quarta-feira, 15 de maio de 2013

Sobre pneus pirelli



Leio muitas declarações fervorosas a favor e contra os pneus de farofa da Pirelli. Uns dizem que as corridas estão imprevisíveis  diversas variantes, outros dizem que a F1 está artificial e virou uma competição de gestão de pneus. Eu concordo com os dois lados, mas sinceramente vejo exageros de ambas as partes. Espero que todos leiam meus argumentos, porque a mania agora é ler o título e o primeiro parágrafo pra dar pitaco depois.

 Não vejo essa caça às bruxas à Pirelli necessária. Quando ela entrou na F1, as instruções a ela foram bem claras: Está todo mundo de saco cheio dos pneus ultra duráveis da Bridgestone. Então ela deveria fazer um composto que variasse o desempenho dos carros, e tentasse deixar a F1 mais equilibrada. Em 2011, isso não surtiu muito efeito, mas em 2012 tivemos uma grande temporada, uma das melhores dos últimos anos, muito por causa da Pirelli. Sim, a Pirelli errou a mão nesse ano, mas é injusto malhar uma fornecedora logo quando se tem 79 paradas em uma corrida. Porque não criticou no ano passado então, que também teve bastante paradas? E F1 na maioria dos seus 63 anos nunca foi uma categoria de velocidade pura, acho que só nos anos 80 é que vimos carros que davam o máximo sem se preocupar com pneus, gasolina, etc...

A Pirelli admitiu mudanças, mas acredito que façam mudanças sutis. Mudar pneus, que está sendo tão fundamental na disputa do campeonato costuma ser perigoso. Só reparar: a Red Bull critica ferozmente os pneus. a Lotus e a Ferrari, não. O último pódio foi feitos por pilotos de quem mesmo? A Red Bull sabe que vai perder terreno nesse campeonato pois não consegue se adaptar aos pneus. a Ferrari e a Lotus, já pegaram a manha. Então quem esta insatisfeito reclama, sem culpar a Red Bull, qualquer equipe que não está na frente reclamaria, Ninguém lembra de 2005, quando os pneus Michelin eram os melhores, e a Ferrari pressionou a FIA para que a Michelin mudasse os seus compostos, mudou e acabou tendo aquele problema nos Estados Unidos, depois disso, a Michelin cansou de politicagem e resolver sair da F1. Se você pensa que a Red Bull está propondo mudanças pra melhorar o âmbito esportivo, não seja tolo, só está preocupado com interesses próprios. Ela ou qualquer outra equipe seria assim.

Outro problema para uma mudança brusca dos pneus Pirelli atinge outras equipes médias, a que estão pensando em priorizar 2014, poupando a grana, e teriam que acertar ainda o carro de 2013 que teria que se adaptar aos pneus. Force India, Sauber, Toro Rosso, Williams, Caterham e Marussia iam ter que se virar nos 30 com dinheiro, tempo e funcionários acertando o carro à medida desses novos pneus.

Sim, esses pneus estão uma merda. Quatro paradas é demais.Mas alterar os pneus agora,sem possibilidades de testes, com mudanças que acarretaram em grana para equipes estão minando recursos pra 2014 desde já, é um risco muito alto. Uma mudança radical nesses pneus só daria benefício a quem tem muita grana pra gastar. e pode deixar o campeonato, que até aqui tem 3 ótimos pilotos disputando ficar polarizado e sem graça. Resumindo, pode estar ruim com eles, mas sem eles a coisa pode ficar muito pior e sem graça, como em 2011 por exemplo.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo