quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Williams 35 anos -Capítulo VII

Nascido em cinco de Junho de 1945, Patrick Head teve os Genes no automobilismo no sangue, pois seu pai disputava categorias de Turismo inglesas com um Jaguar. Chegou a ir para a tradicional marinha Britânica, mas a vida de militar não era algo que o agradava. Em 1970 se formou em engenharia mecânica na UCL e logo conseguiu emprego na fabricante de chassis Lola, em Huntingdon. Lá ele conhece um nome que em breve seria o seu rival em construção de modelos de F1: Jonh Barnard, que projetou carros da Benneton e da Ferrari. Head Tentou várias tentativas de programar novos projetos automobilísticos, inclusive na Wolf, equipe onde estava em 1976. Mas todos não obtiveram êxito, afinal ele era um 'novato'. Ali que Frank e Head se conhecem. Frank vê em Patrick um jovem destemido, ambicioso e o melhor, com boas idéias e quando decide sair da Wolf, Head é o primeiro nome que ele chama, mas não pra trabalhar pra ele, mas sim pra ser o seu sócio. Na nova equipe, batizada de Williams Grand Prix Engineering, Frank Williams teria 70% da equipe, enquanto Patrick Head teria 30%.Dizem que houve um diálogo entre eles, que Frank perguntava: “Você está preparado pra trabalhar 24 horas por dia?” O Head diz;"Não... Alguém que trabalhe assim é profundamente desorganizado"...


 Com o (não muito) dinheiro conseguido com a Wolf, eles compraram uma antiga fábrica de tapetes em Didcot, um March 721 e contrataram Patrick Neve, que trazia consigo um patrocínio. Por causa da briga da justiça,eles perderam o início da temporada, em que a Wolf chegou a vencer uma corrida em Buenos Aires,com Jody Scheckter, e só conseguiram estrear em Jarama. Patrick Neve terminou em décimo segundo.Em Monte Carlo,Neve não consegue alinhar,mas os resultados no momento não tinham muita importância,Frank e Head buscavam dinheiro pra a realização do sonho de Frank Williams,que agora seria de Head: O de ter uma equipe vencedora na F1.



Charlie Crichton-Stuart, amigo de longa data de Frank Williams, comunicou:" Tem um investidor árabe interessado em entrar na F1(a Saudia Airlines), se você tiver um bom projeto é capaz deles bancarem o negócio" Frank não pensou duas vezes, dessa vez, com ajuda de Head bolou um projeto detalhado, com prazos a cumprir, que em cinco anos seria campeão mundial de pilotos e construtores. Era ousado, mas com os recursos necessários, isso seria possível para o total desenvolvimento do carro. Reuniões foram feitas, detalhes eram trabalhados, mas Frank tinha que conquistar logo o patrocínio da Saudia. Então ele bolou um plano: Ele então alugou um antigo March, pintou com as cores da Saudia (verde e branco) e estacionou na frente do hotel onde os executivos árabes estavam. Assim que eles viram se encantaram com a pintura. Isso com certeza não fizeram os árabes da Saudia Airlines assinarem de imediato, mas ajudou bastante nos encontros seguintes... E Já em Zolder, Patrick Neve já estampava o patrocínio "Fly Saudia" e isso acabou aumentando interesse de muitos outros investidores árabes. Parecia que enfim, a nova Equipe Williams engrenaria...

O ano de 1977 não trouxe pontos, mas em 1978 a esperança era de que com a Williams Grand Prix engineering faria jus ao objetivo de Frank Williams

3 comentários:

Felipão disse...

Continuo acomapnhando por aqui e pelo Fove...

Unknown disse...

Eu tb, auhauhauhauha. Que achado. Sabe lá o q é esse fove hein? Rsrsrsrs. Jurássico.

Marcos Antonio disse...

DJ, Fove é um fórum de automobilsimo que participo....rs

http://www.bestlap.com.br/velocidade/index.php

ai o link! e obrigado por visitar e comentar!

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