Williams 35 anos - Capítulo XIV
A transição continua...
A Williams começava 1984 com várias mudanças:Sem os árabes tão presentes(um leve patrocínio da Saudia ainda ficava no carro, mas bem discreto),mas com motores turbo da Honda.Rosberg e Laffite foram mantidos,mas por causa do desenvolvimento do motor Honda,a equipe daria prioridade apenas a Keke,já mais habituado com a equipe e com melhores resultados.Laffite,já veterano,via aos poucos seus espaço sendo diminuido,e sua carreira poderia estar se encerrando.Ele se arrependia de ter saído da Ligier,equipe em que era o eterno nº1 da equipe.
A Williams começava a temporada tentando reunir duas culturas, a inglesa, responsável pelos chassis, e os japoneses, que seriam responsáveis pelo motor Honda. O Chassis, feitos por Patrick Head, era sabidamente bons e eficazes, mas e os motores Honda?
A temporada de 1984 foi pífia para a Williams. O FW09 sofreu com a fragilidade dos motores Honda.O time ficou com apenas um uma vitória no inferno de Dallas, a primeira vitória do motor Honda depois de 17 anos, e um pódio,um segundo lugar em Jacarepaguá (agora valeu,já que nos anos anteriores ele foi desclassificado) todos com Keke Rosberg. Rosberg acabou em em oitavo no campeonato e a Williams terminou apenas em sexto nos construtores.O motor Honda se mostrou pouco resistente em muitas corridas e precisaria ainda de bastante ajustes se quisesse se intrometer na briga dos alemães BMW,Porsche e da francesa Renault..
Para 1985 Laffite voltou para o seu "lar", Ligier e Frank tinha que buscar um substituto.Bateu à sua porta um britânico de bigodinho que ninca tinha conseguido uma vitória e considerado uma grande piada na F1, a última aposta (furada) de Colin Chapman: Nigel Mansell. Após Frank Williams ter anunciado o nome de Nigel Mansell como piloto da equipe em 1985, o chefe da equipe McLaren, Ron Dennis, mostrou uma "coleção" de rodadas e acidentes de Mansell, e perguntou a Frank Williams em voz alta: "Isso é o seu piloto de ponta?" Quando Mansell chegou a Williams, passou a usar o famoso “Red 5” em seu carro, por causa de sua semelhança com capacete de Rosberg visto frontalmente, e esse detalhe passou a ter um grande aliado para o resto da sua carreira: o narrado da BBC Murray Walker. A narração emocionada do veterano fez com que a Inglaterra inteira passasse a torcer por Nigel.
O FW10 tinha como atrativo um motor Honda turbo evoluido,testado a exaustão por Keke Rosberg.Mas no incio ainda tinha problemas de confiabilidade,com os melhores resultados comos dois quintos lugares de Mansell em Estoril e Imola, e um quarto lugar de Keke em Montreal. Mas o FW10 começou a evoluir. Rosberg venceu em Detroit e conseguiu um segundo lugar em Paul Ricard. Depois de outra fase com parcos resultados, foi a vez de Mansell conseguir um segundo em Spa-Francochamps. E nas três últimas corridas,o carro atinge seu ápice com Mansell e Keke.
Mansell consegue sua primeira vitória,em Brand Hatch e Kyalami se torna sua segunda vitória, em meio a protestos pela execução de um líder anti apartheid, Benjamin Moloise. Mas a Williams, alheia a tudo isso, comemorou sua dobradinha, já que KekeRosberg chegou em segundo. Rosberg encerra a temporada vencendo em Adelaide, na sua despedida da equipe.A Equipe Williams se mostra satisfeita com o FW10 e principalmente com Mansell,que com boas atuações e graças as narrações de Murray Walker se tornou ídolo na Inglaterra e começou a fazer o nome da equipe se tornar popularíssimo por todo Reino Unido. Keke Rosberg terminou em terceiro com 40 pontos e Nigel Mansell terminou em sexto com 31 pontos.A Williams terminou nos construtores em terceiro com 71 pontos.E no ano seguinte daria a cartada pra voltar a ser campeã.De construtores,claro.
A Williams começava 1984 com várias mudanças:Sem os árabes tão presentes(um leve patrocínio da Saudia ainda ficava no carro, mas bem discreto),mas com motores turbo da Honda.Rosberg e Laffite foram mantidos,mas por causa do desenvolvimento do motor Honda,a equipe daria prioridade apenas a Keke,já mais habituado com a equipe e com melhores resultados.Laffite,já veterano,via aos poucos seus espaço sendo diminuido,e sua carreira poderia estar se encerrando.Ele se arrependia de ter saído da Ligier,equipe em que era o eterno nº1 da equipe.
A Williams começava a temporada tentando reunir duas culturas, a inglesa, responsável pelos chassis, e os japoneses, que seriam responsáveis pelo motor Honda. O Chassis, feitos por Patrick Head, era sabidamente bons e eficazes, mas e os motores Honda?
A temporada de 1984 foi pífia para a Williams. O FW09 sofreu com a fragilidade dos motores Honda.O time ficou com apenas um uma vitória no inferno de Dallas, a primeira vitória do motor Honda depois de 17 anos, e um pódio,um segundo lugar em Jacarepaguá (agora valeu,já que nos anos anteriores ele foi desclassificado) todos com Keke Rosberg. Rosberg acabou em em oitavo no campeonato e a Williams terminou apenas em sexto nos construtores.O motor Honda se mostrou pouco resistente em muitas corridas e precisaria ainda de bastante ajustes se quisesse se intrometer na briga dos alemães BMW,Porsche e da francesa Renault..
Para 1985 Laffite voltou para o seu "lar", Ligier e Frank tinha que buscar um substituto.Bateu à sua porta um britânico de bigodinho que ninca tinha conseguido uma vitória e considerado uma grande piada na F1, a última aposta (furada) de Colin Chapman: Nigel Mansell. Após Frank Williams ter anunciado o nome de Nigel Mansell como piloto da equipe em 1985, o chefe da equipe McLaren, Ron Dennis, mostrou uma "coleção" de rodadas e acidentes de Mansell, e perguntou a Frank Williams em voz alta: "Isso é o seu piloto de ponta?" Quando Mansell chegou a Williams, passou a usar o famoso “Red 5” em seu carro, por causa de sua semelhança com capacete de Rosberg visto frontalmente, e esse detalhe passou a ter um grande aliado para o resto da sua carreira: o narrado da BBC Murray Walker. A narração emocionada do veterano fez com que a Inglaterra inteira passasse a torcer por Nigel.
O FW10 tinha como atrativo um motor Honda turbo evoluido,testado a exaustão por Keke Rosberg.Mas no incio ainda tinha problemas de confiabilidade,com os melhores resultados comos dois quintos lugares de Mansell em Estoril e Imola, e um quarto lugar de Keke em Montreal. Mas o FW10 começou a evoluir. Rosberg venceu em Detroit e conseguiu um segundo lugar em Paul Ricard. Depois de outra fase com parcos resultados, foi a vez de Mansell conseguir um segundo em Spa-Francochamps. E nas três últimas corridas,o carro atinge seu ápice com Mansell e Keke.
Mansell consegue sua primeira vitória,em Brand Hatch e Kyalami se torna sua segunda vitória, em meio a protestos pela execução de um líder anti apartheid, Benjamin Moloise. Mas a Williams, alheia a tudo isso, comemorou sua dobradinha, já que KekeRosberg chegou em segundo. Rosberg encerra a temporada vencendo em Adelaide, na sua despedida da equipe.A Equipe Williams se mostra satisfeita com o FW10 e principalmente com Mansell,que com boas atuações e graças as narrações de Murray Walker se tornou ídolo na Inglaterra e começou a fazer o nome da equipe se tornar popularíssimo por todo Reino Unido. Keke Rosberg terminou em terceiro com 40 pontos e Nigel Mansell terminou em sexto com 31 pontos.A Williams terminou nos construtores em terceiro com 71 pontos.E no ano seguinte daria a cartada pra voltar a ser campeã.De construtores,claro.
4 comentários:
Então quer dizer que o Murray Walker é realmente um Galvão Bueno inglês (ou seria o contrário)?
Dias desses assisti uma parte desse GP da África do Sul de 1985. O incrível é que teve algo que não acontece na F-1 atual: praticamente metade dos pilotos já haviam abandonado antes da 20º volta! E só 7 terminaram a prova.
Ateh!
Uma vez, recebi uma lista com muitos dos absurdos ditos por murray walker...
Vou ver se encontro por aqui...
Marcos,
Tio Bernie nao ta jogando pra torcida....pelo menos pra esta... Canada nao podia sair da agenda...
So resta o Brasil nas Americas!!
abraco!
Leandrus é ao contrário, pelo q sei o Walker narra desde os tempos do Fangio xD
@Felipão n me lembro mt, mas esse é pra mim especial
[b]"OFF, OFF *excitado?* SCHUMACHER'S OFF!!"[/b]
Esse Red 5 seriaa versão inglesa do Mach 5 xD:?
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