domingo, 21 de março de 2010

Ayrton Senna, 50 anos

Antes de tudo tenho que admitir que escrever um texto sobre o Senna é algo difícil pra mim, porque foi algo que me comoveu e marcou tanto, por ele ter sido um dos meus primeiros ídolos na F1 e ter morrido da maneira que foi e ainda por cima na Williams, que não consigo não deixar passar essa emotividade pro texto, mas quero tentar mais uma vez, se me permitem. Se soar piegas, perdão.

"Dizer que sentimos saudades, que ele foi um grande ídolo,que ao morrer virou mito, não existirá ninguém igual a ele, já foi dito e redito milhares de vezes em diversos lugares. Senna foi um excelente piloto pra mim o melhor, a temporada de 1993 foi algo mágico onde ele mostrou que não era tricampeão à toa. Mas ele nunca foi santo, como todo vencedor que sede por vitórias, ele brigou lutou foi desleal e reclamão por muitas vezes, injustiçado em outras, mas é inegável que seu nome está na história do maiores da F1. Muitos dizem que ele foi o maior ídolo esportivo brasileiro pós-Pelé. Talvez a dor da morte tenha catapultado Senna a esse status, pois não foi à toa que milhares de Brasileiros sofreram com sua morte abrupta. Eu fui um deles. E sou um dos vários que lembram que se hoje ele estivesse vivo, faria 50 anos. Talvez fosse dono de equipe, talvez fosse manager do próprio sobrinho, ou de um filho, talvez fosse tetracampeão e Schumacher apenas hexa. Talvez ele tivesse tornado um daqueles ex-pilotos que sempre dão pitacos na F1 atual e falam asneiras, talvez corresse até hoje na Le Mans Series ou na GT3, talvez tivesse virado comentarista junto com o Galvão. Poderíamos ficar horas nesse exercício de que como seria a vida se Ayrton estivesse vivo. Seria o grande ídolo que é hoje? Com as devidas proporções de um ser humano, sim. Mas como deixou ser ídolo pra virar mito, nada mais que justo saudarmos e darmos as condolências a quem nos fez tão feliz em tanto domingos, e que eu tive muito orgulho de ter corrido na equipe que eu amo. Parabéns Ayrton, onde você estiver sei que está muito bem."

Marcos Antônio Filho


Abaixo dois vídeos pra representar uma das parcerias que prometia ser uma das melhores da história: Senna e WilliamsF1- Renault. A Williams que lhe deu sue primeiro teste, e a Renault que lhe deu sua primeira vitória. O primeiro é sobre a a apresentação dos carros e dos primeiros testes com o FW16. O segundo é a volta narrda pelo o Ayrton Senna no treino livre em Interlagos em tempo real. É incrível a descrição perfeita de marchas e a tranquilidade em descrever o que fazia a 300 Km/h.



6 comentários:

Octeto Racing Team disse...

Oi Marcos!

Bonito o seu texto!! Senna realmente nos deixou mtas saudades!!!

Bjinhos, Tati

Abay disse...

Parabéns pelo texto cara, acho que tu expressou bem aquilo que tu sentiu. Não vi Senna correr, tinha 4 anos em 1994 e só lembro vagamente da batida em si, e da carreata em cima do caminhão dos bombeiros. Acho que a mídia (leia-se globo,)transformou Senna num mártir nacional, acho isso errado. Devemos lembrar dele como o grande piloto que foi, cometia erros, como tu falou ele não era santo. No texto tu falou oq pensa realmente, sem aquela babação de viúva que muita gente faz...parabéns mesmo!

Lidianne disse...

Ei é claro que eu estava brincando hoje pela manhã, diferente de tudo e todos o Senna representou muito para nós brasileiros e concordo com a Tati, nos deixou com muitas saudades!

Bjs

Felipão disse...

Bravo, Marcao!!! Muita gente, alias, começou a acompanhar a f1 com mais afinco graças a ele. Eu mesmo me enquadro nesse grupo. Justa homenagem!!!

Anônimo disse...

belo texto, tb me enquadro nos q começaram a acompanhar a F1 pós sucesso do Senna (eu soh lembro de coisas da temporada 93 pra cá).
Seu texto junto com akele do Groo traduzem tudo o que poderíamos esperar do Senna hoje, eu apostaria q ele seria o manager da carreira do Bruno Senna.

Marcelonso disse...

Marcão,

Senna foi um piloto único,era era fabuloso.
Belo texto camarada,vc foi fundo na questão!

abraço

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo