domingo, 1 de junho de 2008

Dissecando o piloto - Scott Dixon

Ronald Scott Dixon é Neo-zelandês,mas nasceu no 22 de Julho de 1980,em Brisbane,na Austrália.Sua família mudou-se quando Dixon era um menino e ele adotou a cidadania Neo-zenlandesa.Scott começou a correr de karts aos 5 anos e chamou a atenção da mídia neozelandesa ao conseguir uma licensa especial para dirigir aos 13 anos.O mínimo permitido pra s eobeter uma licença especial de piloto na Nova Zelândia é de 15 anos.Dixon disputou o seu primeiro campeonato dirigindo um Nissan Sentra.Seu jeito agressivo de dirigir he rendeu várias vitórias nas categorias que disputou na Nova Zelândia.Em 1994 ele vence a F-Vê neozelandesa,em 1995 venceu a F-ford classe C com 13 vitórias em 14 etapas, e em 1996 venceu a F-Ford.Em 1997 dixon decidiu correr na Austrália.Sem dinheiro pra correr lá,conseguiu a ajuda do empresário Chistopher Wingate e o piloto Kenny Smith,que lhe patrocinaram e forneceram passagens aéreas para Nova Zelândia e Austrália.Dixon terminou o ano como o rookie do ano e terceiro lugar no campeonato de F-4000 australiano.Ele recebe um convite para a equipe SH racing,mas ele teria que trazer um patrocínio de 250 mil dólares.Wingate então reuniu um grupo d eempresários e propôs a família de Dixon que pagaria o patrocínio de dixon,mas que queria em troca 50% dos futuros lucros com o jovem piloto.O negócio foi fechado e os empresários investiram US$ 1 milhão e Scott dixon pode dirigir sem se preocupar com patrocínios.Dixon venceu a F-4000 australiana sem contestação.Foi convidado para correr na Austrialian v8 supercars,mas um outro convite chamou muitomais a sua atenção.

Em 1999,Dixon se muda para os EUA,para correr na Indy Lights.Depois de um teste me Sebring onde quebrou o recorde de pista na oitava volta,Dixon foi contratado pela Johansson Motorsports,equipe do ex-piloto Stefan Johansson.ele foi constantemente rápido durante o ano,venceu em Chicago e terminou em quinto lugar no campeonato.Em 2000 ele foi para equipe PacWest na Indylights,equipe pela qual ele venceu o campeonato,com 6 vitórias.

A PacWest promoveu Dixon na sua equipe na CART,ele teve como companheiro o brasileiro Maurício Gugelmin.Dixon venceu em Nazareth,aos 20 anos,9 meses e 14 dias.Chegou a se noticiar que ele tinha sido o mais jovem a vencer uma corrida nos EUA,mas na verdade o recorde era de Jimmy Davies,que venceu aos 20 anos,2 meses e 29 dias.(OBS:Graham Rahal quebrou esse recorde agora na corrida de St Petesburg.)Dixon foi o rookie do ano e terminou em oitavo na temporada.Em 2002 continuou na PacWEst mesmo com os problemas financeiros da equipe.A Equipe acabou falindo no meio da temporada,e por intermédio da Toyota,Dixon foi incrito com um terceiro Carro na Chip Ganassi,tendo como companheiros Bruno Junqueira e Kenny Brack.Comecaria aí uma longa parceria que dura até os dias de hoje.

A Chip Ganassi,junto com a Penske e a Andretti-Green migram para IRL e Dixon venceu logo na primeira corrida,em Homestead.No japão um acidente comTony Kanaan,dixon quebra a mão,fica duas corridas de fora mas ainda sim vence o campeonato em 2003.A nota triste do ano fica pelo o falecimento de seu grande amigo Tony Renna que era seu companheiro de equipe,em um acidente em Indianápolis.Em 2004,por problema sno motor Toyota,dixon não pôde defender o título por causa do fraco desempenho do motor Toyota.No mesmo ano Dixon,dirigiu um carro de f1 em um teste pela equipe Williams.Ironicamente,foi a BMW e não a Toyota,fornecedora de motores da Ganassi na época,que conseguiram um teste para Dixon em 2004,no circuito de Paul Ricard.Semans mais tarde,outro teste em Barcelona,no qual ele não foi muito bem e sepultou suas chances de ir para a F1.

Em 2005,Ganassi entrou em crise,com o motor Toyota não rendendo mais como antes,Dixon e seu companheiros de equipe,Ryan Briscoe e Darren Manning sofriam com o carro.Manning acabou despedido,Briscoe quase morreu em um acidente em chicago e Dxion também sofria sérias ameaças de demissão.Mas uma vitória em Watkins Glen o fez renovar com a Ganassi por mais três temporadas.Em 2006,agora com o motor Honda,e como um novo companheiro,o campeão em 2005 Dan Wheldon,Dixon termina em quarto no campeonato,com duas vitórias(em Nashville e Watkins Glen(Dixon foi o primeiro piloto da IRL a vencer uma prova disputada sob chuva) .Dixon também venceu no início de 2006,junto com Dan Wheldon e Casey Mears,as 24 horas de Daytona.Dixon também testou o carro da NovaZelândia no A1 GP em Dubai,México e EUA,não podendo correr por questões contratuais com a Ganassi.

Em 2007,Dixon trava uma luta emocionante pelo o título com o escocês Dario Franchitti.As duas últimas corridas da temporada foram épicas,com Dixon fazendo uma manobra bastante suspeita em Detroit,tentando tirar franchitti da corrida e em Chicago,quando liderava a corrida até a última volta,quando ficou sem combustível e viu a vitória e o campeonato cairem no colo de Franchitti.

Em 2008,Dixon desponta com um dos favoritos ao Título,com três vitórias,inclusive nas famosas 500 milhas de Indianápolis.

Scott Dixon é casado Com Emma Dixon e mora em Indianápolis,Disputa nas horas vagas competições de Triatlon,ama chocolate e não vive sem seu Ipod.Ele adora Rugby,e tem como ídolos Ayrton Senna e Lance Armstrong.Dixon é fã de "Lost", e da banda Keane.

Abaixo o vídeo da vitória das 500 milhas de Dixon:




Fontes e fotos: http://www.scottdixon.com/sd.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Scott_Dixon e arquivo pessoal.

1 comentários:

Anônimo disse...

Estava morando na Nova Zelândia quando Scott Dixon tirou a licensa especial pra pilotar. Lembro que foi a manchette em vários jornais naquela época.

Já sabiam que esse cara ia mandar bem um dia!

Abraços,

Rodrigo Segura

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo