Entrevista: Sebastian Buemi
Entrevista cedidia ao site oficial da F1
Q: Sebastien, foi um grande alívio para você ser escolhido para um dos cockpits da Toro Rosso?
Sebastien Buemi: Estou muito feliz, foi fantástico - e ainda é quase impossível descrever como é que eu me senti quando foi anunciado que eu ia conduzir na Fórmula Um. Mas, ao final do dia não mudou muito o meu trabalho. Com certeza, eu estou um pouco mais relaxado e agora a coisa boa é que agora eu sei que eu posso começar a trabalhar para estar bem preparado para a temporada.
Q: Se não tivesse acontecido, o que era o seu Plano B?
SB: Para ser honesto, eu não estava pensando em um plano B . Mas Red Bull teria pensado nisso, porque eles me gerenciam. Eles teriam me deixar conduzir novamente na GP2 ou me jogar a como terceiro piloto. Mas, na verdade, o terceiro piloto não conduz muito nesses dias, e por isso estou feliz que vou ser um dos pilotos da Toro Rosso em'09.
Q: Quando é que te avisaram disso?
SB: Foi um pouco antes do Natal. Foi o melhor presente de Natal que se possa imaginar.
Q: Como será substituir Sebastian Vettel? Está se sentindo sob pressão?
SB: Com certeza quem fosse contratado pro lugar de Vettel recebe um pouco mais de pressão, ele melhorou a equipe, por isso a minha primeira sensação é que estou-lhe grato por isso. E, obviamente, eu vou tentar fazer o meu melhor para viver de acordo com as normas que ele se fixou. As regras têm mudado muito, e pelo visto esse ano será muito diferente mesmo. Temos de esperar para a temporada começar para ver onde estamos e vou fazer o meu trabalho da melhor forma que puder.Não penso muito sobre o que ele fez ou o que eu deveria fazer.Com certeza, haverá comparações durante todo o ano, mas posso viver com isso.
Q: Mas certamente que no final da temporada 2009 que você gostará de estar na posição que ele está no momento ...
SB: Com certeza eu gostaria de, mas, para conseguir que você tem de trabalhar muito - e estou preparado para isso. Para o momento eu tenho muito a aprender e só depois de algumas corridas vai tornar claro onde estamos em matéria de desempenho , e se poderemos repetir a história de sucesso do ano passado.
Q: Você teve a oportunidade de completar todos os quatro dias de teste do Algarve pista esta semana. A equipe deve ter muita confiança em você e parece que eles têm grandes planos para você ...
SB: Eles entendem que para um novo piloto é realmente difícil chegar à primeira corrida e estar 100 por cento pronto, e com estes quatro dias eles estão tentando me preparar da melhor forma possível. Estes quatro dias no carro me deram muita auto-confiança e me ajudou a entender todo o processo de pitstops e largadas, e tudo virá naturalmente para mim sobre a grid em Melbourne.
Q: O seu companheiro de equipe ainda não está confirmado, embora existam dois candidatos para ela - Sebastien Bourdais e Takuma Sato. Você tem uma preferência?
SB: Realmente, Não . Agora que tenho o cockpit eu quero bater meu companheiro de equipe - é esse o objetivo. Se for um cara experiente, ele será de grande ajuda na melhoria do carro e posso aprender muito. Mas, como para uma preferência, não.
Q: Olhando para os dois candidatos, ambos são realmente experientes pilotos. Teve outra razão para que a equipe deixasse você testar os últimos quatro dias?
SB: Essa foi talvez a idéia por trás (da equipe).Se levarem alguém com experiência, ele precisa de menos quilometragem.
Q: A equipe Toro Rosso principal Franz Tost indicar quando a equipe fará um anúncio sobre o segundo lugar?
SB: Não.A data limite é a Quinta-feira na corrida de Melbourne.
Q: Você ficou em primeiro em Portimão, dirigindo o carro de 2008. But is it nerve racking seeing all your rivals gaining valuable data in their 2009 machines? Mas não te deixa nervoso ver seus rivais ganhando dados valiosos para usar em suas máquinas de 2009?
SB: Sim, mas o que posso fazer? Somente aprendi os procedimentos e obtive tanta confiança com o carro, para que possa concentrar-se na íntegra o novo carro quando ele chega e não tem que passar por situações normais. Red Bull vai trabalhar diante de nós com o novo carro e, por isso, já teremos uma pequena ideia sobre isso. Neste teste, sim, que era o carro, mas com baixa asas em preparação para esta temporada. É verdade que é muito melhor e sensato se testássemos o carro novo, portanto, fica difícil imaginar qual será o novo pacote. A única coisa que podemos experimentar são os pneus. A Após as condições meteorológicas piorarem nos últimos dias, alguns dos outros carros tinham alguns problemas. Mas foi bom para mim pra obter experiência na pista molhada.
Q: Então o que você fez foi uma questão diferente do que os outros carros fizeram com os seus carros de 2009?
SB: A única verdadeira comparação para mim foi o tempo que Sato e Bourdais fizeram (no ano passado). E foi uma boa sensação de estar à frente deles. E ainda mais da maneira que os tempos foram, eles são bons para o moral da equipe e para a publicidade.
Q: Alguma idéia de quando o novo Toro Rosso vai ser lançado?
SB: Eu não sei exatamente, mas a RB5 terá sua primeira excursão em 9 de fevereiro. Então, eu suponho que ele vai ficar um pouco mais tarde.
Q: Sebastien, foi um grande alívio para você ser escolhido para um dos cockpits da Toro Rosso?
Sebastien Buemi: Estou muito feliz, foi fantástico - e ainda é quase impossível descrever como é que eu me senti quando foi anunciado que eu ia conduzir na Fórmula Um. Mas, ao final do dia não mudou muito o meu trabalho. Com certeza, eu estou um pouco mais relaxado e agora a coisa boa é que agora eu sei que eu posso começar a trabalhar para estar bem preparado para a temporada.
Q: Se não tivesse acontecido, o que era o seu Plano B?
SB: Para ser honesto, eu não estava pensando em um plano B . Mas Red Bull teria pensado nisso, porque eles me gerenciam. Eles teriam me deixar conduzir novamente na GP2 ou me jogar a como terceiro piloto. Mas, na verdade, o terceiro piloto não conduz muito nesses dias, e por isso estou feliz que vou ser um dos pilotos da Toro Rosso em'09.
Q: Quando é que te avisaram disso?
SB: Foi um pouco antes do Natal. Foi o melhor presente de Natal que se possa imaginar.
Q: Como será substituir Sebastian Vettel? Está se sentindo sob pressão?
SB: Com certeza quem fosse contratado pro lugar de Vettel recebe um pouco mais de pressão, ele melhorou a equipe, por isso a minha primeira sensação é que estou-lhe grato por isso. E, obviamente, eu vou tentar fazer o meu melhor para viver de acordo com as normas que ele se fixou. As regras têm mudado muito, e pelo visto esse ano será muito diferente mesmo. Temos de esperar para a temporada começar para ver onde estamos e vou fazer o meu trabalho da melhor forma que puder.Não penso muito sobre o que ele fez ou o que eu deveria fazer.Com certeza, haverá comparações durante todo o ano, mas posso viver com isso.
Q: Mas certamente que no final da temporada 2009 que você gostará de estar na posição que ele está no momento ...
SB: Com certeza eu gostaria de, mas, para conseguir que você tem de trabalhar muito - e estou preparado para isso. Para o momento eu tenho muito a aprender e só depois de algumas corridas vai tornar claro onde estamos em matéria de desempenho , e se poderemos repetir a história de sucesso do ano passado.
Q: Você teve a oportunidade de completar todos os quatro dias de teste do Algarve pista esta semana. A equipe deve ter muita confiança em você e parece que eles têm grandes planos para você ...
SB: Eles entendem que para um novo piloto é realmente difícil chegar à primeira corrida e estar 100 por cento pronto, e com estes quatro dias eles estão tentando me preparar da melhor forma possível. Estes quatro dias no carro me deram muita auto-confiança e me ajudou a entender todo o processo de pitstops e largadas, e tudo virá naturalmente para mim sobre a grid em Melbourne.
Q: O seu companheiro de equipe ainda não está confirmado, embora existam dois candidatos para ela - Sebastien Bourdais e Takuma Sato. Você tem uma preferência?
SB: Realmente, Não . Agora que tenho o cockpit eu quero bater meu companheiro de equipe - é esse o objetivo. Se for um cara experiente, ele será de grande ajuda na melhoria do carro e posso aprender muito. Mas, como para uma preferência, não.
Q: Olhando para os dois candidatos, ambos são realmente experientes pilotos. Teve outra razão para que a equipe deixasse você testar os últimos quatro dias?
SB: Essa foi talvez a idéia por trás (da equipe).Se levarem alguém com experiência, ele precisa de menos quilometragem.
Q: A equipe Toro Rosso principal Franz Tost indicar quando a equipe fará um anúncio sobre o segundo lugar?
SB: Não.A data limite é a Quinta-feira na corrida de Melbourne.
Q: Você ficou em primeiro em Portimão, dirigindo o carro de 2008. But is it nerve racking seeing all your rivals gaining valuable data in their 2009 machines? Mas não te deixa nervoso ver seus rivais ganhando dados valiosos para usar em suas máquinas de 2009?
SB: Sim, mas o que posso fazer? Somente aprendi os procedimentos e obtive tanta confiança com o carro, para que possa concentrar-se na íntegra o novo carro quando ele chega e não tem que passar por situações normais. Red Bull vai trabalhar diante de nós com o novo carro e, por isso, já teremos uma pequena ideia sobre isso. Neste teste, sim, que era o carro, mas com baixa asas em preparação para esta temporada. É verdade que é muito melhor e sensato se testássemos o carro novo, portanto, fica difícil imaginar qual será o novo pacote. A única coisa que podemos experimentar são os pneus. A Após as condições meteorológicas piorarem nos últimos dias, alguns dos outros carros tinham alguns problemas. Mas foi bom para mim pra obter experiência na pista molhada.
Q: Então o que você fez foi uma questão diferente do que os outros carros fizeram com os seus carros de 2009?
SB: A única verdadeira comparação para mim foi o tempo que Sato e Bourdais fizeram (no ano passado). E foi uma boa sensação de estar à frente deles. E ainda mais da maneira que os tempos foram, eles são bons para o moral da equipe e para a publicidade.
Q: Alguma idéia de quando o novo Toro Rosso vai ser lançado?
SB: Eu não sei exatamente, mas a RB5 terá sua primeira excursão em 9 de fevereiro. Então, eu suponho que ele vai ficar um pouco mais tarde.
3 comentários:
Boa, Marcão. Excelente iniciativa de publicar essas entrevistas. Se me permite, só vou fazer uma observaçãozinha, tem um pedacinho que tá em inglês ali. Ahhhh... Excelente idéia ter colocado o topo com o Alan Jones. Nunca dão o reconhecimento que ele merece...
Valeu Felipão, já acertei.é que eu ponho tudo em ingles pra ir traduzindo aos poucos,ai eu acabo esquecendo de deletar esses trechos...
E o topo é o início de uma pequena homenagem que eu estou fazendo...
Muy buena entrevista a Buemi, es muy buen piloto y seguro que se notará en la F1. Saludos
Postar um comentário