quinta-feira, 26 de março de 2009

Entrevista com Sir Frank Williams


Entrevista extraída do site da Williams. Qualquer erro na tradução,me avise porque eu traduzi isso na pressa!
Quais suas expectativas para essa temporada?
FW: O carro está bem. Poderemos ver algumas surpresas, mas não vai ser nada muito dramático. Mas só vamos saber isso no grid em Melbourne.

Está otimista?
FW: Cautelosamente otimista, porque ainda não sabemos realmente como as equipes estão.

E sobre os pilotos para este ano?
FW: Temos Nico Rosberg para a quarta temporada, o que é bom, e Kazuki Nakajima para a segunda temporada. Kazuki está muito tranquilo e é um dos rapazes mais educados que eu já conheci, mas, em um carro de corrida, ele é muito agressivo, e eu acho que ele poderia ter um ótimo futuro. Nós temos dois pilotos muito ambiciosos. Se o carro for bom o suficiente, eles vão ser bons o suficiente.

Nico Rosberg disse que ele precisa estar em um carro top no próximo ano e a equipe tem de mostrar a ele que a Williams tem um carro superior. Como estão os esforços,já que você pode perdê-lo?
FW: Isso é algo que temos pensado sobre isso, é claro. Só podemos convencê-lo a ficar, se ele quiser ficar. Nico merece um carro superior e dirigir com igualdade contra Hamilton e Vettel, será mais dificil batê-lo se ele tiver um carro competitivo.

As recentes especulações imprensa levaria as pessoas a acreditar que a Fórmula Um a crise se agravou,sobretudo após as recentes notícias em torno da RBS. Quais são as suas reflexões sobre a situação?
FW: Algumas notícias relataram que é tudo castigo e melancolia e que é o fim do mundo da Fórmula Um, mas que é absolutamente incorreto. Eles também relataram que a RBS estava indo
tirar a sua parceria com a equipe e que estava indo para deixar-nos com problemas. Contudo,
como sabemos, eles estão cumprindo seu contrato connosco e que é por mais dois anos.

Então o que está Williams em curto prazo financeiramente?
FW: Continuamos com muitos dos patrocinadores da última temporada e estamos em habituais discussões com novos parceiros. Sabemos que temos dinheiro suficiente para ir para as corridas este ano e para 2010.Estamos planejando, olhando, pensando e falando sobre nossas ofertas que sabemos que precisamos para garantir os dois anos posteriores a isso.

E a longo prazo?
FW: Estamos neste negócio há muito tempo e sabemos muito bem como ele é, pois isso é a única coisa o que fazemos. Todo mundo aqui está motivado para vencer. Porque não temos apoio de fabricante, a participação é inteiramente dentro da equipe, temos de ser ágeis. Temos os nossos orçamentos no local para este ano e para a temporada 2010, mas estamos sendo avarentos e por isso seria sempre bem-vindos mais dinheiro. Estamos,No entanto, confiantes de que nós teremos bastante tempo pra definir isso.

Como está a situação agora, em comparação com outros períodos de luta que você teve na Fórmula Um no passado? Trata-se do pior? Ou é apenas um fluxo e refluxo natural?
FW: Formula um é sempre um trabalho árduo. Tivemos tempos ricos que bastou buscar nosso ideal lidar com isso, como nas outras vezes. Em qualquer situação,sempre trabalhamos muito duro para alcançar todos os nossos ideais.

Olhando para os patrocínios que a Williams teve no passado, você conseguiu tirar dinheiro de alguns lugares bastante improváveis, e fora das novas casas que outras pessoas não têm ligação com a F1. Você pode ver isso acontecer novamente?
FW: A maioria dos nomes em nosso carro são bem conhecidos, mas existe muito mais potencial fora da F1. Existem milhares de empresas que poderiam entrar na Formula 1. A nossa missão é encontrá-los.

Você acha que o tempo do setor financeiro na Formula 1 está a chegar ao fim, assim como foi para o tabaco e o petróleo?
FW: Eu acho que é, ele é natural devido o fluxo de comércio.

Quais são os teus pensamentos sobre as iniciativas do novo valor do corte de custos?
FW: A FIA empurrou uma série de requisitos de corte de custos . As equipes têm aceitado e trabalhado em conjunto com a FIA. As medidas vão salvar as equipes com uma quantidade considerável sobre os seus orçamentos anuais e tenho a maior confiança de que serão mais equipes em melhor condição financeira no final deste ano do que normalmente se encontram e que eu acho isso uma coisa boa.

Em que medida é o seu plano de negócios a curto prazo com base no corte de custos?
FW: Nossos planos não são baseados nos cortes de custos. Como mudou as regras, vamos adaptar o que fazemos para tomar vantagem disso. Até agora, o maior corte foi no motor, mas não fazemos nossos motores, assim temos tido muita sorte e gozavamos o benefício de que, somos apenas clientes . Nós vamos igualar nossos custos contra as mudanças nas regras.

Esse ano fará 30 anos da primeira vitória da sua equipe em Silverstone, em 1979.Sabemos que Aniversários não significam nada para você, mas tem cinco anos desde a ultima vitória da sua equipe.Isso tem algum significado para você?
FW: Esse aniversário é o que importa mas isso é algo que temos que manter na nossa mente. Já faz muito tempo.

Qual é o tamanho da montanha que você tem que subir para chegar a próxima vitória?
FW: Eu acho que é a mesma para todas as equipas no grid. Cada corrida é um marco. Não quero fazer um show barato de palavras, mas todos os que estão no grid são competitivos. Esse nível de competição na Fórmula Um é o que queremos, aquilo que todos desejamos, mas isso não faz a vitória mais difícil!

Então vencer uma corrida vai ser um alívio?
FW: Claro, mas eu não quero ganhar apenas uma, eu quero ganhar e continuar a ganhar.

Será que as novas regras ajudarão essa sua ambição?
FW: A nova regulamentação para este ano teve um monte de mudanças para a aerodinâmica do carro e a forma que as equipes se adaptaram às mudanças vai desempenhar um papel crucial no seu sucesso. Este ano prevejo um novo começo para todos e é uma grande oportunidade para nós em particular que estivemos debilitados durante as últimas temporadas. Veremos como faremos após as primeiras corridas. Se nós não tivermos feito o suficiente, vamos trabalhar ainda mais para as corridas restantes.

Você disse que você era cautelosamente optimista e ansioso para a temporada. Que nível de desempenho você estaria satisfeito com este ano?
FW: Eu acho que, se olharmos para trás no final do ano e nos encontramos no top five, seria um grande passo em frente. Eu não acho que é impossível tendo visto o que fizemos neste inverno.

4 comentários:

pro_magicalonso disse...

Me gusta la entrevista, desde luego este año pueden estar arriba, hay un grupo de coches que estarán yo creo que luchando todos por los podios y eso hará más emocionante el mundial. Saludos

Anônimo disse...

como é bom ouvir (e ler) as entrevistas do Sir Frank Williams. Mesmo com tantas dificuldades, ele mantém os pés no chão e sabe muito bem por onde andar e aonde arriscar. Interessante a parte onde ele compara Nico com Vettel e Hamilton... será que com um carro bom Nico poderá ser comparado com eles???

Fábio Andrade disse...

Brother, eu admiro esse cara, numa boa. A serenidade com a qual ele olha para o futuro um tanto quanto incerto é reconfortante.

Felipão disse...

Pelo menos ele já tem o orçamento para 2010, ao contrário do que disseram por aí... Vida longa ao Frank e ao seu time...

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