Histórias da Indy: A Maldição dos Andretti
O Clã Andretti é um dos sobrenomes mais respeitados do automobilismo americano e mundial. Tem titulos de F1, F-indy, participações em NASCAR, Le Mans, mas eles tem o seu calcanhar de aquiles, ou melhor, uma maldição que os assombra desde 1969, quando Mario Andretti venceu em Indianápolis. A única vitória de um Andretti nessa pista. Em comparação com outro clã, os Unsers, eles tomam uma lavada: A Familia Unser venceu nove edições das 500 milhas. Vamos ver como começou e quem são os protagonistas dessa “maldição” e quem ainda pode quebrá-la:
Mario Andretti - O único que venceu a maldição ou quem foi que a começou. Estreou nas 500 milhas em 1965, e foi terceiro colocado e eleito o Rookie the year do mesmo ano. Duas poles nos anos seguintes, mas por problemas não conseguiu a vitória, que veio apenas em 1969. Mal ele sabia que seria a única.Nos anos 70, Mario Andretti correu as 500 milhas simultaneamente ao campeonato de F1, foi campeão do mundo em 1978, mas no mesmo ano, ficou apenas em décimo segundo na Indy500. A partir de 1982 voltou a correr integralmente na CART. E 1983 assinou com a Newman Haas e se viu um grande domínio de Mário em várias edições das 500 milhas nos anos 80, mas sem vitórias. Andretti disputou a Indy500 por 29 vezes e sua ultima participação foi 1994.
Bateu na trave – A chance mais latente de Mario Andretti de conseguir sua segunda vitória em Indianápolis foi em 1987, onde liderou tranquilamente 170 voltas, mas um problema na bomba de combustível dele tirou o que seria a vitória mais tranquila da história das 500 milhas, que caiu justamente no colo de Al Unser Sr, sua quarta vitória na mítica prova. 1985 merece menção honrosa pois ficou em segundo mesmo com Danny Sullivan o vencedor, ter rodado duas vezes na sua frente(!!!).
Michael Andretti - Estreou na CART em 1983,e na pista amaldiçoada para Andrettis, seu debut foi em 1984, com uma ótima quinta posição. Em 1989, foi para a equipe Newman Haas, fazer dupla com seu pai, mas nem assim a vitória veio.Um titulo da CART em 1991 veio, mas a vitória nunca veio em nenhuma das 16 edições que participou. a última foi em 2007.
Bateu na trave - É dificil falar em uma vez só que a vitória na Indy500 de Michael bateu na trave. Em 1991 por exemplo, Michael liderou 97 voltas e era lider até a volta 182, quando perdeu a liderança pra Rick Mears, que venceu a prova. 1991 foi a prova que foi a maior investida dos Andretti pra vencer a prova. Com Mario, Michael, Jeff e Jonh.Em 1992 Michael também liderava e faltando 11 voltas teve que reabastecer e perdeu mais outra chance; E o que falar das chances dele em 1989, 1995 e 2003? Não é a toa que Michael tem o recorde de voltas lideradas em Indianápolis sem nunca ter vencido uma edição (431 voltas)
Jeff Andretti - Filho mais novo de Mario e irmão de Michael, Jeff correu apenas em cinco edições das 500 milhas.Não conseguiu se qualificar duas vezes, e nas outras três atuações, foi apenas mediano,com melhor resultado um décimo quinto lugar. Mas é um Andretti, disputou as Indy500 e não venceu.
Jonh Andretti - Sobrinho do Mario e primo do Miachel e do Jeff, John disputou doze edições da mítica prova. John teve uma carreira um pouco melhor na NASCAR Tirou tinta da trave em 1991, o ano da investida dos Andretti contra a Maldição, como já citei acima. John terminou em quinto e foi mais perto do que chegou da vitória. o interessante é que na semana seguinte a Indy500 de 1991, em Milwaukee, Mario temrinou em primeiro, Michael em segundo e John em terceiro. enquanto na Indy500, nada…
Marco Andretti - Filho de Michael, neto de Mario, Sobrinho de Jeff e primo de segundo grau de Jonh, Marco é o caçula dos Andretti e a maior epserança de conseguir quebrar essa maldição. disputa as 500 milhas desde 2006. Das seis edições que participou, ficou três nos top five e por enquanto, carrega a bandeira dos Andretti para o fim da urucubaca.
Bateu na trave - Foi o Andretti que chegou mais perto de quebrar a nhaca. No seu ano de estreia, em 2006, Marco Andretti quase venceu a corrida. faltando 4 voltas pro final, é dada a bandeira verde após algumas voltas de bandeira amarela e Michael é o primeiro e Marco o segundo. Na relargada, Michael deixa Marco passar em um ato que só um pai faria por um filho e tenta segurar Sam Hornish Jr, que vinha bufando na terceira posição. Michael não conseguiu segurar Hornish, que foi ao ataque a Marco Andretti faltando duas voltas pro final. Disputaram posição ali até a linha de chegada, onde Hornish venceu Marco por apenas 0.0635 segudos de diferença, a segunda menor diferença do primeiro pro segundo colocado da história da Indy500.
Publicado originalmente no PodiumGP
2 comentários:
Mandou muito bem Marcão... A arvore genealogia dos Andretti não fincou muito bem as raízes em Indianapolis.
Esse azar é também conhecido da família durante as 24 Horas de Le Mans.
Por inúmeras vezes Mario e Michael tentaram vencer a corrida, e sempre se deram mal.
Abraços!
Postar um comentário