Coluna do Patrick Head - Assim como seu pai
*coluna que postei na quinta,mas acabou não sendo vist apor causa do GP do Canadá, upando pra quem não leu, ler.
O mês de Maio foi um momento difícil na Williams, tendo começado a temporada longe de onde havíamos planejado, mas não vou me debruçar sobre as medidas que estamos tomando para construir uma equipe mais forte e um futuro mais consistente. A Fórmula 1 é um negócio difícil, mas o pessoal da Williams é profissional e aplicam-se às suas tarefas com empenho a 100 por cento.
A MotorSport, que me pediu para escrever sobre a temporada de 1996, em que Damon Hill foi emparelhado com Jacques Villeneuve, na conquista de carros. Jacques tinha feito seu nome na IndyCars em 1995, conquistando o título e as 500 Milhas de Indianápolis. Bernie Ecclestone,tinha dito a Frank que deveríamos ter Jacques. Eu acho que ele viu como um personagem pra promover para a F1, e ele estava certo.
Os IndyCars eram muito mais pesados do que carros de F1 e não tem freios de carbono, então a adaptação foi necessária, mas com nenhuma limitação em testes na época nós fomos capazes de dar a Jacques 22 dias antes da primeira corrida em Melbourne. Inicialmente, Jacques estava um pouco fora dos tempos competitivos, mas ele estava muito no controle e no final do teste conseguiu a velocidade em que foi exigido.
Damon e Jacques eram muito diferentes personagens em diferentes estágios de suas carreiras. Damon tinha sofrido uma dura temporada de 1995 em que ele foi ofuscado por Michael Schumacher com o mesmo motor, devido em parte à Benetton, sendo mais forte do que nós no pitwall. Mas no inverno de 95 / 96 Damon se preparou muito bem para a nova temporada, na aptidão e abordagem. Ele tinha Tim Preston como engenheiro de corrida, que tinha a vantagem de ter Adrian Newey 'em seu ombro ", o carro era rápido, o motor potente e confiável - mas de repente houve um novo companheiro de equipa a bater.
Damon tinha chegado na equipe ao lado de Alain Prost em 1993, após 18 meses como piloto de testes no programa de suspensão ativa. O sistema era complexo e muitas vezes não é fácil de se relacionar com um carro como aquele, e isso foi difícil para Alain, mas Damon teve o benefício por mais de um ano de aprendizagem do sistema.
Com ativos banidos em 1996, os carros eram bastante convencionais em acertos, mas Jacques muitas vezes tinham uma abordagem muito diferente do que Damon, que iria conduzir um carro macio e complacente, como ele sabia que isso ia cuidar dos pneus. Jacques costumava ir para um acerto muito mais "duro". Ele tinha algumas idéias novas sobre set-ups, com a suspensão e as asas, os truques que tinha aprendido com Indy. "new kid on the block" que amava as corridas.
Foi notável quando Jacques quase venceu sua primeira corrida conosco. Ele estava conduzindo em Melbourne, com Damon para trás, mas a Renault observado pouca pressão do óleo do motor e tivemos que pedir a Jacques lento, permitindo Damon para liderar o 1-2 lugar. Se todos os pensamentos de conspiração entrou na cabeça de Jacques, ele nunca nos disse.
Jock Clear foi o engenheiro de corrida de Jacques, e eles desenvolveram um vínculo estreito. Jacques sempre trabalhou com uma equipe baseada unicamente em torno dele, e eu acho que uma equipe de dois carros com o mesmo suporte para ambos os carros não lhe era familiar. Ele era um cara mal-humorado e queria sentir que todos na equipe o apoiavam. Depois de um campeonato longo, ele um problema em Suzuka, onde Damon ganhou a corrida e seu título. Jacques tinha lutado até o fim, mas teria sido um golpe cruel se Damon não tivesse vencido em 96.
Para 1997, Jacques foi companheiro de Heinz-Harald Frentzen e ganhou o seu campeonato. Adrian tinha partido no final de 1996, mas o carro '97 ainda muito tinha de sua marca em cima dele. Heinz-Harald muitas vezes parecia ser mais rápido do que Jacques às sextas e sábados de manhã, mas na maioria das vezes quando qualificação e corrida chegou, Jacques estava na frente. Jacques gostava das corridas , um aspecto em que ele é muito semelhante ao seu pai, Gilles.
Às vezes, eu sugeria que Jacques deveria pensar em ir mais suave nos acertos para cuidar dos pneus melhores, e com um sorriso, Jacques viraria para Jock e pediria para ir por outro caminho. Eu acho que foi a sua maneira de dizer 'é melhor para mim do que para o carro ". Como eu disse, ele era um piloto agressivo.
*publicado originalmente no site da Williams. Fiquei devendo a coluna dele de Maio, vou postar em breve...
O mês de Maio foi um momento difícil na Williams, tendo começado a temporada longe de onde havíamos planejado, mas não vou me debruçar sobre as medidas que estamos tomando para construir uma equipe mais forte e um futuro mais consistente. A Fórmula 1 é um negócio difícil, mas o pessoal da Williams é profissional e aplicam-se às suas tarefas com empenho a 100 por cento.
A MotorSport, que me pediu para escrever sobre a temporada de 1996, em que Damon Hill foi emparelhado com Jacques Villeneuve, na conquista de carros. Jacques tinha feito seu nome na IndyCars em 1995, conquistando o título e as 500 Milhas de Indianápolis. Bernie Ecclestone,tinha dito a Frank que deveríamos ter Jacques. Eu acho que ele viu como um personagem pra promover para a F1, e ele estava certo.
Os IndyCars eram muito mais pesados do que carros de F1 e não tem freios de carbono, então a adaptação foi necessária, mas com nenhuma limitação em testes na época nós fomos capazes de dar a Jacques 22 dias antes da primeira corrida em Melbourne. Inicialmente, Jacques estava um pouco fora dos tempos competitivos, mas ele estava muito no controle e no final do teste conseguiu a velocidade em que foi exigido.
Damon e Jacques eram muito diferentes personagens em diferentes estágios de suas carreiras. Damon tinha sofrido uma dura temporada de 1995 em que ele foi ofuscado por Michael Schumacher com o mesmo motor, devido em parte à Benetton, sendo mais forte do que nós no pitwall. Mas no inverno de 95 / 96 Damon se preparou muito bem para a nova temporada, na aptidão e abordagem. Ele tinha Tim Preston como engenheiro de corrida, que tinha a vantagem de ter Adrian Newey 'em seu ombro ", o carro era rápido, o motor potente e confiável - mas de repente houve um novo companheiro de equipa a bater.
Damon tinha chegado na equipe ao lado de Alain Prost em 1993, após 18 meses como piloto de testes no programa de suspensão ativa. O sistema era complexo e muitas vezes não é fácil de se relacionar com um carro como aquele, e isso foi difícil para Alain, mas Damon teve o benefício por mais de um ano de aprendizagem do sistema.
Com ativos banidos em 1996, os carros eram bastante convencionais em acertos, mas Jacques muitas vezes tinham uma abordagem muito diferente do que Damon, que iria conduzir um carro macio e complacente, como ele sabia que isso ia cuidar dos pneus. Jacques costumava ir para um acerto muito mais "duro". Ele tinha algumas idéias novas sobre set-ups, com a suspensão e as asas, os truques que tinha aprendido com Indy. "new kid on the block" que amava as corridas.
Foi notável quando Jacques quase venceu sua primeira corrida conosco. Ele estava conduzindo em Melbourne, com Damon para trás, mas a Renault observado pouca pressão do óleo do motor e tivemos que pedir a Jacques lento, permitindo Damon para liderar o 1-2 lugar. Se todos os pensamentos de conspiração entrou na cabeça de Jacques, ele nunca nos disse.
Jock Clear foi o engenheiro de corrida de Jacques, e eles desenvolveram um vínculo estreito. Jacques sempre trabalhou com uma equipe baseada unicamente em torno dele, e eu acho que uma equipe de dois carros com o mesmo suporte para ambos os carros não lhe era familiar. Ele era um cara mal-humorado e queria sentir que todos na equipe o apoiavam. Depois de um campeonato longo, ele um problema em Suzuka, onde Damon ganhou a corrida e seu título. Jacques tinha lutado até o fim, mas teria sido um golpe cruel se Damon não tivesse vencido em 96.
Para 1997, Jacques foi companheiro de Heinz-Harald Frentzen e ganhou o seu campeonato. Adrian tinha partido no final de 1996, mas o carro '97 ainda muito tinha de sua marca em cima dele. Heinz-Harald muitas vezes parecia ser mais rápido do que Jacques às sextas e sábados de manhã, mas na maioria das vezes quando qualificação e corrida chegou, Jacques estava na frente. Jacques gostava das corridas , um aspecto em que ele é muito semelhante ao seu pai, Gilles.
Às vezes, eu sugeria que Jacques deveria pensar em ir mais suave nos acertos para cuidar dos pneus melhores, e com um sorriso, Jacques viraria para Jock e pediria para ir por outro caminho. Eu acho que foi a sua maneira de dizer 'é melhor para mim do que para o carro ". Como eu disse, ele era um piloto agressivo.
*publicado originalmente no site da Williams. Fiquei devendo a coluna dele de Maio, vou postar em breve...
1 comentários:
Marcos,
É triste o que acontece na Williams...mas tenho um feeling que eles dão a volta...
Abraço do Giglio!!
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