sábado, 4 de abril de 2009

Coluna Do Bourdais Nº2


Olá! Aqui estou eu de novo, espero que o Marcos não tenha ficado chateado depois da classificação e dos cálculos todos, eu me distrai brincando com cálculos de probabilidades e esqueci de mandar o email pra ele, sabe como é, eu amo cálculos, o mundo seria melhor se todo mundo resolvesse as coisas calculando. Mais isso é coisa pra alguma outra coluna. Eu queria antes de falar sobre as pesagens queria responder alguns comentários que minha coluna recebeu:

Bruno Santos:
Não sei se você percebeu mas sou hiperativo e só durmo 4 horas por dia. Porque você acha que vou correr as 24 horas de Le Mans? Eu sei, meu talento com o volante é inegável, mas eles queriam um cara que corresse ainda melhor de madrugada e que ainda fizesse os cálculos de estratégia e consumo de pneus e combustível. E mamãe mor aperto de Le Mans ela pode trazer uns baguetes fresquinhos com salame para meus companheiros de equipe.Ah Le Mans, que vida boa...

Felipe Maciel:
Agradeço o seu comentário, e entendi sua ironia, mas é normal. O Buemi, por ser bonito, acaba se tornando o piloto preferido de muita gente.

Fábio Andrade:
Infelizmente não posso fornecer meu email pra você,e nem o Marcos pode, mas faço uma breve explicação sobre a PG, que é facílima.Uma progressão geométrica (P.g. ou P.G.) é uma sequência numperica em que cada termo, a partir do segundo, é igual ao produto do termo anterior por uma constante q. Exercícios a exaustão são fundamentais para o melhor emprego do termo geral, da soma geral, da soma infinita e do produto de uma P.G.

Paulo Maeda:
O Paul Tracy tá desmepregado, se quiser te passo o facebook dele.

Ron Groo:
Whezzer, Pavement? Pelo visto você é um dos meus!

E agradeço a todos os outros comentários e visitas, vocês brasileiros são pessoas muitos gentis. Vocês tem uma paixão por um esporte meio estranho, que é o futebol, mas são legais.

XXXX

Quero nessa minha primeira coluna, explicar quais são os cálculos que eu efetuo para saber com quantas voltas de combustível o carro vai largar. Vou tentar explicar de uma forma bem didática, a forma mais difícil é mais legal,mas farei que nem quando explico questões de ciencias exatas para minha esposa:
1- Eu pego a distancia de uma volta, em Sepang é 5.543m, e em seguida eu pego o valor gasto de combustível em 5 km( Como esse valor é atingido é muito complexo pra suas mentes), que é de 2,41Kg;
2- Com uma regra de três, eu descubro o valor gasto com combustivel em uma volta,que é de 2,61Kg;
3- Com o peso de cada carro divulgado (thanks FIA pela horas de diversão!), você reduz esse valor pelo o valor padrão do carro+piloto: 605Kg;
4- Após termos o valor do combustível, divide-se o mesmo pelo valor gasto por uma volta;
5- Voilá. :P

Bem, com as deivdas explicações, vamos as estratégias dos pilotos. Na verdade, tudo é uma suposição e a minha estratégia vou por em dúvidas, já que o Felipe Massa pode estar de olho aqui e pode tentar me passar:

3 paradas:
16 voltas - Vettel - 42kg (Talvez ele arrisque sim, Eu conheço esse alemãozinho e ele tem sempre uma tática maluca)

2 paradas:
19 voltas- Sutil - 50,5Kg , Rosberg - 51Kg, Webber -51kg, Trulli -51,5kg, Glock -51,5kg(uma das Toytas para bem antes e pode ir pra 3 paradas)
21 voltas- Button -55kg
22 voltas - Raikkonen -57,5kg, Kubica -58kg, Barrichello -59,5Kg
25 voltas - Bourdais -65,5kg(é, vou ser tradicional)
28 voltas - Alonso -75,5kg, Fisichella -75,5kg

1 Parada:
Piquet -76,9Kg 29 voltas
Nakajima -78,4kg 30 voltas
31 voltas - Buemi -81,5kg, Hamilton -83Kg
32 voltas - Kovalainen -83,9Kg, Massa -84,5Kg
33 voltas- Heidfeld -87kg

Não vou me ater muitos comentários sobre isso, mas acredito que será uma boa corrida, e eu vou pontuar, segundo meus cálculos, o oitavo lugar estará disponível novamente para mim, pois a FIA sempre dá uma canetada em um dos oito primeiros colocados. Au revoir!

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo