domingo, 31 de março de 2013

Williams 35 anos - Capítulo XV


Na temporada de 1986,a Williams queria voltar a ser grande.Queria mostrar que podia ser competitiva sem os árabes.Queria ser competitiva com os japoneses.Mas o motor turbo Honda precisava de desenvolvimento pra chegar ao seu ápice.Mas pela sua dupla de pilotos  em 1985, a Williams e principalmente a Honda, não viam isso como possível.Nigel Mansell, por mais aguerrido que fosse,não tinha muito talento pra acertar carros. Keke Rosberg que desenvolvia o motor, já não tinha a mesma motivação de antes,e os japoneses e Frank Williams queriam uma resolução rápida,pra essa temporada de1986. Nigel Mansell não sairia,sua grande simpatia entre os britânicos que passaram a torcer pra Williams por causa dele,deixava Nigel como intocável. Keke é que seria a bola da vez,já há quatro temporadas na Williams,contrato encerrando e ele com certeza iria pedir mais dinheiro para renovar...Os japoneses da Honda já tinham um nome em mente e quando puseram na mesa junto com Frank Williams e Patrick Head chegaram rapidamente a um consenso: Nélson Piquet,o grande rival da Williams no início dos anos 80.Frank sempre admirou sua capacidade de acerto de carros e contratá-lo agora era o momento ideal,já que a Brabham decaía a olhos vistos. O Acerto foi rápido e Nélson Piquet foi o segundo campeão mundial por outra equipe a correr pela Williams (o primeiro foi Mário Andretti em 82,em apenas uma corrida),o primeiro por uma temporada completa. Piquet receberia a incrível quantia(na época) de 3,4 milhões de dólares anuais.


Os nos testes, o FW11  empolgava. Mas após um teste em Paul Ricard, uma tragédia aconteceu. Frank Williams e Paul Windsor diretor esportivo da Williams na época, estavam voltando para Marselha. Era uma estrada bastante sinuosa e nela,Frank relembrava seu tempo de um frustrado piloto de F3 Inglesa.Mas em um descuido,o carro perdeu o controle e capotou.O veículo rolou uma pequena ribanceira.O Teto do carro cedeu. Peter estava usando cinto de segurança; Frank Williams,não. Tudo seria um grande susto se não fosse isso.Peter Windsor sofreu leves escoriações.Frank Williams com a pancada que sofreu na cabeça fraturou uma vértebra cervical com secção da medula.Seu estado era gravíssimo e se sobrevivesse ficaria tetraplégico a vida toda.






Isso foi um grande choque pra equipe,já que os testes eram motivadores e o FW11 se mostrou muito rápido e o motor Honda tinha ficado muito mais confiável.Patrick Head então assumiu as rédeas da equipe,que se uniu em prol do título de pilotos e construtores,para dedicar ao Chefe Frank,que ficaria de fora na temporada devido ao seu tratamento,que seria longo e demorado.


Em Jacarepaguá,na primeira prova do ano,Piquet já estreia vencendo acompanhado de Ayrton Senna,ocasionando uma dobradinha brasileira em casa. Mansell bateu na primeira volta.Em Jerez,Ayrton Senna e Nigel Mansell fazem um duelo emocionante até a linha de chegada onde Senna vence por apenas 14 centésimos de segundo,em uma das chegadas mais apertadas da história.Piquet acabou abandonando. Em Ímola,Piquet fica em segundo e Mansell abandona por problemas no motor.Em Mônaco,Mansell e Piquet ficam em quarto e sétimo respectivamente.

Em Spa, Mansell dá o troco em Senna e vence a corrida,com uma folga maior,19 segundos.Piquet abandonou com problemas no turbo.Em Montreal,Nigel Mansell vence novamente e Piquet chega em terceiro.Após seis corridas,Prost liderava o campeonato com 28 pontos,seguido de Mansell e Senna com 27,e Piquet com 19.Em Detroit, Mansell fica em quinto e Piquet abandona novamente e começa a ouvir rumores de que Patrick Head, que comandava a equipe em substituição a Frank Williams, ainda se recuperando do acidente que o deixou tetraplégico, estaria disposto a favorecer Mansell para conquistar o título de 1986.Em Paul Ricard,Mansell fica em primeiro com Piquet em terceiro.Na metade do campeonato,Prost tinha 39 pontos e Mansell tinha 38, seguido de Senna com 36 e Piquet com 23.Head achou que era hora de escolher o primeiro piloto e optou por Mansell.Uma decisão que se Frank tivesse no comando, não faria devido a traumas por causa da temporada de 1981. E como era de se esperar, Piquet, que tinha em seu contrato a cláusula de ser o primeiro piloto, não iria se conformar com isso.



Nélson Piquet via que o tratamento a Mansell era diferenciado.Afinal,um piloto brtânico em uma equipe britânica era mais paparicado,digamos.Principalmente por Head, que considerava muito o inglês que sempre ouvia suas palvras. Piquet não era tão querido por Head, seus gênios fortes por muitas vezes se batiam, mas o brasileiro era adorado pelo os japoneses da Honda. Aproveitando as poucas pessoas ao seu favor na Williams,Piquet então resolveu virar o jogo.Conseguiu conquistar os seus mecânicos a lhe ajudarem nessa empreitada.Como quase sempre,Mansell não conseguia um bom acerto pra corrida,o acerto de Piquet era sempre copiado para Mansell correr.Tivemos uma dobradinha da Williams em Brands Hatch(que tivemos a primeira aparição pública de Frank Williams após seu grave acidente), com Mansell primeiro e Piquet segundo, uma grande atuação de Mansell que não deu brechas para Piquet. Sabendo do bom momento do inglês, o brasileiro resolveu pregar uma peça em Mansell, para recuperar o terro perdido: Andava sempre nos treinos com um acerto ruim,que era copiado pro inglês e somente no final do treino ele acertava seu carro pra corrida.Em Hockeinheim veríamos como isso ocorria


Com acerto feito caprichosamente por Piquet,Mansell sofria na pista e na décima quinta volta,ele perde o controle e da um passeio pela grama.Isso danifica muito os seus pneus e Patrick Head o chama pra trocar pneus.Piquet percebe pelo o rádio a notícia do pit de Mansell e vai primeiro pro pit. Sem saber o que fazer os mecânicos trocam o pneu de Piquet e Mansell tem que ficar mais uma volta com os pneus desgastados.Isso dá o tempo necessário para Piquet sempre se manter na frente do inglês. Piquet venceu a corrida e Mansell ficou em terceiro.Nesse dia que Piquet, ao ser perguntado para quem ele dedicaria essa vitória, ele disse: "Dedico essa vitória a mim mesmo.". Contudo, Mansell ainda liderava o campeonato com 51 pontos,seguido de Prost  com 44, Senna com 42 e Piquet com 38.Head sentiu na pele o que era relegar um bicampeão mundial a segundo plano em prol da equipe.


A próxima corrida seria no inédito Hungaroring, e seria mais uma xoxa corrida se não tivesse acontecido simplesmente a que é considerada por muitos, maior ultrapassagem de todos os tempos: Nélson Piquet realizou uma derrapagem controlada e desliza nas 4 rodas pra ultrapassar Ayrton Senna.Em um kart,isso é meramente possível,mas em um F1?Jackie Stewart comentou sobre a ultrapassagem: " Essa ultrapassagem foi como fazer um looping com um Boeing 747". Piquet venceu a corrida e Mansell ficou em terceiro. Mansell tinha 55 e Piquet 47. Inevitalmente,mesmo com a equipe tendo definido Mansell como o número 1,Piquet queria mostrar o contrário e a equipe vivia uma pequena guera fria dentro dela,com os dois pilotos buscando ser campeão de pilotos.


Na Aústria,ninguém pontua, ambos tiveram problemas no motor e com a vitória de Prost, o campeonato embolava de novo, porque ao final da temporada, ainda teríamos o descarte dos 5 piores resultados. Em Monza,mais uma dobradinha agora com Piquet-Mansell. Faltando três etapas,a disputa pelo o título(já com os descartes) era entre Mansell,56 e Piquet 56. Prost corria por fora com 51 pontos e Senna tinha 48.Piquet de extrema desvantagem, estava em plena condições de disputar o título. Mas a boa notícia era que a Williams estava com a mão na taça nos construtores.


 Mansell venceria em Estoril,com Piquet em terceiro e Mansell abria uma vantagem de 5 pontos faltando 2 etapas pro final.Parecia que o esforço do Piquet mesmo sendo surpreendente,parecia ter sido insuficiente.A Cidade do México voltava ao calendário e Piquet e Mansell ficariam em quarto e quinto colocado respectivamente.O título seria definido em Adelaide. Mansell com 68 pontos, Piquet e Prost com 63 vinham com chances de vencer o título.Head já estava bastante feliz por ter conseguido mais um título de construtores,e de lavada pra McLaren.Adelaide,seria a decisão dos pilotos.


Mansell estava levando o título até a volta 58 quando um pneu do seu carro estourou e ele teve que abandonar a corrida e o campeonato.Piquet decidiu diminuir o ritmo parar não abandonar também.Alain Prost acabou vencendo a corrida e conseguiu o seu bicampeonato, até então surpreendente.Restou a Mansell e Piquet ficarem em segundo e terceiro no campeonato, com o melhor carro do grid.E A Williams o título de construtores. Em 1987, Frank Williams voltaria para tentar por ordem na casa.



5 comentários:

Raúl disse...

williams con esos pilotos acian una combinacion ganadora por eso ganaron algunos titulos

Anônimo disse...

o Piquet era fogo msm hein. Espero pela próxima parte da história, pq fiquei curioso em saber se ele recebeu alguma punição, pois ele tirou o título das mãos de Mansell.

Ron Groo disse...

Pra mim, esta fase é o que tem os carros mais bonitos da Willims.
De mais!

Felipão disse...

Também acho, Groo...

E valeu, Marcão!!!

Tiago Wakabayashi disse...

já tava estranhando essa foto do Frank de pé logo de cara, é uma pena =/

Piquet é bixo tinhoso, legal se ele conseguisse, coisa de cinema!

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