sábado, 23 de fevereiro de 2013

Williams 35 anos - Capítulo X



1980 era o ano da afirmação da Williams.Após uma excelente temporada de 79,questionou-se era necessário fazer o FW08.Não foi necessário pensarmuito, pois todos sabiam que o FW07 tinha muito pra evoluir ainda, só precisava de alguns ajustes, por isso foi feito o FW07B. E Patrick Head tinha pra ajudá-lo dois jovens e talentosos engenheiros:Frank Dernie e Neil Oatley. Além deles,Head tinha na sua equipe outro jovem que seria um dos grandes nomes da F1,que tinha começado como mecânico na equipe: Ross Brawn.O sucesso da Williams proporcionou a entrada dos árabes nos paddocks, era muito comum ver os patrocinadores e os filhos do patrocinadores a visitar os paddocks, Mansour Olijeh era os relações públicas o elo entre os árabes e os ingleses da Williams.Muitos dos 53 filhos de Mohamed Bin Laden visitaram os paddocks nos anos 80,e existe até alguns boatos que Osama também andou por lá,e que ele era fascinado pelos os carros de F1.



Clay Regazzoni, mesmo dando a primeira vitória a equipe,foi dispensado devido a sua idade (41 anos na época) e pra seu lugar foi contratado o "jovem" piloto argentino Carlos Reutemann de 38 anos,que correu de Brabham,Ferrari e Lotus.A temporada começava na terra natal de Reuteman, Argentina,mas a pole e vitória foram de Alan Jones,confirmando a boa fase da equipe da temporada passada. Reutemann, conhecido na Argentina como 'Lole', teve problema sno motor e abandonou na 12º volta. No Brasil, mais um pódio de Jones, que fica na terceira colocação e Reutemann mais uma vez não completa a corrida..Em Kyalami e Long Beach,os resultados não foram muito bons e com isso Jones fica em terceiro no campeonato,atrás de Nélson Piquet com a Brabham e Rene Arnoux da Renault. Já Reutemann consegue seus primeiros pontos com a Williams no GP Sulafricano, ficando em quinto e em Long Beach ele abandona de novo

Jones vence em Brands Hatch

Em Zolder, a Williams volta a protagonizar, com um segundo lugar de Jones e um terceiro de Reutemann, e faz Jones entrar novamente no bolo da disputa do título de pilotos, que tinha Arnoux, Piquet e Pironi.A Williams estava em primeiro nos construtores dois pontos a frente da Ligier. Em Mônaco,Reutemann consegue sua primeira vitória pela Williams, um grande feito pois ele só não deu volta no segundo e no terceiro colocado.Em Paul Ricard mais uma vitória de Alan Jones,que assume a liderança do campeonato de pilotos, estragando a festa francesa da Ligier e recuperando os nove pontos que conseguiu vencendo o GP Espanhol, que foi anulado pela FISA. Reutemman foi o sexto colocado.Em Brands Hatch o primeiro dos grandes duelos entre Nélson Piquet e Alan Jones,que foi vencido pelo o australiano,a segunda vitória consecutiva da Williams em casa.


Em Hockenheim, o campeonato de pilotos ganha forma e a disputa entre Piquet e Jones fica mais acirrada.Jones tinha a vitória assegurada quando um pneu estourou faltando 3 voltas para o fim. Ele ainda consegue um terceiro lugar,terminando a frente de Piquet,que ficou em quarto e tentou tirar o terceiro lugar de jones na última volta, mas foi atrapalhado por um retardatário. Mas Jones ficou tanta raiva que nem quis aparecer no pódio. Reutemann ficou em segundo. Com o segundo lugar em Zeltweg e o quinto de Piquet,Jones aumenta sua vantagem pra 11 pontos,faltando apenas quatro etapas pro final da temporada e nos construtores a vantagem era de 26 pontos pro segundo colocado, a Ligier. Em Zandvoort, Piquet vence e Jones não pontua e Piquet diminui a vantagem para 2 pontos,o título estava em aberto novamente.Em Imola,mais um duelo eletrizante dos dois pilotos e Piquet vence novamente com Jones em segundo e Reutemann em terceiro.O campeonato tinha virado totalmente de figura,faltando duas etapas:Piquet era o líder com 1 ponto de vantagem, faltando duas etapas. Mas a equipe Williams já comemorava e muito, pois tinha assegurado o título de construtores,o primeiro título da equipe Williams,uma recompensa pra Frank Williams por tudo que ele passou para ele atingir esse patamar. Agora era a hora da equipe fazer um pacto pra dar o título a Alan Jones, que o ajudou  muito a conquistar esse título. Alan Jones que mais uma vez p da vida, não compareceu ao pódio em Monza e nem deve ter pintado na festinha do título de construtores da Williams...

Montreal era a penúltima prova. Nélson Piquet largou na pole com Jones em segundo, mas uma confusão na primeira largada ocasiona um acidente, faz ter uma nova largada. Na segunda largada, Piquet soube se manter em primeiro até que seu motor o trai e quebra,abandonando a corrida e deixando o caminho livre pra Jones vencer,seguido de Reutemman,em uma dobradinha da Williams. Alan Jones volta a ter a vantagem de oito pontos  e na última prova,era só acabar na frente de Piquet que o título de pilotos era seu.Em Watkins Glen, Piquet largou em segundo e Jones em quinto. Piquet acabou errando em uma curva e Jones venceu com Carlos Reutemman em segundo, em mais uma dobradinha da Wiliams, que com 120 pontos ocnstrutores, consegue a maior pontuação que uma equipe conseguiu no campeonato de construtores.


A Equipe Williams conseguiu o seu objetivo dominou o campeonato de pilotos e de construtores,e tornou-se a equipe a ser batida na próxima temporada.Isso era tudo que Frank e Patrick sonhavam quando compraram a antiga fábrica de tapetes em Didcot.Ser um time vencedor.


8 comentários:

Felipão disse...

E assim retomamos a história da Williams...

E vai sendo como o começo da gloriosa Williams, com várias dificuldades, tendo em vista a perda do HD...

Bravo Marcos..

Parabéns mais uma vez

Raúl disse...

pues si q da la histria de williams

Anônimo disse...

muito bom Marcos, chegamos no início do dominío da Williams, estou no aguardo do próximo artigo sobre a história da equipe.

GiglioF1 disse...

Marcos,

Admiro sua dedicacao e fidelidade jornalistica....Grande williams!!!...história rica e glórias de dar inveja!!!

Frank ainda terá sua ultima glória...aguarde!!!!
Abraco!

Anônimo disse...

Ai, meu deus, eu tive calafrios ao saber do problema do HD! Não adianta, nossa história é sofrida... e gloriosa!

kimi_cris disse...

Grande tempos da F1!!!!!

Grid GP disse...

Ah, que bons esses tempos em que a Williams conquistava títulos!

A série está fantástica! Abraços!

Fábio

Tiago Wakabayashi disse...

como o número, este capitulo é nota 10 ;)

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