quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Adeus, Sid Watkins



Morreu hoje aos 84 anos, Sid Watkins, médico da F1 entre 1978 e 2004. Você pode até nãosaber, mas Watkins teve papel vital no aumento da segurança no automobilismo, além de salvar diversos pilotos. Neurocirurgião, Watkins já trabalhava com automobilismo desde a década de 60, quando Bernie Eccleston o convidou para trabalhar na F1 em 1978. Infelizmente, Sid não pode evitar algumas mortes de pilotos como Gilles Villeneuve, Ricardo Palleti, Ronnie Peterson, Roland Ratzemberger e Ayrton Senna, mas muitas outras vidas foram salvas graças a ele, como Didier Pironi em Hockenheim em 1982, Mika Hakkinen em Adelaide em 1995, Erik Comas em Spa 1992 e principalmente Martin Donelly, que teve um terrível acidente em 1990, em Jerez e Gerhard Berger em Imola 1989, que quase morreu queimado, Luciano Burti em Spa em 2001  e muitos outros. Depois de 2004,  Sid ficou como consultor de segurança da FIA até 2011, onde se aposentou e passou a viver com sua família.Sid escreveu um livro, muito cultuado entre os fãs de automobilismo, que é  'vivendo no limite', que infelizmente nunca li. Sid deixa mulher e seis filhos.


Sid Watkins foi congratulado com a ordem do império britânico em 2002. Sid sempre foi muito querido entre os pilotos e teve grandes amizades com eles. A mais conhecida e uma das mais fortes, era com Ayrton Senna. Watkins conta sobre o atendimento que ele teve que fazer em Ímola no documentário "Senna" que:. "Ele suspirou por um instante e seu corpo relaxou. E foi naquele momento… eu não sou religioso… mas eu pensei que o seu espírito tinha partido.” 

Até este exato momento, não foi anunciada a causa da morte. Espero Sid que tenha ido em paz, eu e principalmente a família dos pilotos que ajudou a socorrer tem muito o que agradecer a este homem.Adeus,Sid!

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo