quinta-feira, 7 de março de 2013

Williams 35 anos - Capítulo XII


Bem vindo, Keke!

Com Alan Jones aposentado era hora de buscar um substituto.Frank queria um piloto rápido,eficiente e claro,que não custasse muito.Frank sempre achou melhor gastar o seu dinheiro com seus carros do que com pilotos.Alguns contatos com os pilotos do grid foram feitos inclusive contatos com Gilles Villeneuve,que gentilmente recusou,pois lhe foi prometido que ele teria um carro pra ser campeão,que ele finalmente seria o primeiro piloto da Ferrari.Frank acabou acertando um Finlandês que testou com ele,chamado Keijo,ou melhor Keke Rosberg, Ex-Wolf e Fittipaldi. O que surpreendeu e muito o mundo da F1, pois por só ter corrido em carros inferiores, muitos achavam que ele não tivesse capacidade para correr na Williams. Carlos Reutemman foi mantido e alçado oficialmente ao posto de primeiro piloto.


A temporada de 1982 vivia sobre uma guerra declarada entre a FISA e a FOCA.Os carros com efeitos solo teriam sua última temporada e os motores Turbo é que seriam a moda a partir de agora.Os beneficiados seriam a Renault,Ferrari e a Alfa Romeo,já adapatados ao motor turbo.A maioria ainda usava o Ford Cosworth e seria a grande prejudicada.Mas em Kyalami FISA e FOCA fariam uma trégua.




Os piloto simplesmente não apareceram para os treinos livres.O motivo? tudo começou coma transferência de Alain Prost pra Renault.Um clima de mau estar surgiu no paddock,com a equipe Renault sendo acusada de tudo que é ruim.Como resultado, a FISA, acrescentou um novo parâmetro ao documento da Super Licença. Um piloto deveria indicar o ano em que o seu contrato expirava e que estaria comprometido apenas com a equipe com quem tinha contrato até terminar o contrato. Além disso, uma outra cláusula havia sido adicionada. A mesma ditava que o piloto se comprometeria a não tomar qualquer posição que prejudicasse a imagem da F1 ou do Campeonato do Mundo.O representante da GPDA, Didier Pironi, tentou negociar Ballestre, mas em vão.Muitos deles, haviam assinaram o documento, reclamando do pouco tempo que tiveram para ler as cláusulas do contrato, uma tentativa das equipes de os encostar à parede. Niki Lauda,que voltara de uma aposentadoria de dois anos, não assinou e iniciou a greve dos pilotos que ficavam no hotel.Os chefes de equipes ficaram transtornados coma situação,e com Frank Williams não foi diferente: Frank Williams estava particularmente enervado por não ter sido avisado por nenhum dos seus pilotos.E estranhamente,FISA e FOCA estavam juntas contra os pilotos,representados pela a GPDA. Após muitas acusações e superlicenças caçadas,tudo enfim deu certo e os pilotos correram. Reutemman ficou em segundo e Keke,em quinto.



Em Jacarepaguá, Keke Rosberg fica em segundo mas é desclassificado junto com o vencedor Nélson Piquet,que estavam equipados com um "sistema de refrigeração de freios", um tremendo truque que permitia aos carros de motor aspirado correrem abaixo do peso mínimo permitido e competir contra os turbo, muito mais potentes. Reutemman abandonou a corrida e desanimado em disputar com as Ferraris e Renaults, decide se retirar da F1.Mas o real motivo é que o clima entre Reutemman e Patrick beirava ao insustentável, e Frank ficou do lado de seu amigo e sócio. Lole resolveu ir para casa. Em Long Beach,Mario Andretti corre pela Williams e por problemas mecânicos abandona.Acaba também não acertando com a Williams pro resto da temporada(pediu muito alto).Keke termina em segundo lugar e na liderança provisória do campeonato..

Em Imola,A Williams juntos com outras várias equipes decide boicotar o GP que foi disputado por apenas 14 carros.Gilles Villeneuve que viu Pironi desrespeitar um acordo da equipe de não passá-lo e ter vencido a corrida, fica furioso com a equipe Ferrari e começa a ver seu futuro em outras equipes.A rádio Paddock afirmava que ele negociava com a McLaren e com a Williams para 1983.Mas em Zolder,um acidente fatal de Gilles deixa a F1 em luto,e acaba com o sonho das duas equipes em tê-lo. Keke Rosberg consegue mais outro segundo lugar e Derek Daly, piloto de testes da Williams,é efetivado no posto e abandona em Zolder. Derek quase acaba vencendo na corrida maluca que foi Mônaco,ficando em sexto,Keke abandonou.


Estava difícil acompanhar as Renaults e Ferarris,o jejum de vitórias começava a incomodar.Foi lançado o FW08 pra tentar recuperar terreno e na sua estréia em Detroit, Keke e Daly ficaram em quarto e quinto respectivamente. Rosberg estava em quarto no campeonato a nove pontos do líder, Jonh Watson. E A Williams estava já há 12 pontos atrás da líder McLaren nos construtores. Em Montreal, Daly ficou em sétimo e Keke abandonou deixando a Williams sem pontuar.Em Zandvoort Rosberg ragiu e foi o terceiro enquanto Daly, foi quinto. Em Brands Hatch, Daly foi quinto novamente.Rosberg abandonou mas se mantinha em quarto no campeonato, há 15 pontos do líder isolado Pironi. Rosberg fica em quinto em Paul Ricard e Derek Daly, em sétimo. Em Hockenheim, Rosberg termina em terceiro e Daly Abandonou. Pironi,líder isolado do campeonato e favoritíssimo ao título,sofre um grave acidente e fica fora da temporada de 82, e nunca mais voltaria a correr na F1, devido as graves fraturar que sofreu. Rosberg fica em terceiro a 12 pontos do líder.A Williams fica em quarto nos construtores e preocupada por não poder conseguir seu tricampeonato.Na Austria, Rosberg luta nas três volas finais, mas perde a vitória por um 5 centésimos pra Elio De Angelis e fica apenas a 6 pontos de Pironi,faltando três corridas pro fim da temporada.


E Em Dijon, Rosberg consegue em grande atuação, a sua primeira vitória na carreira pela Williams, e consegue ultrapassar Pironi, o que lhe deu uma boa vantagem. Alain Prost, Niki Lauda e John Watson estavam com 11  e 12 pontos atrás de Keke, respectivamente.  E ele dependia de resultados pra sair em Monza como campeão com apenas uma vitória da temporada.Mas em Monza,Rosberg terminou em oitavo, por causa de um problema que teve em seu aerofólio, mas conseguiu uma ótima vantagem pra Las Vegas,a última corrida. Prost e Lauda não pontuaram, e Watson tinha ficado em quarto. Era Keke só pontuar em Las Vegas mesmo se seu adversário Jonh Watson vencesse.E Watson não venceu em Las Vegas, a vitória ficou com Michele Alboreto da Tyrrell. Watson terminou em segundo e Keke ainda foi o quinto colocado e se tornou o campeão de 1982. A Ferrari acabou se sagrando campeã de construtores,deixando Frank apenas com o prêmio de consolação:o campeonato de pilotos.Mais um título de pilotos pra Williams,que mesmo com todas as adversidades, a principal delas foi a de não contar um cum motor turbo, sou be usar a inteligência e o arrojo de Keke Rosberg e contou os problemas mecânicos da Renault e de pilotos das Ferraris pra se sagrar campeã mais uma vez.


Acabou sendo o último título do velho motor Cosworth, um dos maiores vencedores da história da F1, em uma das temporadas mais confusas e tristes da história da F1. Agora a Williams, ficava na dúvida de o que faria para vencer em 83, um ano que parecia ser dos motores Turbo. O jeito era improvisar.


3 comentários:

Felipão disse...

O mal dos GPS é que nos faz esperar pelos capítulos da história da Williams...

Valeu Marcão!!!

Raúl disse...

es una gran escuderia pero estos ultimos 2 años han obtenido muy pocos frutos ojala mejore y presente rivalidad el año q viene junto con renault

Tiago Wakabayashi disse...

Pode me explicar qual era a briga da FISA/FOCA e essa Rádio Paddock (ela realmente existiu ou era mais a popular "fofoca")?

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