quinta-feira, 17 de maio de 2012

Grandes 'Flamengadas" da história: O pneu que decidiu o campeonato


1986 foi uma das temporadas mais emocionantes já vistas na F1 até então. A Williams Honda era o carro mais rápido, Nigel Mansell era o líder, mas eles viviam um racha causado pela preferência de Head por Nigel Mansell. O brasileiro Nélson Piquet ocntratado a peso de ouro pela equipe, se via isolado na equipe, seu principal defensor, Frank Williams, tinha sofrido um grave acidente que o deixou paraplégico e ele só voltaria a comandar a equipe efetivamente na temporada de 1987 e Head, queria que um inglês conquistasse um título em uma equipe inglesa, o que não acontecia desde James Hunt em 1976. E com isso, Alain Prost se mantinha na segunda colocação do campeonato, um ponto a frente de Piquet e seis pontos na frente de Mansell. A corrida em Adeliade seria onde o campeonato seria decidido.Mansell seria campeão se vencesse a corrida, ou se terminasse ou em segundo ou terceiro independente do que estivesse na frente dele; Prost e Piquet precisariam da Vitória e torcer para que Mansell fosse de quarto lugar para baixo. A Situação de Mansell é bem cômoda.

No treino que definiu o grid, Mansell e Piquet dominaram a classificação e fizeram a primeira fila. Ayrton Senna, na Lotus e sem chances de ser campeão, foi o terceiro colocado e Alain Prost o quarto colocado, resultado esse que traria o título ao Red five. Keke Rosberg estava correndo sua última corrida, foi o sétimo colocado. E eles teria um papel fundamental na corrida.

No dia 26 de Outubro, 150 mil pessoas foram ver a grande batalha que seria essa corrida, que duraria 82 voltas. Na largada Mansell larga bem, mas seu excesso de cautela e é ultrapassado por Senna, Piquet, Prost e Rosberg, que fez um largada incrível. Piquet logo passa Senna e toma a liderança, e se mantivesse assim, ele seria o campeão. Rosberg já era o terceiro, Mansell, o quarto e Prost, o quinto. Na sexta volta, Rosberg já tinha passado Senna e depois passou Piquet conseguindo chegar a liderança e fazer o papel que lhe foi proposto: o De ser um coelho para tentar desgastar os carros da Williams, na esperança de algum dos pilotos errarem e abandonarem e assim, Prost poder ser campeão.

Rosberg toma uma distância considerável e na volta 23 Piquet acabou rodando e Prost sofreu um furo no pneu e caiu, indo para quarta posição. Mansell com o erro dos dois, era o segundo e assim, era agora o campeão.Na volta 44, Piquet passou Mansell, e Prost com pneus novos, chegava cada mais perto das Williams. Na volta 63, Rosberg teve o pneu traseiro direito estourado e com isso, Piquet era o líder. Prost logo passou Mansell, que não ofereceu resistência, afinal, em terceiro ele continuava sendo o campeão Com menos de 20 voltas para o final da corrida.

Mas esse estatuto não durou nem uma volta completa, Mansell teve o pneu estourado em plena reta e com maestria segurou o carro para não sofrer um acidente grave, mas sua corrida estava terminada. Sentindo que isso ia acontecer com a Williams de Piquet, o brasileiro foi chamado para os pits para a troca de pneus e assim, o caminho ficava livre para Prost conquistar seu bicampeonato mundial. Piquet conseguiu terminar em segundo. E Mansell, teve o seu título somente seis anos depois, com o supercarro da Williams, à prova de 'flamengadas'...




2 comentários:

Ron Groo disse...

hehehehe, e pensar que Mansell, pelo bigode, tem cara de vascaíno.

Marcelonso disse...

Marcão,

A Williams é que perdeu o campeonato na verdade, com o racha na equipe ao longo do ano.
E pra f.... de vez, na última corrida o pneu do carro de Mansell foi pro vinagre.


abs



abs

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