quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Williams 35 anos - Capítulo XXXV



Frank Williams aplicava aos jovens pilotos que quisessem entrar na sua equipe, um teste de aptidão sobre mecânica. Aos que conseguissem boas notas, já eram vistos com bons olhos pelo o chefe. Em 2005, Keke Rosberg tinha levado o filho, que disputaria a recém-criada GP2, pra fazer o teste. E o resultado seria a maior nota dentre todos os pilotos que já fizeram essa prova. Frank imediatamente o contratou pra piloto de testes e em 2006 ele seria efetivado. Nico Rosberg seria piloto da Williams, assim como o pai que correu e foi campeão pela equipe quando Nico nem era nascido.


A parceria Williams-BMW acabou. E da pior maneira possível. a montadora alemã ainda ofereceu motores a Williams até que eles escolhessem outro fornecedor de motores,mas Frank e Head prontamente cortaram todas as relações possíveis com a BMW e eles fecharam com um antigo parceiro de dois títulos mundiais: A Cosworth. Mas eles já não estavam tão bem assim, afinal o último título da Cosworth foi com Keke Rosberg em 1982. A BMW também levou seu protegido Nick Heidfeld e assim, Frank Williams pôs o já citado jovem piloto Nico Rosberg pra correr, já que Jenson Button tinha desistido de seu pré-contrato com a Williams e resolve manter-se na BAR, agora equipe Honda (24 mil euros foi o preço da multa do cancelamento do contrato). Mark Webber foi mantido. Os pneus Michelin e a HP se foram. A Brigedstone se tornou a fornecedora exclusiva de pneus e a RBS(Royal Bank of Scotland) se tornou o principal patrocinador da equipe. O FW28 estava pronto e a expectativa era fazer uma boa temporada e conseguir um motor melhor pra 2007.


A Estreia no Bahrein é promissora: Nico Rosberg em sua primeira corrida consegue uma volta rápida e fica em sétimo. Ele é o mais jovem piloto a fazer uma volta rápida, batendo o recorde de Fernando Alonso no GP do Canadá de 2003. Mark Webber fica em sexto e deixa a equipe esperançada, pois parecia que eles tinham um bom carro. Em Sepang, as duas Williams largam na segunda fila mas acabam tendo problemas e abandonam.Em Melbourne mais problemas. Com muitas quebras e pouco dinheiro pra desenvolver o carro, a equipe Williams se via em uma situação difícil, que remetia Frank aos difíceis tempos da Frank Williams Racing Cars. Em Ímola, mais um sexto lugar de Mark Webber e um décimo primeiro de Rosberg. Em Nurburgring, Rosberg fica em sétimo e Webber abandona.


Depois disso, 10 Gps somente de problemas e abandonos. Cada corrida que se passava, o desânimo aumentava. Frank Williams via a Williams cir vertiginosamente nos construtores como nunca se vira antes. Era com certeza o pior momento desde que a WilliamsF1 fora criada. A única boa notícia era que a Williams fechou uma parceria de motores com a Toyota a partir de 2007 e assim poderia se recuperar da pífia temporada que estava tendo. Em Shangai, Webber consegue um honroso oitavo lugar. E mais nada. E em Interlagos, termina melancolicamente a temporada, com o toque bobo de Rosberg e Webber na primeira volta que retira o australiano da corrida e em seguida uma batida besta de Rosberg na curva do Café, perto da entrada dos boxes.


o Resultado final da temporada foi deprimente: apenas uma volta rápida, nenhum pódio, o que não acontecia desde 1978; um oitavo lugar nos construtores com apenas 11 pontos, e apenas uma volta rápida. E 11 abandonos de Rosberg e 9 de Webber em 18 corridas. Uma temporada sofrível e com pouco dinheiro. e a próxima mesmo com o motor Toyota, seria com menos dinheiro ainda...

7 comentários:

speed.king.thrasher disse...

Realmente foi mto dificil esse ano para a Williams, decresceram d+ na metade pro fim do ano... realmente uma pena...

pelo menos em 2007 a sorte os homenageou com um pódio e uma bela temporada inclusive, mas esse fantasma de 2006 ainda ñ foi totalmente exorcisado até hj...

abs!

Bruno disse...

Foi um ano de transição da equipe, mudança de motor, pneus e estreia do Nico.

Como diria um antigo ditado: sapo para pular tem que agachar (rsrs).

Abraços.

Leandrus disse...

É, lembro dessa estreia do Nico, pontuou logo no começo pra depois sofrer com os problemas da Williams; e 2006 foi um ano negro na história da equipe. Mas depois eles se redimiram ao desfilar nas ruas do Aterro do Flamengo e passarem na minha frente, rs

Ovi disse...

Gran artiuclo sobre willimas, la verdad es que es un magnifico equipo.
Un slaudo.

Anônimo disse...

tb lembro deste que seria um ótimo começo do Nico. Fora os tempos de mudanças de fornecedor de pneu,não daria mesmo para esperar algo da Cosworth na época não? 2006 foi mesmo um ano para se esquecer.

Loucos por F-1 disse...

Caraca hein!!! O Rosberg conseguiu a maior nota na provinho do tio Frank Williams. Ele tem uma carinha de cdf mesmo, além de... ah deixa pra lá. hehehehe

Abraço!

Leandro Montianele

Ron Groo disse...

Uma dica... Cliquem na tag do post e leiam tudo numa tacada, como se fosse um livro.
Fica maravilhoso!

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo