sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Sobre Schumacher



Antes de mais nada, admito que não posso lutar contra as estatísticas de Michael Schumacher. Afinal, pelos os números, Não existe piloto melhor do que Michael Schumacher e realmente seus números são impressionantes, principalmente o número de vitórias. Alguns o consideram como lenda. Inigualável. o melhor de todos os tempos. Além dos números é inegável que Schumacher é um dos maiores de todos os tempos na F1, mas acho que é um dos poucos que estão entre os melhores que não é fora-de-série.



Michael Schumacher não é um piloto fora-de-série. Um piloto fora-de-série tira leite de pedra, pega um carro que não é o mais rápido do grid, e vence corridas, vai à pódios, por mais mérito de sua pilotagem do que mérito próprio. Schumacher compensou essa falta de genialidade com uma obstinação e afinco fora do comum, ou usando melhor a expressão em voga desse parágrafo, fora-de-série. No período da F1 em que podia se testar à vontade, Schumacher era o que mais treinava. Na Benetton e principalmente na Ferrari, era ele que treinava a exaustão largadas e pit stops,. Quando Rubens falava abismado que o Schumacher mudava configurações no volante em média sete vezes por volta, não é porque ele era gênio, ele tinha treinado muito bem cada ponto da pista, e estudado meticulosamente a configuração naquele determinado trecho. Nisso ele foi pioneiro. Mas aí você vai me dizer, isso não faz dele um fora de série? Há dez anos atrás isso o faria, mas todo mundo no grid agora faz isso, então seu trunfo na manga se tornou comum.


Outro ponto em comum entre Schumacher e os outros grandes, foi sua obstinação pela vitória a qualquer custo.Tanto é que seu primeiro título veio a troco disso, aquela fechada criminosa que ele deu em cima do Hill depois de errar o trecho em Adelaide. Um ano que seu Bennetton tinha todas as traquinagens ocultadas possíveis. Em 1995, Um título incontestável. Em 1997, ele tentou mais uma traquinagem,mas dessa vez, sua tentativa em provocar um acidente falhou e lhe causou a perda de todos os pontos. Depois de vencer em 2000 e conseguir junto com Ross Brawn, Jean Todt e Rory Byrne fazer da Ferrari imbatível, resolveu que tinha que vencer todos os campeonatos por achar que tinha um direito adquirido seu. Embora o seu companheiro tenha sido o falastrão Rubens Barrichello, ele não se opôs ao fato da Ferrari eliminar qualquer disputa pelo título. Era o Schumacher garantir o título, e o resto que se dane. Claro que todo grande campeão, tem que ser um Filho da puta. Prost foi, Senna foi, E acho que Schumacher foi mais fdp, mais obcecado pela vitória, dos que os dois juntos. Tanto que ele tem o mesmo número de títulos dos dois juntos


Mas o erro crucial de Schumacher foi ter aceitado voltar à F1. Ele tinha encerrado no auge, tendo disputado um campeonato roda a roda com Alonso.  Mas o ego acabou falando mais alto. Os Fãs dele pediam essa volta. Ele queria essa volta, para poder disputar de igual pra igual com essa geração, mostrar que realmente o maior entre os maiores da F1. Achou que dava, que dominaria a F1 novamente, mas não deu. A F1 é outra, a geração é outra. Saem os Coulhards e Frentzens para dar a lugar a nomes como Vettel e Hamilton, e jovens valores da sua época como Alonso e Button viraram grandes pilotos. E os testes ficaram restritos. Se quisesse treinar bastante, tinha que ser no simulador. E Schumacher enjoa no simulador. E sem controle de tração, Schumacher não sabia dosar seus pneus. Primeiro acharam que era o carro, depois os pneus, depois, os outros pilotos que eram culpados pelo abandono. E depois de levar pau pelo terceiro ano seguido do seu companheiro de equipe, Schumacher foi forçado melancolicamente a parar. Um multicampeão que não precisava sair dessa maneira. Ainda mais dizendo que se sentia aliviado por sair. A F1 de diversão, tinha virado um inferno para ele.


Não digo que Schumacher foi o pior dos pilotos, mas também não foi o melhor. Mas é a minha opinião é que Schumacher tinha um currículo irretocável e resolveu expandi-lo, só conseguiu expandir o número de corridas disputada . Não gosto e nunca gostei do  Schumacher, por esses motivos, não consigo ver o gênio que os outros veem, mas sim um grande piloto esforçado que teve uma equipe trabalhando exclusivamente para ele e que os resultados vieram . Vejo Michael Schumacher como um grande jogador, que soube ter as cartas certas na mão pra poder ter tudo que queria. Sua dedicação ao trabalho técnico que parecia uma maquina, em uma época que os pilotos ainda estavam se assimilando de que deveriam além de ser pilotos, serem super atletas, seu lado politico ao conquistar os mecânicos de sua equipe(como todo piloto que deseja ser campeão deve fazer) o fizeram o maior estatisticamente.


Schuamcher não merecia esse 'porém' em sua carreira.Agora deverá ser lembrado como o heptacampeão mundial, que tentou voltar à F1 e não foi bem sucedido. Agora espero que ele descanse ou vá seguir carreira em outro lugar. Ir para um mundial de Endurance, por exemplo. Correr as 24 horas de Le Mans. A vida não acaba depois que se sai da F1. Se ele ama tanto correr e se diverte tanto com isso, espero que ele continue a se divertir com outros carros pelo mundo.




OBS: Espero não ser muito xingado sobre esse texto...rs

0 comentários:

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo