Dissecando o piloto - Alex Zanardi
Os fiscais estavam estupefatos.Aquele piloto no cockpit,teve as pernas amputadas por outro carro!Ele ainda tentou mexer o que restava de uma das pernas,mas desmaiou de dor.Ou será que morreu?Não se sabia,só se sabia que tinha se agir muito rápido,uma vida estava em jogo,e ela estava perdendo muito sangue.Muitos achavam que ele não ia sobreviver,que Alex Talgiani poderia estar precisando de mais ajuda,que ficaria entrevado em uma cama pra sempre,se existe um sinônimo de força,determinação e superação,esse é Alessandro Zanardi.
Alessandro "Alex" Zanardi nasceu em 23 de outubro de 1966, em Bolonha, Itália.Começa correr de Kart em 1979 e compete pela primeira vez em 1981.Em 1982 disputa os primeiros campeonatos nacionais,vence algumas corridas e fica em terceiro lugar na categoria 100cc.Em 1983 sobe de categoria e fica em segundo lugar no campeonato nacional.Em 1985 ele vence o campeonato italiano e o europeu.Em 1988 ele disputa a F-3 Italiana,em uma temporada decepcionante,ele consegue penas um quinto e um segundo lugar em toda a temporada.Em 1989 em uma nova equipe,ele consegue duas poles positions e termina o campeonato em sétimo lugar.Em 1990 termina em segundo lugar e em 1991 Zanardi vai para a F-3000 na equipe Il Barone Rampante.Venceu em sua corrida de estréia e com mais ótimas atuações terminou o campeonato em segundo,a cinco pontos do campeão Cristian Fittipaldi.Na F1,após testar com a Footwork,é chamado pra correr na Jordan no lugar de Michael Schumacher,contratado após sua primeira corrida por Flavio Briatore.Corre em Barcelona,Suzuka,Adelaide,tendo o seu melhor resultado, um sétimo lugar.
Em 1992,Maurício Gugelmin tira sua vaga a uma semana da abertura do mundial,graças ao um patrocinador.Tenta assinar com a Tyrrell,mas Andrea De Ceasris também toma sua vaga pelo o mesmo motivo.Briatore então convida Zanardi a ser piloto de testes,mas ele recusa e aceita a proposta da Já combalida Lotus pra ser piloto pra temporada de 1993.Ele pontuou no GP Brasil,em sexto lugar,seu único ponto na F1.Tem uma temporada difícil e um acidente forte em Spa encerra a temporada mais cedo.Ainda se recuperando do acidente,Zanardi perdeu as corridas do início da temporada de 1994 e substituiu Pedro Lamy no GP da Espanha.No entanto,o carro pouco confiável da Lotus o fez ter outra temporada recheada de quebras e abandonos por problemas mecânicos.Nas últimas provas da temporada Zanardi perdeu seu lugar no cockpit por causa da necessidade da Lotus de alugar seu cockpit para pay drivers.Em 1995,passou a correr em carros esporte,sonhando ainda voltar a F1.
Em 1996,sem perspectivas de assinar com uma boa equipe na F1,Zanardi se volta para os Estados Unidos,conseguindo um lugar na equipe Chip Ganassi.Na epoca,o engenheiro da equipe Mo Nunn falou com Chip sobre assinar com ele,já que pilotos italianos eram muito porpensos a erros.Posteriormente,quando fez sua própria equipe,Mo contratou Alex para dirigir seus carros.Rapidamente se tornou um dos pilotos mais populares da categoria.Venceu três corridas,teve seis poles e bateu o recorde de Nigel Mansell de voltas lideradas por um Rookie.Foi eleito o Rookie do ano e sua ultrapassagem em Bryan Herta em Laguna Seca,foi eleita a mais bonita da história da F-Indy.em 1997 com 5 vitórias,ele consegue o título da F-Indy.Ficaram marcadas suas ultrapassagens arrojadas e suas vitórias incríveis(como em Michigan e Cleveland).em 1998 um bicampeonato mais arrasador com 7 vitórias 134 pontos a mais do que o segundo colocado.Em 1999,a F1 o chama novamente.
Sir Frank Williams maravilhado com suas atuações na F-Indy,o contrata por 3 temporadas.Nos testes ele é rápido,mas quando o cmeça o campeonato e ele mostra problemas de adaptação ao carro e superado várias vezes por seu companheiro de equipe,Ralf Schumacher.Tem como melhor resultado um quarto lugar na largada em Monza,mas isso não é suficiente.Acaba tendo o contrato resindido e é subtituido pelo o Inglês Jenson Button em 2000.Zanardi passa por um período de Reclusão,compra um barco e passa o ano todo pensando se deveria voltar a correr ou encerrar a carreira.
Em 2001,a F-Indy o chama de novo.Após recusar propostas de Carl Haas e Chip Ganassi pra voltar,Mo Nunn o convida pra ser piloto e ajudar seu jovem piloto Tony Kanaan.Em Toronto ele consegue um quarto lugar.Um resultado louvável,já que era uma equipe nova e sem nenhuma estrutura montada pra vencer e ter bons resultados.Até que em 15 de Setembro de 2001(foi o primeiro evento esportivo após o 11 de setembro,iria ser cancelado mas acabou não sendo) na Eurospeedway Lausitz,Zanardi voltara a liderar uma corrida,fazer ultrapassagens ousadas.Faltando 13 voltas,Zanardi vai para o pits tendo uma vantagem tranquila pro segundo colocado.apo´s sair dos pits,Zanardi perde o controle do seu carro e volta atravessado na pista na frente de Alex Tagliani,que não consegue desviar e atinge o carro de Zanardi a 330 Km/h,partindo o carro em dois.As pernas de Zanardi são amputadas no acidente.ele perde muito sangue e os médico agem rápido pra salvar a sua vida.Zanardi fica em coma por 5 dias,fica 5 semanas no hospital e sai,tendo q se adaptar a vida sem suas pernas.o ano de 2002 é o ano de adaptação as próteses que ele mesmo cria,insatisfeito coma spróteses disponíveis no mercado.sua busca era adquirir próteses que tivessem força e sensiblidade pra poder voltar a pisar no acelerador e no freio novamente.
Em 2003,Zanardi participa de uma corrida de Kart em Mônaco com um carro adaptado.E também volta a Lausitz pra completar as 13 voltas restantes da corrida,com o mesmo carro da Mo Nunn Racing.Chegou a correr a 310 Km/h e no seu melhor tempo,ele se classificaria em 5º no grid daquela corrida.Roberto Ravaglia,diretor do Time BMW Itália-Espanha da ETCC(atual WTCC) o ocnvidou para dirigir um carro adaptado.Após vários testes,Zanardi participa da última corrida da temporada em Monza.Larga em décimo primeiro e termina em sétimo.
Em 2004 é contratado para temporada inteira.Não consegue bons resultados naquele ano mas em 2005 ele consegue sua primeira vitória em Oschersleben e 2 pódios No memso ano também ele ganha o campeonato italiano de Turismo.Em 2006 mais outra vitória em Istambul e mais 2 pódios e em 2008 ele já conseguiu uma vitória em Brno.
Zanardi também um dono de um chassi de karts,batizado com seu próprio nome.Martin Plowman ganhou um campeonato europeu correndo com o chassi e toruxe fama ao chassi zanardi.Vários Zanardi karts disputaram a copa do mundo de kart em 2006 e 2007.
Em novembro de 2006,a equipe BMW Sauber fez um teste com Zanardi para homenageá-lo por suas vitórias na WTCC,dando um carro adaptado a ele pra correr em um teste em Jerez.Em 2007,Zanardi ficou em quarto na maratona de Nova York,na categoria cadeirantes.Ele é casado com Daniela e tem um filho,Niccolo.ele é co-autor de dois livros baseados em sua vida:Alex Zanardi:My Story(2004) e Alex Zanardi ,my sweet victory(2004).
Fontes e fotos: http://en.wikipedia.org/wiki/Alex_Zanardi
http://www.alex-zanardi.com
Alessandro "Alex" Zanardi nasceu em 23 de outubro de 1966, em Bolonha, Itália.Começa correr de Kart em 1979 e compete pela primeira vez em 1981.Em 1982 disputa os primeiros campeonatos nacionais,vence algumas corridas e fica em terceiro lugar na categoria 100cc.Em 1983 sobe de categoria e fica em segundo lugar no campeonato nacional.Em 1985 ele vence o campeonato italiano e o europeu.Em 1988 ele disputa a F-3 Italiana,em uma temporada decepcionante,ele consegue penas um quinto e um segundo lugar em toda a temporada.Em 1989 em uma nova equipe,ele consegue duas poles positions e termina o campeonato em sétimo lugar.Em 1990 termina em segundo lugar e em 1991 Zanardi vai para a F-3000 na equipe Il Barone Rampante.Venceu em sua corrida de estréia e com mais ótimas atuações terminou o campeonato em segundo,a cinco pontos do campeão Cristian Fittipaldi.Na F1,após testar com a Footwork,é chamado pra correr na Jordan no lugar de Michael Schumacher,contratado após sua primeira corrida por Flavio Briatore.Corre em Barcelona,Suzuka,Adelaide,tendo o seu melhor resultado, um sétimo lugar.
Em 1992,Maurício Gugelmin tira sua vaga a uma semana da abertura do mundial,graças ao um patrocinador.Tenta assinar com a Tyrrell,mas Andrea De Ceasris também toma sua vaga pelo o mesmo motivo.Briatore então convida Zanardi a ser piloto de testes,mas ele recusa e aceita a proposta da Já combalida Lotus pra ser piloto pra temporada de 1993.Ele pontuou no GP Brasil,em sexto lugar,seu único ponto na F1.Tem uma temporada difícil e um acidente forte em Spa encerra a temporada mais cedo.Ainda se recuperando do acidente,Zanardi perdeu as corridas do início da temporada de 1994 e substituiu Pedro Lamy no GP da Espanha.No entanto,o carro pouco confiável da Lotus o fez ter outra temporada recheada de quebras e abandonos por problemas mecânicos.Nas últimas provas da temporada Zanardi perdeu seu lugar no cockpit por causa da necessidade da Lotus de alugar seu cockpit para pay drivers.Em 1995,passou a correr em carros esporte,sonhando ainda voltar a F1.
Em 1996,sem perspectivas de assinar com uma boa equipe na F1,Zanardi se volta para os Estados Unidos,conseguindo um lugar na equipe Chip Ganassi.Na epoca,o engenheiro da equipe Mo Nunn falou com Chip sobre assinar com ele,já que pilotos italianos eram muito porpensos a erros.Posteriormente,quando fez sua própria equipe,Mo contratou Alex para dirigir seus carros.Rapidamente se tornou um dos pilotos mais populares da categoria.Venceu três corridas,teve seis poles e bateu o recorde de Nigel Mansell de voltas lideradas por um Rookie.Foi eleito o Rookie do ano e sua ultrapassagem em Bryan Herta em Laguna Seca,foi eleita a mais bonita da história da F-Indy.em 1997 com 5 vitórias,ele consegue o título da F-Indy.Ficaram marcadas suas ultrapassagens arrojadas e suas vitórias incríveis(como em Michigan e Cleveland).em 1998 um bicampeonato mais arrasador com 7 vitórias 134 pontos a mais do que o segundo colocado.Em 1999,a F1 o chama novamente.
Sir Frank Williams maravilhado com suas atuações na F-Indy,o contrata por 3 temporadas.Nos testes ele é rápido,mas quando o cmeça o campeonato e ele mostra problemas de adaptação ao carro e superado várias vezes por seu companheiro de equipe,Ralf Schumacher.Tem como melhor resultado um quarto lugar na largada em Monza,mas isso não é suficiente.Acaba tendo o contrato resindido e é subtituido pelo o Inglês Jenson Button em 2000.Zanardi passa por um período de Reclusão,compra um barco e passa o ano todo pensando se deveria voltar a correr ou encerrar a carreira.
Em 2001,a F-Indy o chama de novo.Após recusar propostas de Carl Haas e Chip Ganassi pra voltar,Mo Nunn o convida pra ser piloto e ajudar seu jovem piloto Tony Kanaan.Em Toronto ele consegue um quarto lugar.Um resultado louvável,já que era uma equipe nova e sem nenhuma estrutura montada pra vencer e ter bons resultados.Até que em 15 de Setembro de 2001(foi o primeiro evento esportivo após o 11 de setembro,iria ser cancelado mas acabou não sendo) na Eurospeedway Lausitz,Zanardi voltara a liderar uma corrida,fazer ultrapassagens ousadas.Faltando 13 voltas,Zanardi vai para o pits tendo uma vantagem tranquila pro segundo colocado.apo´s sair dos pits,Zanardi perde o controle do seu carro e volta atravessado na pista na frente de Alex Tagliani,que não consegue desviar e atinge o carro de Zanardi a 330 Km/h,partindo o carro em dois.As pernas de Zanardi são amputadas no acidente.ele perde muito sangue e os médico agem rápido pra salvar a sua vida.Zanardi fica em coma por 5 dias,fica 5 semanas no hospital e sai,tendo q se adaptar a vida sem suas pernas.o ano de 2002 é o ano de adaptação as próteses que ele mesmo cria,insatisfeito coma spróteses disponíveis no mercado.sua busca era adquirir próteses que tivessem força e sensiblidade pra poder voltar a pisar no acelerador e no freio novamente.
Em 2003,Zanardi participa de uma corrida de Kart em Mônaco com um carro adaptado.E também volta a Lausitz pra completar as 13 voltas restantes da corrida,com o mesmo carro da Mo Nunn Racing.Chegou a correr a 310 Km/h e no seu melhor tempo,ele se classificaria em 5º no grid daquela corrida.Roberto Ravaglia,diretor do Time BMW Itália-Espanha da ETCC(atual WTCC) o ocnvidou para dirigir um carro adaptado.Após vários testes,Zanardi participa da última corrida da temporada em Monza.Larga em décimo primeiro e termina em sétimo.
Em 2004 é contratado para temporada inteira.Não consegue bons resultados naquele ano mas em 2005 ele consegue sua primeira vitória em Oschersleben e 2 pódios No memso ano também ele ganha o campeonato italiano de Turismo.Em 2006 mais outra vitória em Istambul e mais 2 pódios e em 2008 ele já conseguiu uma vitória em Brno.
Zanardi também um dono de um chassi de karts,batizado com seu próprio nome.Martin Plowman ganhou um campeonato europeu correndo com o chassi e toruxe fama ao chassi zanardi.Vários Zanardi karts disputaram a copa do mundo de kart em 2006 e 2007.
Em novembro de 2006,a equipe BMW Sauber fez um teste com Zanardi para homenageá-lo por suas vitórias na WTCC,dando um carro adaptado a ele pra correr em um teste em Jerez.Em 2007,Zanardi ficou em quarto na maratona de Nova York,na categoria cadeirantes.Ele é casado com Daniela e tem um filho,Niccolo.ele é co-autor de dois livros baseados em sua vida:Alex Zanardi:My Story(2004) e Alex Zanardi ,my sweet victory(2004).
Fontes e fotos: http://en.wikipedia.org/wiki/Alex_Zanardi
http://www.alex-zanardi.com
1 comentários:
A história de Alex Zanardi é uma lição de vida para todos nós. Mesmo após o acidente e sem as pernas ele voltou a pilotar a mais de 300 km/h, incrível.
Parabéns pelo post Marcos, muito bom!!!
Abraços!
Leandro Montianele
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