domingo, 18 de agosto de 2013

Williams 35 anos - Capítulo XXXVII




2008 seria a trigésima temporada da Williams na F1. O sentimento entre todos era se fazer o time se reerguer e melhorar o bom momento que a equipe conseguiu em 2007. Sem parceiros milionários, sem montadoras injetando dinheiro e motores potentes, sem pilotos medalhões, a regra era, com o pouco dinheiro que tem, fazer um trabalho surpreendente e continuar a subir de produção, assim como no ano passado. Os Pilotos Nico Rosberg e Kazuki Nakajima foram mantidos e o FW30 foi feito cercado por expectativas e comemorações. Durante a pré-temporada, várias pinturas comemorativas foram usadas com os funcionários, pilotos, fãs, familiares dos funcionários e as estatísticas assombrosas, nesses trinta anos, foram estampados no carro da pré temporada. O carro fez bons tempos nos testes e o que se esperava era uma grande temporada pra Williams. Sam Michael e Ed Wood tinham a responsabilidade de fazer o carro dos 30 anos bem nascido.


A estreia em Melbourne não poderia ser mais animadora. Em uma corrida tumultuada, poucos carros completando, Nico Rosberg consegue seu primeiro pódio pela Williams, com um terceiro lugar e Nakajima consegue os seus primeiros pontos na categoria com um sexto lugar. Talvez essa fosse a temporada redentora para a Williams. Em Sepang, Nico e Kazuki não tem um bom desempenho e ficam em décimo quarto e décimo sétimo. No Bahrein, Nico consegue um honroso oitavo lugar e Kazuki é o décimo quarto. Em Barcelona, No GP de nº600 de Frank Williams na F1, Kazuki é sétimo e Nico Rosberg abandona. Em Istanbul, Nico crava um oitavo lugar. Em Monte Carlo, Kazuki fica em sétimo e Nico Rosberg bate e abandona. Em Montreal, Nico larga em quinto, mas acaba se envolvendo em um incidente nos boxes e bate na traseira de Hamilton e quebra o bico. Acaba em décimo. Magny Cours, as Williams só ficam no final do pelotão e terminam em décimo quinto e décimo sexto. Em Silverstone, palco de várias vitórias clássicas da equipe, Kazuki consegue um oitavo lugar.


Na metade do campeonato, o que se vê é a Williams com um carro e pilotos inconstantes, que fazem a Williams ficar na zona de pontos, mas sempre nas posições finais de pontuação.Um discreto sexto lugar nos construtores comprovava o fato. Hockenheim, Nico consegue o décimo lugar e Hungaroring Nico e Kazuki ficam em 13º e 14º. Em Valência na estreia do GP da Europa, Nico consegue outro oitavo lugar. Em Spa Francochamps, mais outro fim de semana sofrível. e Em Monza, a WilliamsF1 completaria 500 Gps.


Em Monza, Nico consegue um excelente quinto lugar e a esperanças era da repetição do pódio que ele teve em Melbourne. Mas o FW31 era um carro que se dava muito bem em circuitos de rua, e era fraco em pistas de alta velocidade. A chuva torrencial que caia no circuito era algo que dava uma chance a mais pra Nico, mas em uma estrategia falha, Nico acaba terminando em decimo quinto e Kazuki, em décimo segundo. Mais um final de semana frustrante pra a equipe, que já sem recursos pra melhorar o carro, já se concentrava na temporada de 2009.


Em Cingapura, O tão sonhado pódio de Nico Rosberg acontece e ele termina em segundo, depois de toda confusão que foi o GP, com a batida forjada de Nelsinho Piquet que deu a vitória a Alonso. Kazuki termina em oitavo, e a Williams pode comemorar uma grande atuação dos seus jovens pilotos. O triste para a equipe é que Fuji, Shangai e Interlagos foram corridas péssimas e longe da zona de pontuação. A Williams mesmo tendo dois pódios, fica na oitava colocação nos construtores e Frank Williams e Patrick Head ficaram a praguejar sobre a inconstância da equipe.


Para 2009, a mudança das regras era a esperança que a Williams tinha de dar uma guinada. E teria uma boa chance para isso.



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