Williams 35 anos: Renault Laguna BTCC
A Williams entrou no BTCC (Campeonato inglês de turismo) em parceria com a Renault, que queria ajuda para desenvolver sue modelo Renault Laguna para a competição. E com um bom aporte financeiro, a Williams trouxe para fazer companhia ao suiço Alain Menu o campeão do BTCC em 91 Will Hoy. A equipe foi bem, venceu 10 das 26 etapas em 95 (7 vitórias de Menu e 3 de Hoy), e com Menu sendo vicecampeão e Hoy o quarto, a Renault venceu o campeonato de construtores.
Em 1996 as coisas ficaram um pouco mais difíceis no desenvolvimento do carro e pelo amplo domínio da Audi. Alain Menu conseguiu 4 vitórias e foi vice campeão, enquanto Hoy ficou apenas em nono lugar. Em 1997, o grande ano da parceria, com Alain Menu voando na pista, vencendo 12 das 24 etapas e se sagrando campeão. Com Jason Plato venceu duas corridas e terminou em terceiro, e a Renault venceu novamente os construtores.
Em 1998, a equipe teve como principal patrocinador a Nescafé, e deixou o carro verde, diferente do azul e amarelo usado de 95 a 97. Mas em 1998, era o primeiro ano do fim da parceria oficial entre Williams e Renault, e como a Renault tinha passado a fornecer motores para Williams por suas subsidiárias, a Williams passou a diminuir o apoio a Renault. com isso, Plato e Menu sofreram um pouco e terminaram a temporada em quarto e quinto colocado, com apenas 4 vitórias em 26 etapas. A alegria foi com o norueguês Tommy Rustad, que venceu a categoria independente da BTCC com o Renault Laguna Williams de 1997.
Em 1999, a Williams estava mais voltada à BMW, que disputava as 24 horas de Le Mans do que a equipe da Renault na BTCC. Alain Menu saiu da equipe, e Jean-Christophe Boulion foi o seu substituto. A Equipe teve apenas uma vitória com Jason Plato, que terminou em quinto no campeonato. Boulion terminou em décimo. Em 2000, já sem o apoio da Williams, a Renault resolveu retirar sua equipe do BTCC.
No fim, a parceria entre Williams e Renault rendeu 33 vitórias, 29 poles e um título em 1997.
0 comentários:
Postar um comentário