quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Adeus, Sid Watkins



Morreu hoje aos 84 anos, Sid Watkins, médico da F1 entre 1978 e 2004. Você pode até nãosaber, mas Watkins teve papel vital no aumento da segurança no automobilismo, além de salvar diversos pilotos. Neurocirurgião, Watkins já trabalhava com automobilismo desde a década de 60, quando Bernie Eccleston o convidou para trabalhar na F1 em 1978. Infelizmente, Sid não pode evitar algumas mortes de pilotos como Gilles Villeneuve, Ricardo Palleti, Ronnie Peterson, Roland Ratzemberger e Ayrton Senna, mas muitas outras vidas foram salvas graças a ele, como Didier Pironi em Hockenheim em 1982, Mika Hakkinen em Adelaide em 1995, Erik Comas em Spa 1992 e principalmente Martin Donelly, que teve um terrível acidente em 1990, em Jerez e Gerhard Berger em Imola 1989, que quase morreu queimado, Luciano Burti em Spa em 2001  e muitos outros. Depois de 2004,  Sid ficou como consultor de segurança da FIA até 2011, onde se aposentou e passou a viver com sua família.Sid escreveu um livro, muito cultuado entre os fãs de automobilismo, que é  'vivendo no limite', que infelizmente nunca li. Sid deixa mulher e seis filhos.


Sid Watkins foi congratulado com a ordem do império britânico em 2002. Sid sempre foi muito querido entre os pilotos e teve grandes amizades com eles. A mais conhecida e uma das mais fortes, era com Ayrton Senna. Watkins conta sobre o atendimento que ele teve que fazer em Ímola no documentário "Senna" que:. "Ele suspirou por um instante e seu corpo relaxou. E foi naquele momento… eu não sou religioso… mas eu pensei que o seu espírito tinha partido.” 

Até este exato momento, não foi anunciada a causa da morte. Espero Sid que tenha ido em paz, eu e principalmente a família dos pilotos que ajudou a socorrer tem muito o que agradecer a este homem.Adeus,Sid!

4 comentários:

TW disse...

uma grande perda para nós, mas me alegro que à esta altura ele está na amizade de inúmeros amigos, dentre eles, Senna.

Rodrigo Felix disse...

vá em paz, anjo da guarda das pistas!

Ron Groo disse...

Este merece todas as honras.

Anônimo disse...

Segundo o que eu li a causa da morte foi um Infarto.

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo