quinta-feira, 11 de julho de 2013

Williams 35 anos - Capítulo XXIX


Pra 2000, a Williams sonhava alto com a parceria da BMW. A esperança era que se repetisse as vitórias e os titulos da época da Renault,que agora se preparava pra ter sua própria equipe, pois tinha comprado a Benneton. Mas a BMW exigiu algumas condições pra se associar a Williams. A primeira foi Ter Gehrard Berger como diretor esportivo e Mário Thiessen como diretor geral. Novos cargos,mais gente pra tomar decisões com Frank Williams e Patrick Head.O motor BMW V10 pra F1 levou dois anos e meio pra ser projetado.O FW22 projetado por Patrick Head, Geoff Willis e Gavin Fisher era a evolução do bom FW21.Agora faltava definir o substituto de Alex Zanardi.


A Williams acabou realizando um pequeno vestibular com dois jovens pilotos: O brasileiro Bruno Junqueira e o Inglês Jenson Button. Os dois testavam juntos e o resultado só seria dito no dia do lançamento do carro.Bruno Junqueira era o sonho da Petrobrás, ter um piloto brasileiro representando a petrolífera brasileira. E Jenson era o sonho britânico pra se ter um novo campeão mundial.Enquanto Junqueira disputava a F3000, Button só tinha 2 anos andando em monopostos. Frank Williams resolveu apostar no jovem britânico de 20 anos, que foi divulgado apenas no dia do lançamento do FW22. Uma aposta arriscada, que deixou Junqueira, que ficou como piloto de testes, cuspindo marimbondos em direção à Williams.

Na estreia em Melbourne, Ralf Schumacher consegue um pódio e Jenson Button, por um problema mecânico abandona.Em Interlagos um quinto lugar de Ralf e um sexto de Button, que se torna o piloto mais jovem da história da F1 a pontuar, recorde que foi batido apenas em 2007 com Sebastian Vettel. Em Ímola, as duas Williams abandonam com problemas.Em Silvertone,Ralf fica em quarto e Jenson em quinto. Montemeló, Ralf fica em quarto e Jenson Button abandona.Em Nurburgring, Button fica em décimo e Ralf abandona. Em monte Carlo, as duas Williams abandonam de novo. Em Montreal, Button é o décimo primeiro,e Ralf abandona.Em Magny Cours, Ralf Schumacher fica em quinto e Button em oitavo. Chegando na metade da temporada os resultados são decepcionantes. Ralf Schumacher,que seria o comandante de equipe rumo ao título, só conseguiu 14 pontos e a Williams estava em quarto nos construtores. Button só conseguiu 3 pontos e parecia sentir a responsabilidade de dirigir um F1 e em uma equipe tão acostumada a vitórias.


Em A1 Ring, Button consegue um quinto lugar e Ralf abandona. Em Hockenheim, Button chega em quarto após ter largado em último.Ralf Schumacher chega em sétimo.Em Hungaroring, Ralf chega em quinto e Button chega em nono. Em Spa Francochamps, Ralf Schumacher conquinsta um pódio com o terceiro lugar e Button consegue ficar em quinto.Em Monza Ralf Schumacher consegue outro terceiro lugar, conquistando terceiro pódio da temporada. Button abandona. Mas em cinco corridas, eles conseguem dobrar o número de pontos da Williams nos construtores.


Na estreia de Indianápolis no calendário, as Williams abandonam.Button consegue um quinto lugar em Suzuka,enquanto Ralf Schumacher abandona. e na última prova da temporada em Sepang, as Williams abandonam e encerram uma temporada que eles foram aquém do esperado.A Williams ficou em terceiro,muito distante de Ferrari e McLaren.


Jenson Button fez boas corridas,mas Frank Williams estava disposto a emprestá-lo a alguma equipe pra ele adquirir mais experiência e também para conseguir um piloto mais experiente. Jenson comenta em seu site sobre sua primeira temporada na F1:"Foi um ano fantástico e eu aprendi muito.Olhando pra trás, eu poderia ter trabalhado mais nas dificuldades que tive na parte técnica".Frank e Patrick viram que o carro era bom,mas ainda precisa de muitos melhoramentos. E a Williams viu que Ralf Schumacher não era ainda o piloto campeão que eles esperavam que ele fosse. Quem sabe se Frank Williams encontrasse um companheiro de equipe veloz, ele não melhorasse? É, Frank Williams encontrou e era um piloto que ele tinha emprestado para Indy...


3 comentários:

speed.king.thrasher disse...

Outro post excelênte (pense na idéia do livro, OK?).

2000 foi um ano pra adaptação da BMW msm, pra em 2001 arrebentar a boca do balão com certamente o motor mais forte da F1 na época.

Leandrus disse...

Nem lembrava que o recorde do Button só tinha sido batido em 2007. E eu pensava que ele tinha feito ponto logo na primeira corrida. Se não me engano, ele era tão novo que nao podia nem alugar um carro pra dirigir na Austrália, né?

Ateh!

Felipão disse...

O Junqueira ficou reclamando depois, que tinha sido sabotado. Não na equipe de um esportista como Frank Williams, caro Junqueira. O tempo... ou melhor... Bourdais provou que o brasileiro era medíocre mesmo...

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