 de inspiração de efeito solo para a Indycar que ele desenhou para Jim Hall com Gordon Kimble como seu assistente e construído por Bob Sparshott. O carro foi excelente, e em 1980 Johnny Rutherford venceu tanto a Indy 500 eo campeonato Indycar com ele. John, em seguida, mudou-se para a McLaren com Ron Dennis, criando as bases e abordagem mantidas até hoje pelo time. Neste período, o primeiro, e verdadeiro, chassis de fibra de carbono composto foi introduzida e a Tag Porsche turbo V6, embora projetado e construído pela Porsche, foi feito muito com as especificações ditadas por John.

John tinha uma reputação de ser difícil de se trabalhar. Eu nunca achei isso, mas ele fez definir padrões muito elevados para si mesmo e para aqueles em torno dele. Ele agora está projetando móveis e instrumentos médicos, ainda com padrões elevados, tenho certeza.


Com Rory Byrne eu tive menos contato, mas sempre tive consciência de sua abordagem de design e tenacidade. O último por que ele pode ter aprendido com Ron Tauranac nos início da carreira com Ralts e carros Toleman na F2. Rory progrediu de Fórmula Ford Royale com F2 e depois em F1. Seus carros sempre foram muito individuais, mas tornou-se mais eficaz, e a vitória veio pela primeira vez com a Benetton com Gerhard Berger no México. Em 1994 veio o primeiro título com Michael Schumacher e um motor Ford, e depois com uma Renault em 95. Michael convenceu Rory e Ross Brawn se juntar a ele na Ferrari, onde Ross foi o rosto público técnico, mas Rory liderar o projeto dentro da equipe. Ele tem muito crédito para a série incrível de vitórias e títulos alcançados por Michael e Ferrari. Rory ainda é altamente competitivo, ainda trabalha para Ferrari, mas vive principalmente em Phuket.

O que acho que é surpreendente, é que as conquistas de todos os três não foram mais amplamente reconhecidas,assim como todos que têm trazido muito crédito e investimento estrangeiro para o Reino Unido.


Coluna extraída no site da Williams

0 comentários:

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo