Williams 35 anos - Capítulo XXX
Frank e Patrick Head sentiram que mesmo com a estréia do motor BMW em 2000,eles poderiam ter se saído melhor no campeonato. E muito trabalho ocorreu pro pessoal da BMW, pra fazer um motor mais forte e pra Patrick Head, Geoff Willis e Gavin Fischer, os "fazedores" de carros da Williams.A francesa Michelin,seria a nova fornecedora de pneus da equipe, substituindo a Bridgestone. E na área dos pilotos, Frank Williams tinha uma grande dúvida,pois em 99 tinha emprestado Juan Pablo Montoya para Chip Ganassi por dois anos na Indy, era a hora dele voltar. mas Frank tinha gostado da atuação de Jenson Button, e que ele poderia ser um grande piloto em breve,e mais uma vez Frank Williams se viu mais uma escolha de pilotos,a segunda com Jenson Button envolvido: A escolha foi difícil, mas Frank preferiu Montoya. Ele explicou: "Tivemos a chance de escolher entre Jenson e Juan Pablo. Nós nos inclinamos em direção a Montoya, porque ele teve 2 anos na Indycar, sendo mais desenvolvido nessa área da carreira do que Jenson, se você me entende. De qualquer forma, nós perderíamos a chance de tê-lo em nossa equipe, se não tivessemos feito essa opção. Montoya e Jenson sabiam disso, e é claro que isso refletiu negativamente sobre Jenson. Ele não teve a chance de competir com Montoya, mas era óbvio que ele era muito talentoso."
Montoya já era conhecido de Frank,pois foi piloto de testes da equipe em 1998, ano em que foi campeão da F-3000. Em seguida, o colombiano seguiu pra a equipe Ganassi,cedido por dois anos por Frank Williams pra recompensar pela ida de Zanardi a Williams. Mal sabia o Ganassi o bom negócio que fez, pois Montoya foi campeão da CART em 1999 e venceu as 500 milhas de Indianapolis em 2000. Parecido com alguém? É, a esperança de Frank era que Montoya, com seu arrojo e velocidade, repetisse os passos de Jacques Villeneuve...
A temporada 2001 não começa bem pra a Williams. Em Melbourne, Ralf Schumacher se envolve em um grave acidente com Jacques Villeneuve, que acaba matando um fiscal de pista.Montoya abandona com problemas no motor.Em Sepang, Ralf consegue um quinto lugar e Montoya abandona.Interlagos uma corrida que Juan Pablo Montoya mostra suas garras e com uma ultrapassagem sensacional em Schumacher. dá um sopro de esperança pra que a Williams disputaria o campeonato. Mas quando estava na liderança, Montoya foi albaroado por Verstappen e abandona melancolicamente.No GP seguinte,em Ímola,os carros da Williams vieram com a seguinte mensagem na traseira do carro: 'Keep your distance', mantenha a distância em português. E mensagem dá sorte pra Ralf Schumacher, que finalmente vence o primeiro GP da sua carreira e quebra o jejum da Williams de 52 Gps sem vitória. Montoya abandona novamente.
Mas em Barcelona, Montoya consegue seus primeiros pontos, um pódio com um segundo lugar. Ralf abandona.Em A1-Ring,mais um abandono duplo da Williams e a disputa pelo o título de construtores fica seriamente ameaçada pela a falta de regularidade da equipe na zona de pontos. Monte Carlo, mais um vez Montoya e Ralf Schumacher abandonam.Em Montreal, Montoya conhece o muro dos campeões e Ralf Schumacher vence a sua segunda corrida na temporada,dando uma sobrevida aos sonhos da Williams.Ralf Schumacher estava apenas em quarto no campeonato e a Williams estava em um distante terceiro lugar nos construtores. Em Nurbrugring, Montoya consegue um segundo lugar e Ralf, um quarto lugar.Em Magny Cours foi a vez de Ralf Schumacher ir pro pódio em segundo lugar, Montoya novamente abandona.
Ralf tinha conseguido o terceiro lugar no campeonato e a Williams tinha diminuído a vantagem pra McLaren,mas era muito difícil alcançar a Ferrari, assim com era difícil o Schumacher mais novo passar o Schumacher mais velho.Em Silverstone, Montoya fica em quarto e Ralf abandona. Em Hockenheim, Montoya faz a pole,mas quem vence é Ralf Schumacher, em uma bela celebração em sua casa.Em Hungaroring, Michael Schumacher já podia ser campeão com cinco etapas de antecedência. Ralf Schumacher fica em quarto e Montoya em oitavo na vitória de Schumacher e o seu tetracampeonato.Para a Williams, ficava o consolo de disputar o vicecampeonato de pilotos e construtores. Em Spa- Francochamps, Ralf fica em sétimo e Montoya abandona. Em Monza, Montoya consegue a sua primeira vitória e Ralf Schumacher consegue ficar em terceiro. Em Indianápolis,as duas Williams abandonam novamente.E em Suzuka, na última prova da temporada, Montoya fica em segundo e Ralf Schumacher em sexto.
A Williams acaba em terceiro nos construtores, em uma temporada que, apesar do incômodo jejum de vitórias finalmente foi quebrado, se esperava mais da equipe. Pelo menos as vitórias vieram. Foram 4, com 4 poles e 8 voltas rápidas.Ficava a motivação e o aprendizado de que a próxima temporada o time finalmente voltaria a disputar o título. Esse era o próximo passo desejado.
2 comentários:
eu lembro desse ano do Montoya, o qto vibrei com akela ultrapassagem no Schumy em Interlagos.
Pena que a cabeça dele jah devia estar (ou continuar) nos EUA...
Eu lembo também... Muito prematura a saída de Montoya da F1... Tinha muito a oferecer ainda...
Postar um comentário