sexta-feira, 29 de novembro de 2013

FIA estuda numeração fixa e troféu pole na F1




A FIA está tentando deixar a F1 mais simpática para seus fãs. E para isso, estuda algumas mudanças já para 2014. A primeira é a volta da numeração fixa, que foi usada na F1 entre 1974 e 1996. Mas a FIA planeja fazer algo diferente do que foi feito antes (quando os números pertenciam as equipes e só mudavam quando tinham o piloto campeão, que tinha o direito de usar o #1), e emular a MotoGP, sendo que cada piloto teria o seu número, que ficaria com ele a carreira toda na F1, independente de resultados nos construtores ou mudança de equipe. A exceção ficaria com o campeão, que poderia usar o #1, se quiser. Os números ficariam mais visíveis no carro, para dar uma maior identificação dos fãs com o piloto. Os três pontos que estão sendo discutidos agora é como será feita a distribuição dos números, se os pilotos poderão escolher ou não e se a numeração deve constar na superlicença de cada um. Ou seja, nada que inviabilize a iniciativa.


Caso as equipes aceitem a mudança, um pedido deve ser enviado a Charlie Whiting, diretor técnico da FIA, para incluir a proposta no regulamento. Além disso, alguns ajustes terão que ser feitos nas regras, já que atualmente, em caso de dois ou mais pilotos não marcarem tempo na classificação, a ordem numérica é utilizada para formar o grid.Mas aí ficaria simples, era só mudar para a ordem do campeonato. Eu apoio a ideia, até porque, como fã do DEUS Mansell, sei como um número marca, assim como o Red 5 marcou tanto na Williams

A outra iniciativa já não gostei muito. A FIA quer dar um troféu para quem fizer mais poles durante o ano. A ideia original era de aumentar a importância das pole positions e chegou-se a pensar em dar um ponto para o mais rápido de cada classificação, o que foi descartado pelas equipes. Assim, surgiu a o conceito do troféu, que se tornaria mais uma disputa entre os pilotos até o final da temporada. Mas a ideia do ponto extra seria mais interessante, mas as equipes descartaram, era melhor deixar isso de lado. Deixa a pole como está. Mas os números fixos eu apoio! Pena que o Barrichello não está mais na F1, porque ele poderia usar o 2 pra sempre!

Mansell também foi Red 2, o número eternizado por Barrichello... :P


E aí, gostaram ou não das propostas da FIA?

0 comentários:

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo