terça-feira, 5 de março de 2013

Williams 35 anos - Capítulo XI

A vez de Reutemman, na marra!

O número 1 Jones

A Equipe Williams tinha finalmente chegado ao topo,agora vinha ao desafio maior,se manter nele.O FW07 ainda se mostrava um carro competitivo e foram feitos novos ajustes nele,criando-se assim o FW07C. Jones e Reutemann foram mantidos como pilotos e Jones por ser o atual campeão mundial,tinha o status de primeiro piloto na equipe,algo que desagradava "Lole",mas que aceitava calado.Em Long Beach,uma vitória fácil de Jones,sendo seguido de Reutemman,a segunda corrida foi em Jacarepaguá,e partir daí o clima de festa seria desfeito.


 
Uma grande chuva no Rio e mesmo assim muitos pilotos largaram com pneus de pista seca,como Nélson Piquet,mas sem a melhora do tempo,essa decisão se mostrou equivocada.As Williams tomaram a frente e não sairam de lá,com Reutemman em primeiro e Jones em segundo.Jones já começava a defender seu título e esperava,assim como toda a equipe,que Reutemman cedesse o primeiro lugar pro Australiano.Só que Lole achou que não havia necessidade disso,era apena a segunda corrida,e ele queria que a disputa entre ele e Jones fosse igual.Então no final da prova,a Williams mostrou a placa "JONES-REUT", indicando que o argentino deveria deixar o piloto número 1 passar. Mas isso não aconteceu, e Carlos Reutemann, contrariando equipe e companheiro de equipe, venceu a corrida.Alan Jones ficou enfurecido e não compareceu ao pódio,pra receber o troféu do segundo lugar.A Amizade dois dois fica seriamente abalada e é declarada guerra dentro da equipe.

Rio: Reutemman vencedor e Jones não apareceu

Frank Williams tinha combinado em dar a Jones o cargo de primeiro piloto, mas não interviria,deixou os dois disputarem na pista.O por quê?Ora,se ele tivesse os dois pilotos brigando no topo,a sua equipe seria campeão de construtores de qualquer maneira,independente de quem fosse o campeão de pilotos.O Título de construtores foi sempre algo que agradou Frank muito mais do que o título de pilotos...

No GP da Argentina,A torcida argentia compareceu em peso pra apoiar seu piloto.Ainda nos treinos, alguém na arquibancada compôs uma placa onde se lia "REUT-JONES". Percebendo a provocação, o irônico Alan Jones, com ajuda de Frank Williams, exibiu outra nos boxes escrito "JONES-REUT". A arquibancada quase veio abaixo, e a torcida pareceu que invadiria a pista. No dia da corrida centenas de placas, papéis, e faixas surgiram com a inscrição "REUT-JONES". As outras equipes participaram da batalha, produzindo suas próprias placas.Na corrida,Nélson Piquet venceu seguido de Reutemman,que fez uma ultrapassagem em Jones que fez a torcida ir a loucura!Reutemman agora era o líder do campeonato.


Jones acabou se irritando com Reutemman e com novo tratamento dado a ele,que ficou em terceiro em Imola e primeiro em Zolder,virando líder do campeonato enquanto Jones sequer pontuou. Mas 'Lole' não teve muito o que comemorar em Zolder, pois nos treinos de sexta, acabou atropelando um mecânico da Osella, que morreu no hospital. Reutemman abriu doze pontos de vantagem pro segundo colocado Nélson Piquet. Em Mônaco,Alan Jones consegue um segundo lugar(seria uma vitória se não tivesse tido problemas na bomba de combustível), na metade do campeonato, mesmo abandonando o GP de Monte Carlo, Reutemman estava doze pontos na frente de Piquet e sem ajuda de Jones.


Em Jarama, Reutemann foi um dos que ficaram na cola de Gilles Villeneuve sem conseguir ultrapassá-lo. Ficou com a quarta colocação.Alan Jones foi o sétimo.Piquet não pontuou. a vantagem aumentava para 15 pontos. Em Dijon, Reutemman e Jones tem problemas e Piquet fica em terceiro, a vantagem diminuia para 11 pontos.Em Silverstone,mais um segundo lugar de Lole e o título cada vez mais próximo, já que a diferença pulava para 17 pontos faltando apenas seis etapas.Mas em três corridas (Hockenheim, Zeltweg e Zandvoort),Piquet fez dezenove pontos enquanto Reutemman,dois.Resultado: campeonato empatado faltando três etapas.filme repetido de 1980 só que o protagonista da Williams era outro.


Em Monza,a vingança de Jones acontece. Ele termina em segundo e não faz nenhuma questão de ceder o seu lugar a Reutemman, que se contentou com o terceiro lugar.Piquet fica em sexto e Reutemman abre uma diferença de três pontos. Reutemann tinha uma remota chance de ser campeão no Canadá.  E mesmo não se suportando mais, Jones e Reutemann, deram mais uma alegria a Frank Williams, com o bicampeonato de construtores antecipado. Em Montreal cai um dilúvio e Piquet consegue ficar em quinto e Reutemman não pontua, frustrando milhares de argentinos que se reuniram em vários pontos de Buenos Aires para torcer por 'Lole'.Um ponto de vantagem na última prova, separavam Reutemann e Piquet. Laffite tinha 43 pontos e teria que vencer e torcer por azares de Piquet e Lole, que sabiam que quem terminasse na frente do outro seria o campeão.

Em Las Vegas, Reutemann larga na pole,mas acaba tendo problemas na caixa de câmbio, e foi ultrapassado na 17º por Piquet, que só administra a vantagem para o argentino.Alan Jones vence a prova e Piquet terminaem quinto, Laffite em sexto e Reutemann em oitavo. Piquet vence o campeonato pela primeira vez. Pra Reutemman ficou apenas o gostinho do vice-campeonato e a sua última chance de se tornar campeão mundial.Já a Williams,nem ficou muito triste com o vice de Reutemman,afinal ela ainda comemorava o bi de construtores, o melhor carro da F1 era novamente o dela.


Reutemann depois da corrida de Las Vegas deu a seguinte declaração, extraída da Placar da época:

"Este é o dia mais triste da minha vida. Não sei como enfrentar minhas duas filhas, que esperavam tanto por esse título.Não sei o que dizer a minha mulher Mimicha, que veio à Las Vegas assistir a corrida. É muito duro liderar o campeonato desde a segunda prova e na última perder o título. Com a minha idade (39 anos), dificilmente terei outra oportunidade igual. Em parte responsabilizo minha equipe, por nunca terem me perdoado pelo o que fiz no Brasil, quando não permiti que Jones me ultrapassasse e vencesse a corrida.Em Las Vegas, nos treinos cronometrados, eles me deixaram 20 minutos sem comunicação, não me diziam nada e durante o ano, jamais quiseram desenvolver o carro segundo as minhas observações e preferências.

O que me resta fazer agora? Não sei, com o Jones eu não posso ficar, mas ele disse que está se aposentando das corridas. As vagas que haviam em outras equipes estão praticamente preenchidas. É triste,não sei o que farei amanhã.

 E pensar que o atual campeão era aquele garoto que limpava as rodas do meu Brabham no GP do Brasil, em 1974. "



Alan Jones resolveu se aposentar,desgostoso do rumo que levou a temporada de 1981,sua chance de ser bicampeão foi por água abaixo,e ele resolveu voltar pra Austrália. Diz a lenda que Carlos Reutemman tentou fazer as pazes com Jones no final da temporada e propôs:"Alan, vamos enterrar o passado e fazer as pazes?" Jones respondeu de imediato: "Sim, vamos enterrar o passado....no teu rabo!"



5 comentários:

Felipão disse...

Eu não sabia das placas e muito menos desse diáogo do Jones com o reuteman...

Vivendo e aprendendo

Marcos Antonio disse...

a história das placas foi acontecue mesmo,eu tinha fotos da torcida argentina sacaneando jones,mas estava no outro Hd e não achei a imagem de novo,já o diálogo entre e Jones E Reutemman,esqueci de um pequeno detalhe:

Diz a lenda...
estou acertando isso agora

Unknown disse...

eu lembro da historia das placas, só que nunca ví nenhuma foto disso

imagina só a boca dos argentinos, se fosse agora as placas ian estar na internet.

Anônimo disse...

A história das placas eu tb jah tinha visto em algum lugar mas esse diálogo..... Percebi q as coisas antes eram bem mais feias que na atualidade da F1.

Mas nada egoísta o Jones hein...
Continue mandando ver Marcos, estou supercurioso pelo próx. capítulo.

Tiago Wakabayashi disse...

ahaahahah esssa coisas das palcas e a brigrinha jones-carlos foi d+++

"vamos enterrar o passado... no teu rabo!"

#alanjonesepicwin

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