sexta-feira, 15 de julho de 2011

Necessário?


A FIA divulgou um vídeo sobre testes realizados com capotas de caças, emuma investigação para uma possível mudança no futuro que os cockpits de monopostos sejam revestidos com essa bolha. Os estudos começaram após dois acidentes graves em 2009 com Felipe Massa na F1 e com Henry Surtees na F2 que acabou sendo fatal. Os dois foram atingidos por objetos no capacete. Massa por uma mola; Surtees por um pneu.


Sinceramente, não concordaria um uma possível mudança em um cockpit fechado. Primeiro, infelizmente os dois acidentes foram fatalidades, não há como prever isso; Segundo, no caso de algum incêndio, fumaça ou acidente forte que o piloto ficar desacordado, dará para se fazer um salvamento rápido retirando a bolha? creio que por mais dispositivos que se criem dentro ou fora, ainda fica difícil em uma situação de emergência; Terceiro, os pilotos já não mais a mesma identificação por causa dos capacetes que mudam mais que humor de mulher em TPM, sob uma bolha então, os números teriam que ser maiores para a identificação.

Não gostei da ideia, ainda acho o automobilismo um esporte de risco, mas com risco aceitáveis. Tudo que seja relativo à segurança é válido, mas não se pode lutar contra o impoderável.

OBS: pelo menos vão se discutir os testes durante a temporada para 2012. A função de piloto de testes vai voltar a ter serventia...

5 comentários:

Winston disse...

Hei! Sei que o assunto não tem a ver com o post...mas último dia 13 foi aniversário de um piloto que pilotou pela Williams: Thierry Boutsen hehehe
Seria legal um post a respeito, ainda mais que ele deu a primeira vitória para o motor renault aspirado em 89, senão me engano..

Abraço!

Marcos Antonio disse...

Winston anotado a sugestão vou fazer pra sair domingo.

Obrigado pela dica e pela visita!

TW disse...

também não gostei da ideia!
acabaria com toda a graça da f1, mesmo sendo algo útil para a segurança, embora seja para eventos realmente pontuais.

mas me atrevo a dizer que daqui a alguns anos, acho que será sim implementado.

Marcelonso disse...

Marcão,

É esquisito mesmo, soy contra!

abs

Anônimo disse...

Queria saber oq os pilotos pensam sobre isso. Eu particularmente, concondo 100% com tudo que tu disse. Até poeque é Muito extremismo, pareçe que a FIA ta tentando criar uma coisa muito falsa, muito perfeita, sem variáveis, careta.
Mas falar do ponto de vista do espectador é facil, nós não corremos risco algum, a não ser talvez, derrubar café no sofá. Mas se um piloto ama aquilo que faz, se esta realmente determinado a viver o mundo da velocidade e do limite extremo, ele tem que estar disposto a correr certos riscos pessoais.

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo