sábado, 4 de abril de 2009

Coluna Do Bourdais Nº2


Olá! Aqui estou eu de novo, espero que o Marcos não tenha ficado chateado depois da classificação e dos cálculos todos, eu me distrai brincando com cálculos de probabilidades e esqueci de mandar o email pra ele, sabe como é, eu amo cálculos, o mundo seria melhor se todo mundo resolvesse as coisas calculando. Mais isso é coisa pra alguma outra coluna. Eu queria antes de falar sobre as pesagens queria responder alguns comentários que minha coluna recebeu:

Bruno Santos:
Não sei se você percebeu mas sou hiperativo e só durmo 4 horas por dia. Porque você acha que vou correr as 24 horas de Le Mans? Eu sei, meu talento com o volante é inegável, mas eles queriam um cara que corresse ainda melhor de madrugada e que ainda fizesse os cálculos de estratégia e consumo de pneus e combustível. E mamãe mor aperto de Le Mans ela pode trazer uns baguetes fresquinhos com salame para meus companheiros de equipe.Ah Le Mans, que vida boa...

Felipe Maciel:
Agradeço o seu comentário, e entendi sua ironia, mas é normal. O Buemi, por ser bonito, acaba se tornando o piloto preferido de muita gente.

Fábio Andrade:
Infelizmente não posso fornecer meu email pra você,e nem o Marcos pode, mas faço uma breve explicação sobre a PG, que é facílima.Uma progressão geométrica (P.g. ou P.G.) é uma sequência numperica em que cada termo, a partir do segundo, é igual ao produto do termo anterior por uma constante q. Exercícios a exaustão são fundamentais para o melhor emprego do termo geral, da soma geral, da soma infinita e do produto de uma P.G.

Paulo Maeda:
O Paul Tracy tá desmepregado, se quiser te passo o facebook dele.

Ron Groo:
Whezzer, Pavement? Pelo visto você é um dos meus!

E agradeço a todos os outros comentários e visitas, vocês brasileiros são pessoas muitos gentis. Vocês tem uma paixão por um esporte meio estranho, que é o futebol, mas são legais.

XXXX

Quero nessa minha primeira coluna, explicar quais são os cálculos que eu efetuo para saber com quantas voltas de combustível o carro vai largar. Vou tentar explicar de uma forma bem didática, a forma mais difícil é mais legal,mas farei que nem quando explico questões de ciencias exatas para minha esposa:
1- Eu pego a distancia de uma volta, em Sepang é 5.543m, e em seguida eu pego o valor gasto de combustível em 5 km( Como esse valor é atingido é muito complexo pra suas mentes), que é de 2,41Kg;
2- Com uma regra de três, eu descubro o valor gasto com combustivel em uma volta,que é de 2,61Kg;
3- Com o peso de cada carro divulgado (thanks FIA pela horas de diversão!), você reduz esse valor pelo o valor padrão do carro+piloto: 605Kg;
4- Após termos o valor do combustível, divide-se o mesmo pelo valor gasto por uma volta;
5- Voilá. :P

Bem, com as deivdas explicações, vamos as estratégias dos pilotos. Na verdade, tudo é uma suposição e a minha estratégia vou por em dúvidas, já que o Felipe Massa pode estar de olho aqui e pode tentar me passar:

3 paradas:
16 voltas - Vettel - 42kg (Talvez ele arrisque sim, Eu conheço esse alemãozinho e ele tem sempre uma tática maluca)

2 paradas:
19 voltas- Sutil - 50,5Kg , Rosberg - 51Kg, Webber -51kg, Trulli -51,5kg, Glock -51,5kg(uma das Toytas para bem antes e pode ir pra 3 paradas)
21 voltas- Button -55kg
22 voltas - Raikkonen -57,5kg, Kubica -58kg, Barrichello -59,5Kg
25 voltas - Bourdais -65,5kg(é, vou ser tradicional)
28 voltas - Alonso -75,5kg, Fisichella -75,5kg

1 Parada:
Piquet -76,9Kg 29 voltas
Nakajima -78,4kg 30 voltas
31 voltas - Buemi -81,5kg, Hamilton -83Kg
32 voltas - Kovalainen -83,9Kg, Massa -84,5Kg
33 voltas- Heidfeld -87kg

Não vou me ater muitos comentários sobre isso, mas acredito que será uma boa corrida, e eu vou pontuar, segundo meus cálculos, o oitavo lugar estará disponível novamente para mim, pois a FIA sempre dá uma canetada em um dos oito primeiros colocados. Au revoir!

7 comentários:

Anderson disse...

Bourdais já que você faz tantos calculos , qual o problema que estava acontecendo na temporada passada? Você corria nos treinos, mas nas corridas só vivia rodando.E um pódio esse ano, sai ou não?

Unknown disse...

jejeje... vamos a ver se o Burdais fez os cálculos bem feitos..

tomara e dé uma chuvinha pra bagunçar as coisas mais um pouco

speed.king.thrasher disse...

pois é hein... tomara q seus cálculos dêem certo... embora prever o q uma corrida na chuva pode proporcionar matemáticamente seja meio dificil... hahahaha

Mas quem sabe rola aquele pontinho de novo...

abs!!

Bruno disse...

Também irei seguir seus ensinamentos, Marcos, estou em conversações para repatriar o Nelsinho, afinal ele fica desempregado em breve...hehehehe.
Bom q nem preciso usar do meu francês, como vc faz...rsrs.

Grande Bourdais, eu defendi bastante a sua permanencia da STR (mas não sabia que o carro seria esse fiasco). Obrigado por me responder. Agora vou te dar a dica, entra na primeira curva com a angulação certinha que vc já pula p décimo fácil. Além disso, passa os cálculos errados para o Galvão, pra ver se ele fica quieto.
Go Bourdais Go! O Marcos tá mexendo os pauzinhos e usando sua influência com Sir Frank Williams, quem sabe não te coloca na equipe no lugar do Nakajima...;)

(marcos, traduz tudo para o francês, ou o Bourdais já sabe português?...Abraço.)

Henry disse...

Bourdais,
Fico feliz por você, porque vivemos a era do B:
Brawn
Button
Barrica
Bolivia

Deve ter um cantinho pro Bordé...
A Ferrari já garantiu seu cantinho fazendo Bós...

Fábio Andrade disse...

Pô, a teoria eu já sei né, Sebs (Já que seremos amigos íntimos, atrevo-me a chamar-lhe por um apelido).

Na verdade continuo querendo seu email pra que vc resolva as coisas pra mim =D

Ética? Que ética? Estamos no Brasil, caríssimo!

Ron Groo disse...

sou fã deste cara... Tomara que na proxima coluna ele explique a teoria de Báscara.

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo