Williams 35 anos - Capítulo XXXI
O jejum de títulos estava crescendo. Se em 2001, a equipe conseguiu as vitórias, agora era a hora de conseguir o título e tentar combater a Ferrari, até então imbatível no momento. Com Montoya e Ralf Schumacher mantidos, a questão era trabalhar no carro pra que fosse vencedor.O FW24 apostava no seu grande diferencial, que era o motor mais potente do grid, o BMW V10. Mário Thiessen, diretor da BMW coordenou a alteração do motor em 20% de sua estrutura, para que atingisse o máximo de performance. Frank Williams e Patrick Head e o pessoal da BMW, afirmavam que era hora de conseguir o título.
Mas em Melbourne, Ralf Schumacher acaba acertando a traseira de Barrichello na largada e abandona. Montoya consegue um segundo lugar depois de muito pressionar e não conseguir passar Schumacher, o vencedor. Em Sepang,uma dobradinha com Ralf Schumacher- Montoya, algo que não acontecia desde Estoril 1996. Ralf Schumacher rasgou em elogios a equipe após a corrida:" A equipe fez um trabalho fantástico,o carro esteve quase perfeito por toda a corrida, que foi fácil. Pra ser honesto, eu não consigo acreditar nisso." Montoya conseguiu ficar em segundo mesmo com um acidente com Schumacher na primeira curva,onde escapou ileso e mais um drive through:"Após a largada, achei que minha corrida acabou.Depois eu achei que iria conseguir um ou dois pontos,mas eu consegui seis. Isso foi ótimo!"
Em Interlagos, Ralf Schumacher foi segundo e Montoya mesmo com a pole, ficou em quinto.Em Ímola, Ralf fica em terceiro e Montoya em quarto.Em Barcelona, Montoya fica em segundo e Ralf abandona. Em A1 Ring, Montoya fica em terceiro e Ralf Schumacher em quarto.Em Mônaco, Ralf Schumacher fica em terceiro e Montoya abandonou.Em montreal, Rafl terminou em sétimo e Montoya abandonou. Depois de um bom início de temporada, os carros da Williams mostravam ser rápidos na classificação mas o motor de tão potente, deixou oos pilotos na mão em algumas corridas.Schumacher disparou vertiginosamente na classificação com 70 pontos, com Ralf e Montoya empatados com 27 pontos.Nos construtores, a Ferrari manteve uma confortável distância pra Williams.Nos construtores ,a Williams consegue uma vantagem confortável pra McLaren e se mantém em segundo nos construtores.
Em Nurburgring, Ralf fica em quarto e Montoya abandona.Em Silverstone, montoya fica em terceiro e Ralf Schumacher em oitavo.Em Magny Cours,Montoya fica em quarto e Ralf Schumacher em quinto. e Michael Schumacher é campeão mundial com seis etapas de Antecedência. Mais um ano perdido, restava mais uma vez a Williams lutar pelo o vice campeonato de pilotos e de construtores.
Em Hockenheim, Montoya fica em segundo seguido de Ralf Schumacher. Em Hungaroring, Ralf fica em terceiro e o colombiano em décimo primeiro.Em Spa, Montoya fica em terceiro e Ralf Schumacher fica em quinto.Em Monza, as duas Williams abandonam.E Em Indianápolis,a paz entre os pilotos é encerrada.
Na largada, Ralf que era o quinto consegue passar Montoya e assumir sua quarta posição. Mas na volta seguinte Montoya tenta a ultra passagem na curva depois da reta principal. Ralf não gosta da ultrapassagem e fecha a porta. Os dois acabam se tocando e Ralf perde muitas posições. Montoya consegueu se manter em quarto,mas fica furioso pela a atitude do seu companheiro de equipe:[Ralf] cometeu um erro na última curva antes da reta, então eu fui atrás dele e ele tentando se acertar", disse Montoya. "Eu fui por dentro para passar ele e freei muito tarde, e eu acho que ele rodou. Eu não vou dizer que a culpa foi completamente do Ralf . Quero dizer, nós estávamos correndo e tudo ... Eu sei que eu estava certo sobre a borda da pista. Porque eu freei tão tarde, eu quase não consegui fazer a curva. Eu realmente freei tarde, acabei de fazer a curva, e algo me bateu nas costas. Quando olhei no espelho, eu vi Ralf. "
Além disso, Montoya teve problemas de comunicação com a equipe e acabou indo pros pits dez voltas antes do previsto, prejudicando sua estratégia: "Eu vi uma placa para fora e eu pensei que tinha de entrar no pit e eles não sabiam que eu estava chegando. Infelizmente, não era tempo de entrar ainda.". Montoya terminou em quarto e Ralf em último. Em Suzuka, Montoya termina em quarto e Ralf abandonou.
A temporada mais uma vez foi decepcionante pra Williams, mesmo com 7 poles, só conseguiu uma vitória e três voltas rápidas. Ralf e Montoya passaram se estranhar depois do episódio de Indianápolis e Patrick Head começava a se chatear com as intromissões de Mario Thiessen na equipe...
8 comentários:
lindas fotos amigo !!!!!! bom gosto !
Grande Marcão,
Num passado recente,foi a última vez que a Williams esteve na briga,vencendo corridas.
Sinceramente torço muito para que ela volte aos bons tempos,por toda sua história a equipe merece muito.
grande abraço
Se a Ferrari ñ fosse o Dream Team em 2002,a Williams teria se dado bem até, ganhar não pela falta de confiabilidade, mas pelo menos Montoya teria conseguido ganhar alguma corrida.
De qualquer forma 7 poles é um bom número...
Essa do Ralf com a Williams e os freios é fantástica. hahahahah Até uso como avatar no fove...
realmente, foi a última temporada em que a Williams foi um pouco mais competitiva. E que Ralf ainda tinha vontade em tentar fazer algo de bom na F1.
Mas o Head achar que o Thiessen não ia se intrometer nos assuntos da equipe seria incomum não? Fornecedor do motor mais potente da temporada "de graça" que não seria.
Não assisti o GP da Austrália porque tinha que fazer uma prova na manhã de domingo, foi um sufoco tentar ignorar o GP até voltar pra casa, aí eu abro o navegador e a primeira coisa que me aparece é o assoalho do carro de Ralf. Ay, Dios :-/
E quem aguenta o Mario Thyssen?
nem que mestre Frank fosse santo...
Pera ai, não é a última temporada competitiva da Williams, se a FIa não sacaneasse a Michelin o Montoya teria boas chances de ser campeão em 2003.
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