Williams 35 anos - Capítulo XXXII
O clima começava a ficar tenso em Groove. A BMW, comandada por Mário Thiessen, se sentia oprimida por não poder dar opiniões sobre o carro. Patrick Head,que fazia os carros, não gostava que ninguém além de sua equipe de engenheiros e Frank Williams, metesse o bedelho em seu trabalho.Frank Williams também dava a razão a Head e deixava apenas a BMW do mesmo que a Renault ficava: Apenas cuidando do motor. Mas a BMW estava interessada não apenas em desenvolver motor,eles queriam ter em breve sua própria equipe.Como Frank Patrick eram extremamente protecionistas,Thiessen e Gehrard Berger, os diretores da BMW que se envolviam com o pessoal da Williams, não tinham muito acesso aos dados do alto escalão da equipe. E Falta de resultados, acaba fazendo a BMW pressionar a Williams em busca de títulos, principalmente pelo o dinheiro gasto pelos os dois lados.
Patrick Head resolveu caprichar no FW25.Ele foi criado com Gavin Fischer e Antonia Terzi, contratada junto a Ferrari.Juan Pablo Montoya e Ralf Schumacher foram mantidos e a luta era desbancar o agora pentacampeão Michael Schumacher. E para isso novas regras foram feitas.Oito carros pontuavam agora(10-8-6-5-4-3-2-1),nos treinos livres todos teriam apenas uma volta rápida pra definir sua posição.
Na estreia em Melbourne, Montoya fica em segundo e Ralf em oitavo.Em Sepang, Ralf fica em quarto e Montoya fica em décimo segundo. Em Interlagos, Ralf fica em sétimo e Montoya abandona na corrida maluca que teve. Em Imola, Ralf fica em quarto e Montoya fica em sétimo. Mais uma vez resultados ficam aquém do esperado e Mário Thiessen passou a tornar pública a instatisfação de alguns componentes da Williams, para pressionar os chefes da equipe.
Em Barcelona, Montoya e Ralf ficaram em quarto e quinto respectivamente. Em A1 Ring, Ralf fica em sexto e Montoya abandona por porblemas no motor, o suficiente pra Patrick Head solta ro verbo contra a BMW.A próxima corrida é em Mônaco e Monbtoya em uma ótima largada, fica em primeiro e não sai mais de lá, vencendo sua primeira na temporada. Ralf fica em quarto. Em Montreal, Ralf Schumacher fica em segundo e Montoya fica em terceiro,que foi vencida por Michael Schumacher.Essa corrida ficou marcada na época porque Michael não tinha o melhor carro e Ralf Schumahcer foi acusado de ser passivo e não passar o seu irmão. Ralf mantinha uma boa regularidade em todas as corridas até aqui e Montoya teve uma vitória, e eles estavam um pouco longe dos primeiros colocados.
Em Nurburgring, uma dobradinha da Williams, com Ralf-Montoya. Em Magny-Cours,mais outra dobradinha de Ralf-Montoya.Agora parecia que a Williams engrenaria. Ralf Schumacher já estava há nove pontos de Michael Schumacher.Em Silverstone, Montoya ficou em segundo e Ralf ficou em nono.Em Hockenheim, Montoya vence a segunda e encosta de vez em Schumacher, ficando apenas há seis pontos de vantagem e faltando 4 corridas.A disputa pelo o título ficaria entre os jovens Montoya e Raikkonen e o pentacampeão Schumacher.
Em Hungaroring, Montoya fica em terceiro e com o oitavo lugar de Schumacher e o segundo de Raikkkonen o campeonato ficou da seguinta maneira: Schumacher 72 Montoya 71 Raikkonen 70. Em Monza, Schumacher vence, acompanhado de Montoya. Marc Gené, o piloto de testes da Williams correu no lugar do contundido Ralf e ficou em quinto. três pontos separavam Montoya e Schumacher,faltando apenas duas etapas.
Em Indianápolis, com várias mudanças climáticas,Montoya teve a chance de vencer a corrida,mas ele acabou se chocando com Rubens Barrichello da Ferrari,e acabou levando um drive through por ser considerado culpado pelo o acidente. Terminou em sexto enquanto Michael Schumacher foi o primeiro e Kimi Raikkonen, o segundo e enterrou suas chances de ser campeão. Ralf Schumacher abandonou. Em Suzuka,Montoya e Ralf Abandonam e terminam de forma melancólica, um temporada que começou ruim, se tornou promissora dando a leve ilusão de que a Williams bateria a Ferrari de Schumacher, mas que no fim, Michael conseguiu um inédito Hexacampeonato.Quatro vitórias, três poles,quatro voltas rápidas e mais um temporada onde se juntariam os cacos. E o clima com o pessoal da BMW andava de mal a pior. Gehrard Berger entregou seu cargo no final da temporada. E Patrick Head já não via mais confiança no motor alemão e buscou algo ousado pra próxima temporada...
2 comentários:
Nunca imaginei que teria saudades dessa época da williams,,,
pena o carro de 2003 ter nascido tão mau... Montoya teria a chance de lutar pelo título facilmente.
De qualquer forma o de 2004 nas ceu umas 36757653765x pior...
Postar um comentário