quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Williams 35 anos: BMW V12 LMR



Depois do fracasso do protótipo V12 LM, a BMW recorreu a sua futura parceira da F1, a Williams, uma ajuda para a construção de seu novo protótipo, o LMR. O bólido só continha a estrutura básica de seu antecessor, e a aerodinâmica foi feita do zero. A Williams produziu 4 novos chassis em Grove para serem mandados para a Alemanha. O motor V12 foi mantido e o modelo disputaria a American Le Mans e a tradicional prova em Sarthe.


A Estreia foi nas 12 horas de Sebring, com 2 carros inscritos. Enquanto um sofreu um grave acidente, o outro foi bem sucedido e venceu a prova. O chassi acidentado acabou sendo inutilizado, e só tinha sobrado 3 LMRs. Na classificação em Le Mans, a BMW usou apenas 2 carros. E na classificação, a melhor posição conseguida foi o terceiro e sexto lugares, com só as toyotas na frente. Na corrida a disputa contra a Mercedes, Toyota, Nissan. Mas as duas BMWs lideram até que na hora 17, JJ Lehto sofreu um grav acidente, abandonando a prova e deixando só um carro da equipe. A toyota cresceu nas horas finais, mas acabou estourando um pneu, o que deu tranquilidade pra BMW vencer sua primeira 24 horas de Le Mans, com o trio formado por Joachim Winkelhock, Pierluigi Martini e Yannick Dalmas. O protótipo da BMW também atingia a incrível velocidade 342 Km/h na reta Mulsanne.


Em 2000, a BMW resolveu se dedicar integralmente à F1, para fornecer motores  à Williams e não foi defender sua vitória no ano anterior. Mas o LMR disputou a Anerican Le Mans, contra o novo modelo da Audi, R8, que dominaram a temporada. Depois disso a BMW resolveu aposentar o modelo, e sequer vendeu para outras equipes.



0 comentários:

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo