terça-feira, 22 de maio de 2012

Histórias da Indy: Janet Guthrie, a pioneira



Se todos ficaram impressionados com o surgimento de uma jovem Danica Patrick que quase venceu a Indy500 de 2005, todos deveriam agradecer a uma pessoa que 28 anos disputou uma Indy500, assombrando a todos, já que os mortais anos 70 não respeitavam ninguém. Janet Guthrie nem quis saber e foi a primeira mulher a correr uma Indy500.



Janet Guthrie era o que chamamos hoje de Workaholic. Ela era piloto, instrutora de voo, engenheira espacial, e representante comercial de várias corporações americanas. Janet tinha 13 anos de experiência em carros sports, correndo principalmente nas 12 horas de Sebring,  quando foi convidada para correr Indy500 de 1976. Aos 38 anos, ela seria a primeira mulher a tentar se qualificar a mítica prova. ela não passou no Pole day, mas no Bump day causou alvoroço ao fechar um acordo com A.J Foyt para correr com seu carro #1, e fazer uma volta com média de velocidade de 180 mph, que seria a volta mais rápida do mês. Mas Guthrie não conseguiu ser consistente (são um conjunto de 4 voltas para se qualificar) e aborotou sua volta de qualificação, não voltando à pista. o Bump Day continuou, mas o frenesi dos fãs era por aquela mulher que quase conseguiu fazer inimaginável para uma mulher na época, se classificar na Indy500. Vendo isso, o promotor da NASCAR Humpy Wheeler, arrumou um carro para ela na categoria e a convidou para correr na Charlotte 600, o que foi prontamente aceito por ela.



Mas ela não tinha desistido de disputar a Indy500, em 1977 ela tentou novamente. E no bump day ela conseguiu uma incrível velocidade de 188mph de média e se classificou na vigésima sexta posição, fazendo história. Na corrida, ela teve um problema no motor e abandonou na volta 27. Na Indy500 do ano seguinte, Gutrhie conseguiu uma ótima décima quinta posição e conseguiu o seu melhor resultado na Indy, na nona posição.Ela ainda corre na Indy500 de 1979 e em 80, não consegue se classificar encerrando sua participação na Indy 500

E seu nome entrou para história. Pôr seu nome em um meio considerado machista, tanto é que apenas 8 mulheres conseguiram disputar a mítica prova. Sendo que depois de Guthrie, levou doze anos para outra mulher correr na Indy500, a americana Lyn St James. E Guthrie foi uma das primeiras atletas a entrar no hall da fama da esportistas femininas,  e no Hall da fama do automobilismo. Abaixo um vídeo sobre sua carreira no automobilismo:





1 comentários:

Ron Groo disse...

Eu não conhecia esta história...

Olha, pela ultima foto dela ai, é melhor não cruzar com o Webber.

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo