sábado, 6 de abril de 2013

Williams 35 anos - Capítulo XVI


Mesmo com o título de construtores em 1986,o clima estava pesado na Williams.Nigel Mansell e Nelson Piquet se degladiaram na pista por um título que caiu nas mãos da Alain Prost,em um resultado surpreendente .Em 1987 a Williams queria mostrar sua total hegemonia,e fez alguns ajustes em seu já bom FW11,que virou FW11B. Piquet e Mansell foram mantidos,mas agora tinha uma diferença: Frank Williams estava de volta ao comando da equipe junto a Patrick Head, e acabou "equilibrando" as coisas.Frank Mandou Patrick Head e Frank Dernie ficariam se revezando entre os carros de Piquet e Mansell de 4 em 4 corridas, para evitar que um ou outro acusasse o time de favorecimento.E eles estavam liberados para disputar o título agora.A Williams estava preparando uma suspensão ativa e Nélson Piquet ficou a cargo disso,enquanto Nigel,apenas corria.Nélson Piquet sabia que mesmo com a vinda de Frank,Nigel Mansell seria ainda o primeiro piloto,pelo menos para Patrick Head e com menos privilégios,mas ainda seria o primeiro piloto.Então Piquet tratou de desestabilizá-lo com frases ditas na imprensa e brincadeiras feitas com inglês nos boxes,a fim de desconcentrá-lo e induzi-lo ao erro,pois só assim ele teria alguma chance de ser campeão, já que a Williams indicava nos testes que não teria adversários,A Ferrari andava em baixa, a Lotus pegou o motor Honda,mas ainda tinha problemas estruturais e a McLaren já tinha um motor TAG Porsche turbo defasado.


A temporada começa em Jacarepaguá e Alain Prost vence seguido de Piquet. Mansell foi o sexto colocado.Em Ímola um grande susto:Nélson Piquet sofre um grave acidente na Tamburello nos treinos de sábado e não corre no domingo.Ele bem que tentou,saiu do hospital por conta própria e procurou o Dr Sid Watkins,médico da F1.O Teor da conversa foi algo hilário:
Sid Watkins: Nélson não posso te deixar correr,porque você tem um traumatismo craniano.
Nélson Piquet: Como sabe?
SW: Você só calçou um sapato, esqueceu de calçar o outro!
NP: Não esqueci,eu só não consegui calçar o sapato porque esse pé tá muito inchado..."

Nélson saiu esbravejando,dizendo que Sid Watkins estaria favorecendo o Mansell,que por sinal venceu a corrida.Esse acidente acabou lhe causando alguns problemas.Algumas dores,e um grande instabilidade do seu sono,que lhe fazia dormir apenas 3 a 4 horas por dia.Já não era tão rápido quanto antes da batida,mas então Piquet tratou de ser um piloto mais tático buscando somar mais pontos possíveis em vez de ir como louco em busca da vitoria.E claro, tentar desestabilizar o máximo possível Nigel Mansell.


Em Spa,Mansell e Piquet abandonam a corrida.Em Monte Carlo,Senna vence e Piquet chega em segundo e Mansell abandona.Detroit,mais uma dobradinha Senna-Piquet e Mansell chega em quinto. Em Paul Ricard, agora é a dobradinha da Williams com Mansell e Piquet.A próxima corrida era Em Silverstone.


Piquet era pole.E ele e Mansell disparam na frente e fazem uma disputa particular.com Piquet mantendo uma boa distância pra Mansell,que acaba tendo que fazer uma parada não prevista,mas mesmo assim volta em segundo a 28s de Piquet.Em uma sequencia de voltas voadoras ele enconsta em Piquet e prepara o bote,mesmo sabendo que o seu combustível não duraria até o final, se continuasse nesse ritmo.A 4 voltas do final Mansell faz uma belíssima ultrapassagem em Piquet, que o deixa desconcertado. Mansell vence e a torcida inglesa vai a loucura e invade a pista.Mansell fica sem combustível na volta da vitória,mas é cercado por torcedores eufóricos.Um dia inesquecível pra Mansell,que tinha empatado com Piquet e estava apenas um ponto atrás de Senna.



Em Hockenheim,Piquet vence e Mansell abandona.Com terceiro lugar de Senna,Piquet assume a liderança.Cansado de ter que disputar o primeiro posto da equipe com o piloto que não era campeão mundial,Piquet anuncia que vai pra Lotus em 1988.E ele vence a corrida,e Mansell abandona a seis voltas no final,dando mais vantagem a Piquet,que agora tinha sete pontos de vantagem pra Senna e dezoito pra Mansell.Frank Williams deu uma declaração que demostra bem o espírito Williams:"Gostaria que ele ficasse. Acho que Nelson está cometendo um grande erro. Fiquei triste, mas nem um pouco preocupado. Já estou nesse negócio há tempo suficiente para saber que o mais importante são os carros e não os pilotos.”


Na Austria,dobradinha da Williams com Mansell-Piquet, que mantinha nove pontos de vantagem pra Senna e quinze pra Mansell.Em Monza, A Williams iria estrear sua suspensão ativa,que estava sendo desenvolvida por Piquet,que venceu com tranquilidade.Mansell foi o terceiro,e sentiu dificuldade em dirigir o carro com esse novo aparato.Piquet disparava na liderança e a Williams tinha quase o dobro de pontos pra Lotus,a segunda colocada nos construtores. Em Estoril,Piquet chega em terceiro e Mansell abandona.a Williams resolve tirar a suspensão ativa dos carros pra deixar os dois pilotos em condições de igualdade.Mas Piquet tinha uma vantagem muitíssimo confortável já. Mansell vence em Jerez e Piquet chega em quarto; A diferença diminui pra quinze pontos faltando três corridas.


Agora era a corrida no México.No Sábado,Mansell não passava muito bem pois experimentara muitas iguarias mexicana na noite anterior e estava sofrendo do popular piriri. Piquet percebendo do sucedido,vai ao Banheiro dos boxes e tira o papel higiênico de lá,algo que quando Mansell entrou ao banheiro,deve ter rugido de raiva...Mesmo com tanto piriri,Mansell venceu e fez mais uma dobradinha com Piquet e diminuiu a vantagem pra doze pontos.Em Suzuka seria a decisão.No sábado,Piquet era o mais rápido.Mansell foi pra pista e na tentativa de Ultrapassá-lo perde o controle e bate com violência no muro.Mansell sente muitas dores e é vatado pra correr em Suzuka.Piquet campeão e a Williams era campeã de Construtores.A hegemonia da Williams estava de volta.Sem Mansell,Piquet nem forçou o ritmo e abandonou com problemas e comemorou seu tricampeonato.Ao sair de Suzuka foi abordado por japonesas em busca de um autógrafo do brasileiro,que surpreendeu a todos que o conheciam com uma inédita disposição
de dar autógrafos para uma fila de fãs japonesas. A inesperada gentileza tinha uma explicação que só os brasileiros entendiam, na pergunta que ele fazia a cada uma das fãs, supostamente em japonês, depois de cada autógrafo:"Tá com o cu coçando?". Todas as fãs respondiam afirmativamente, sorrindo. E Nelson se divertia, com dificuldade para conter as gargalhadas...


Em Adelaide,na última corrida do ano,o italiano Ricardo Patrese foi chamado pra substituir Mansell,que ainda não tinha condições de dirigir.Novamente mais um abandono de Piquet e de Patrese,que logo depois foi anunciado como o piloto da Williams,que substituiria Piquet.



A Honda que estava com a Williams desde 1983 acaba pregando uma peça em Frank e Head.Por causa de Senna que tinha um ótimo relacionamento com os japoneses da Honda Resolveram ir Pra McLaren para continuar a desenvolver o projeto do motor turbo que já estava bastante evoluído.Frank e Patrick agora tinham que arruma routro fornecedor de motor pra 1988,em pouquíssimo tempo.


3 comentários:

GiglioF1 disse...

Marcos,

Post de tirar o folego...belo trabalho...
Fico imaginando se a Williams estive ganhando o campeonato...O show que seria!!!!

Sobre o Grid boy, acho que mais de um gostaria...

Grande abraco!!

Tiago Wakabayashi disse...

auauhahusa piquet é mt comédia

queria saber se até hj os japas já descobriram o real significado xDDD

mansell tbm é outro joker do paddock
ataque de piriri nele

agora vou ler a temporada q todo sennista gosta *-*

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo