quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Entrevista: Valteri Bottas



Q: Você tem sido parte da Williams desde que se juntou à equipe como piloto de testes em 2010, como é a sensação de, finalmente, ser piloto titular da equipe? 
VB: É uma sensação incrível de que estarei dirigindo na Fórmula 1 em 2013 e estar com uma equipe como a Williams, com todo o seu pedigree, é ainda mais especial. Eu trabalhei duro para chegar até aqui desde que comecei a kart aos seis anos de idade, mas o verdadeiro trabalho começa agora como eu me preparar para o maior desafio da minha carreira. O fato de que eu estive com a Williams desde 2010 vai ajudar muito, porque conheço os engenheiros muito bem e tenho uma boa relação de trabalho com eles.

Q: Quais são seus objetivos para a temporada de 2013? 
VB: É difícil definir objetivos antes do início da temporada, por isso estou apenas tentando fazer o máximo desta oportunidade de provar a que a equipe acertou ao promover-me a vaga. Eu quero olhar para trás em 2013 e sentir que eu melhorei como piloto e ajudei a equipe a melhorar o seu desempenho na pista.

Q: Depois de ser campeão GP3 em 2011, que passou a última temporada de corridas se concentrando em seu papel de piloto reserva da Williams, qual foi o efeito disso para você? 
VB: Eu sou uma pessoa naturalmente muito competitiva e eu fui competir em triatlos ao longo de 2012 para manter a forma e manter a mente afiada. Obviamente, eu perdi corridas e por isso não posso esperar para voltar para o grid de largada , mas eu fui corro constantemente desde uma muito jovem, então, quando as luzes se apagarem na Austrália, será como de costume.

Q: O que você faz de seu companheiro de equipe, agora, Pastor Maldonado? 
VB: Pastor mostrou em uma série de corridas em 2012, que ele é muito rápido e a vitória em Barcelona mostrou que ele pode lidar bem com a pressão. Nós nos damos bem fora da pista, como nós passamos muito tempo juntos viajar para as várias corridas, e eu certamente vou me beneficiar e aprender com a sua maior experiência.

Q: Como muito de uma vantagem é conhecer os engenheiros, a equipe Williams e procedimentos tão bem já? 
VB: Eu faço parte da família Williams desde o início de 2010 e me sinto muito em casa, tanto em Grove como na pista. Eu conheço meus engenheiros muito bem e portanto, já sei como obter o melhor desempenho do carro. Eu também vivo no Reino Unido e no ano passado me mudei para no final da rua de onde fica a fábrica, e por isso estou sempre lá e sei que todos também. Por causa disso, podemos nos concentrar imediatamente na temporada de 2013 e o que podemos alcançar juntos.

Q: Como as as 15 sessões de treinos livres você dirigiu em 2012 o ajudou?  
VB: Isso vai ser uma grande ajuda, uma vez que significa que há apenas um punhado de circuitos no calendário de 2013 que eu nunca ter dirigi, na Austrália, Mônaco, Valência, Austin e Cingapura. Haverá ainda muito trabalho a fazer, mas isso significa que eu tenho algum conhecimento para trabalhar em direção a maioria das corridas na próxima temporada.

Q: Williams Diretor Executivo, Toto Wolff é parte de sua equipe de gestão. Quanto ele estava envolvido na decisão de promovê-lo a correr como titular? 
VB: Toto é parte da minha equipe de gestão e tem sempre apoiado por carreira, mas por causa de seu envolvimento com a Williams, ele não fazia parte das negociações para o meu contrato com a equipe. Tal como acontece com todas as decisões na Williams, Sir Frank e o Conselho de Administração tomaram a decisão final. Sou grato a Toto para ajudar me apresentar para a equipe Williams F1, mas eu tive que provar a Frank e o resto da equipe que eu tenho o talento e compromisso de entregar os resultados que desejam.

Q: O que você acha que isso significa para a Finlândia ter outro piloto de F1 no grid? 
VB: Espero que eles estejam orgulhosos de ter outro piloto finlandês na Fórmula Um e espero ter muito apoio dos fãs finlandeses, que será foi muito bom para mim. Para ter outra bandeira finlandesa sobre o carro do próximo ano será muito especial.

Q: Você tem um considerável apoio da Finlândia.  pode nos dizer sobre isso? 
VB: Eu tive um monte de apoio de volta para casa, a começar  pelo kart e, desde então, tenho tido a sorte de ter sido apoiado por algumas grandes empresas finlandesas. Sem este tipo de apoio eu não estaria onde estou hoje, por isso estou muito grato e espero que eu possa provar o sucesso com a Williams e pagar de volta aqueles que me ajudaram a chegar à Fórmula 1.

Q: Avançando para 2013, que conquista faria você feliz? 
VB: Como uma equipe que eu acho que deverá ser destinado a marcar mais pontos do que este ano e realmente tirar o máximo do carro. Pessoalmente, espero que olhar para trás e sentir que eu tenho aprendido muito e se desenvolvi como um piloto ao longo da temporada, tendo marcado um monte de pontos para a equipe.

Entrevista cedida para o site oficial da WilliamsF1

"Familia Williams" gostei, Bottas!

0 comentários:

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo