quinta-feira, 10 de julho de 2008

Entrevista: Nick Heidfeld


GPUpdate:Você ganhou uma série de elogios para o seu lugar em sua ultrapassagem dupla na chuva de Silverstone. Como você avalia tão grande desempenho?
Nick Heidfeld: Foi simplesmente brilhante. Qualificação finalmente corremos bem novamente, e na corrida tudo se encaixou no seu lugar. A equipe fez tudo certo e eu também evitei fazer qualquer erros. É sempre satisfatório quando se ultrapassa por fora; ganhar uma batalha cabeça-a-cabeça é algo ótimo. E se você pode ultrapassar outros dois rapazes na mesma jogada duas vezes na mesma corrida, a emoção é muito maior. Mais ainda porque se tratava de uma Ferrari e uma McLaren sendo ultrapassadas.

GPU:Um monte de pessoas queixam que é impossível ultrapassar, na Formula 1. Você fez ao contrário - e sob as mais difíceis condições. Como você decide partir pra ultrapassagem? Você tem a mais coragem do que os outros condutores?
NH:Eu realmente acho mais fácil encontrar ultrapassagem nessas condições. As diferenças entre os vários pilotos são maiores na chuva.Assumir diferentes traçados,em cada curva, o que naturalmente contribui para a ultrapassagem.

GPU:Referiu-se aos seus problemas de qualificação. Agora você os ultrapassou?
NH: O que é certo é que o nosso trabalho foi recompensado. A equipe me deu um grande apoio. Nós realizamos uma tremenda análise da situação , e tomamos medidas para permitir-me a fazer melhor uso dos pneus para uma única volta rápida. Quanto se é um leigo, é tentador pensar que tudo é possível para obter os pneus até à temperatura ótima . No entanto, que só esquenta a área de contato dos pneus traseiros. Trata-se de uma questão complexa, e os testes de Barcelona em julho produziram um bom grau de progresso.Estamos certos de que o trabalho com o nosso fraco desempenho gerall em Magny-Cours, mas para mim era importante para ver que eu estava de volta até ao mesmo nível que meu companheiro de equipe no segundo período da qualificação. Esse foi o caso novamente em Silverstone. Contudo, não será desativado essa flexibilização agora, eu tenho certeza de que há muito mais que podemos fazer para melhorar ainda mais meu desempenho na qualificação.

GPU:Você já temia por seu lugar na equipe ao longo das últimas semanas?
NH: Não, isso teria sido uma maneira errada de abordarem essa situação. Eu estava preocupado com o meu desempenhonas qualificações. Mas eu também sabia que eunão havia subitamente se esquecido de como a pilotar um carro e que a minha velocidade de corrida era ainda boa. O ponto crítico para mim é o de obter os pneus até à temperatura ideal na qualificação. "


GPU:Porque a BMW anda tão bem no piso molhado?
NH: Eu sempre gostei de corrida na chuva na minha e nas categorias depois também. O carro desliza totalmente e reage de maneira diferente, e você tem que fazer tudo com muita sensibilidade - direção, de travagem , Acelerando.Tentar dominar a todos esses fatores é muito divertido. Contudo, se você não está na liderança há um outro aspecto da corrida na chuva que torna as coisas um pouco imprevisíveis: a falta de visibilidade. Nós corrermos tão baixo,colados no solo e os carros de Fórmula fazem um chicote de tanta água que você dificilmente poderá ver uma coisa no spray - nem as piscinas de água nem os outros carros. Você realmente não pode compará-la com a condução em estrada. "

GPU:Como estão os dias de testes em Hockenheim?
NH:Ficamos felizes que as condições meteorológicas e acabou sendo melhor do que o previsto, o que significou que eu era capaz de completar mais voltas do que eu estava esperando, no seco. Testamos alguns novos componentes aerodinâmicos e mecânicos em Hockenheim, tanto para o GP alemão de forma específica e olhando mais à frente. Essa foi a nossa prioridade durante o ensaio, o plano não foi de modo a definir voltas rápidas o mais rápido possível . Como eu não posso julgar que tipo de programa a outras equipes estavam fazendo, os tempos de voltas.Porém, eu teria gostado mais tempo para a elaboração de um set-up ideal para a corrida em Hockenheim.

GPU:Qual é o seu plano para o Grande Prêmio alemão?
NH: Obviamente, dá-me uma motivação extra para entrar em minha casa nas costas de um pódio na última corrida. Eu quero manter a posição no mesmo sentido - obter uma boa posição na grelha e fazer tão bem quanto possível na corrida. Eu estou realmente ansioso para aquilo que é BMW's home Grand Prix como também minha pessoalmente.Hockenheim sempre atrai um grande número de fãs em particular da Suíça, mas também, e eu estou determinado a fazer em um excelente desempenho para eles.


2 comentários:

GiglioF1 disse...

Marcos,

Boa matéria... Gosto do Heidfeld , e esta em recuperacao.
Acho que tem tudo para fazer bonito em casa!!

Forte abraco!
PS. Nico igual corre em Casa!!

Anônimo disse...

É o Nick? Putz sem barba quase não reconheço... Bela entrevista.
Desculpe o sumiço... Tava apertado de tempo. tenho um outro convite a fazer para você...

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo