Entrevista: Jarno Trulli
Entrevista cedida ao site oficial da F1:
Q: Jarno, Toyota terminou em quinto no campeonato de construtores no ano passado, mas ficaram longe de ganhar uma corrida. Quais são os seus objetivos para este ano?
Jarno Trulli: Bem, infelizmente não temos sido capazes de chegar ao topo do pódio, mas temos melhorado consistentemente nosso desempenho no ano passado e com a chegada de Timo (Glock) fomos até mais longe. Para este ano os nossos objectivos são muito simples: lutar pela primeiras posições, pontuar tantos pontos quantos forem possíveis - e lutar para ganhar a primeira corrida .
Q: Devido às más condições climatéricas em testes nos últimos dois dias, você ganhou muito pouca experiência com o TF109. Do que você viu nessas poucas voltas em Portimao, qual é a sua impressão do novo carro?
JT: Bem, em poucas voltas você não pode obter um veredito final sobre um carro novo, mas a sensação geral é que nós podemos olhar para esta temporada bastante confiante. Quando chegarmos em condições normais de testes -em locais muito quentes - vamos compreender muito melhor quando nós testarmos mais. Então, eu diria que, após o teste do Bahrein, no início do próximo mês vou ser capaz de responder a esta pergunta com mais precisão.
Q: Você é um dos membros da Grand Prix Drivers Association, portanto, qual é a sua posição sobre KERS, em relação a segurança de todas as pessoas envolvidas?
JT: Nós pilotos sabemos tão pouco sobre KERS, e sim a partir de incidentes sabemos de algumas das equipas que estamos um pouco preocupados. Mas estou convencido de que a FIA tenha um olhar sobre essa questão. Nos últimos dois dias eu estava correndo o carro com KERS e não tenha havido nenhum problema, mas depois, não posso dar-lhe uma compreensão em profundidade de modo que temos de ver o que acontece nos próximos testes.
Q: Presidente John Howett da Toyota disse apenas que a equipe precisará de uma forte temporada ou o futuro da Toyota na F1 poderia ficar em dúvida ...
JT: É precisose entregar como uma equipe. Todos na Toyota estamos enfrentando um momento difícil de como pudemos chegar a uma idade em que temos de mostrar a nossa verdadeira face. Para Timo e eu, nós queremos ganhar e receber tantas boas posições quanto possível. Todos compreendemos que temos de apresentar resultados, e estamos totalmente comprometidos.
Q: Você é um dos mais experientes pilotos no grid. Será que isso ajudará a adaptar mais rapidamente às novas regras em função da nova temporada em teste proibição?
JT: A experiência sempre ajuda. Mas fato é que temos de nos concentrar exclusivamente em relação ao restante dos testes de Inverno e aquilo que é mais importante é que temos de buscar o acerto logo antes Melbourne, porque não haverá nenhuma chance de dar a volta por cima dramaticamente durante a temporada.
Q: Todos estes novos dispositivos - KERS, asa dianteira ajustável, etc - estão no local para reforçar a ultrapassagem. Será que vão realmente ajudar?
JT: A asa dianteira vai ajudar, mas KERS é um mundo completamente novo - se introduzirmos ele.Há tão pouco tempo para realmente integrá-lo e obter experiência suficiente para podermos compreender como usá-lo. Temos de ter a certeza que é seguro e confiável, e então temos que descobrir se ela possui uma vantagem. KERS é um ponto de interrogação.
Q: Você acha que as mudanças das regras farão as corridas mais emocionantes para os fãs?
JT: A meta é ter uma corrida melhor para todos nós - e estou certo de que podemos alcançar essa meta.Cautelosamente eu prevejo que iremos ver mais ação na pista.
Q: Houve conversações sobre um novo formato de qualificação. Acha que é mais benéfico e mais interessante um novo formato?
JT: Este não é para nós pilotos decidirmos. Vamos ter de se adaptar às mudanças que acontecerão pra aumentar a emoção da corrida final de semana.
2 comentários:
Grande Marcão
Saiu na frente de novo...
Esta ya la había leído anteriormente es muy buena también, este año tienen un objetivo claro y a ver si les sale bien. Saludos
Postar um comentário