Williams FW15c CVT
espero que não haja problemas,mas vi isso no blog f1 nostalgia e não pude deixar de ler e dar o meu pitaco sobre esse projeto revolucionário da Williams em 1993.Texto de Rianov Albinov:
"Imagine um carro com suspensão ativa, freios ABS, controles de tração e estabilidade, motor V10 e com cambio CVT, pois é, este carros já existiu, foi a Williams FW15c CVT de 93. Quando falamos em supremacia nas pistas de F1, sempre vem o nome da Williams no inicio da década de 90. Com muito dinheiro a ser gasto, otima equipe técnica e excelentes pilotos, a Williams dominou a F1 em 92 e 93, e esperava-se muito para 94. No final de 93, a Williams vinha com um super componente para incrementar ainda mais sua FW15c, um cambio CVT, transmissão continuadamente variável. O primeiro teste ocorreu em 20 de Setembro de 93, com Alain Menu ao volante. Nesta época, o cambio CVT estava certo de proibicão em 94, mas a Williams insistia nos testes para ver se a FIA voltava atrás. Não voltou. Outro piloto que andou testando a Williams CVT foi David Coulthard, que na época era piloto de testes da equipe. Com este super carros, a Williams de Senna seria imbatível para a Benetton de Schumacher em 94. Só que a FIA cortou as "asas" da Williams, e ainda foi mais fundo, eliminando todas as ajudas eletrônicas dos carros como o ABS e o controle de tração. Sem estes aparatos tecnológicos, a Williams voltou a ser um carro deste planeta. Hoje essa Williams repousa em um museu em Eindhoven na Holanda."
Pra que não conhece(assim como eu)como funciona o cambio CVT,vai um texto do blog do estadão:
Ainda estamos longe de ter a diversificação dos mercados europeu e norte-americano, por exemplo, mas já temos algumas opções interessantes a escolher. Chegamos ao ponto de ter seis modelos equipados com câmbio automático CVT (Continuously Variable Transmission), com relações de marcha continuamente variáveis. O mais conhecido deles é o Honda Fit, mas há também Nissan Sentra, os Mercedes Classe A e B, além dos Audis A4 e A6. Mas não é todo mundo que sabe qual é a principal diferença do CVT em relação ao câmbio automático convencional, ou quais são suas principais vantagens.
Trocando em miúdos, a principal diferença entre o câmbio CVT e os automáticos com conversor de torque é que o primeiro não tem engrenagens, mas apenas duas polias de diâmetro variável unidas por uma correia metálica de alta resistência. Com funcionamento semelhante a um câmbio de bicicleta, o CVT tem a vantagem de proporcionar uma aceleração contínua, sem trancos. Exceto o Fit, os demais modelos com CVT que estão disponíveis no Brasil têm opção de trocas seqüenciais para agradar os que gostam de um estilo mais esportivo de dirigir. Mas afinal, você, caro leitor, que já esteve ao volante um carro com câmbio CVT, aprova esse tipo de transmissão?
1)A insistência da Williams em testar algo que não seria aprovado,foi crucial pro eventual fracasso do carro em 1994,sem todos os aparatos eletrônicos,não restando tempo hábil pra testar com eficiência o carro;
2)E que se por acaso,a eletrônica não fosse banida e esse câmbio fosse implementado,o domínio da Williams seria muito maior,e talvez Schumacher não tivesse ganho os dois campeonatos em 1994 e 1995.(Lógico que se o domínio fosse absurdo em 94 a FIA iria acabar banindo a eletrônica d equalquer jeito).
3)E que talvez esse chamariz do câmbio CVT tivesse sido o canto final da sereia que seduzia ano após ano Ayrton Senna,que resolveu assinar com a equipe;
Tudo são apenas suposições,o famoso "se".Mas como diz o velho ditado, "Se minha mãe tivesse bigode,eu teria dois pai(sic)"
2 comentários:
Marcos,
Interessante tema...é notavel como evolui os cambios e as tecnologias nos ultimos 10 anos...imagine como será nos próximos 10...
Levei um susto com o novo tag....pensei que já estava virando a casaca!!!!
Abraco!
Grande Marcão
Com Marrom mandando no som,e agora de Chip Ganassi,nada como torcer pra vários times.....
abraço
A Charge tá lá meu amigo,a do Coulthard,vou colocar uma tarja com a vossa permissão,pela molecada,e depois vou postar.
abraço
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