sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Williams 35 anos - Capítulo IX


Patrick Head continuava a pôr a mão na massa na construção do FW07.e ele teria um ingrediente especial,o efeito solo,tudo pra alcançar os lugares mais altos do pódio novamente.Usado na F1 em 1978 por Colin Chapman,Mário Andretti venceu o campeonato com um pé nas costas. Chapman intuiu que seria necessário isolar o ar que passa por baixo do carro para que o perfil da asa desempenhasse sua função com a máxima eficiência. Isso foi conseguido com as "minissaias", pequenas abas de plástico ou alumínio que prolongavam as laterais do carro até o solo, formando um túnel. Como o regulamento já proibia recursos aerodinâmicos móveis, as minissaias eram feitas em material flexível para acompanhar o movimento do chassi e se moldar às ondulações das pistas. Com a aderência extra, os carros ficaram muito mais estáveis nas curvas, permitindo grandes velocidades. O empuxo proporcionado pelo perfil asa era chamado de "efeito solo".A Williams resolveu expandir e decidiu correr com dois carros.Com Alan Jones Garantido,o segundo piloto foi o experiente suiço Clay Regazzoni,que correu muito tempo com a Ferrari e na última temporada estava na Shadow.


O FW07 não ficou pronto a tempo pra a estréia em Buenos Aires e com o FW06,um modelo já defasado perantes aos demais da F1,Jones e Regazzoni terminaram em nono e décimo, respectivamente.No Brasil,a equipe não consegue uma boa colocação,já que a maioria das equipes já corriam com o "carro-asa".Kyalami e Long Beach,resultados não muito animadores.Frank já mostrava preocupação,o FW07 não ficava pronto,mas Head mostrava tranquilidade de quando o carro fosse a pista,os resultados apareceriam.E Em Jarama,os carros finalmente estrearam,mas Jones e Regazzoni abandonaram por problemas no motor Cosworth. Alan Jones consegue um quarto lugar no grid de largada em Zolder,porém por problemas mecânicos,abandona a prova, frustrando a chance da equipe Williams pontuar pela primeira vez e ainda na presença de dois príncipes árabes, Mohammed Ben Fad e Ben Abdul Asis. Ao serem questionados sobre os problemas que a equipe vinha passando, eles comentaram: "Esse defeitos não acontecerão mais no nosso carro. De Agora em diante, estaremos entre os primeiros, temos recursos para isso".



O que pareceu uma bronca, se mostrou uma profecia acertada .Em Monte Carlo,o primeiro pódio e os primeiros pontos da temporada,com Clay Regazzoni,que largou em décimo sexto e terminou em segundo,colado a Jody Schekter. Enfim o FW07 mostrou a que veio,mostrando ser muito mais competitivo do que seu antecessor.Em Dijon,na lendária corrida que foi marcada pelo o duelo Arnoux-Gilles pelo o segundo lugar,Alan Jones foi o quarto e deve torcido bastante pros dois baterem e abandonarem,para que ele herdasse o pódio.A próxima corrida era em Silverstone.



14 de Julho de 1979,Silverstone,Alan Jones na pole position.Primeira pole da história da Williams.Na primeira metade da temporada via-se um domínio da Ligier e da Ferrari,a partir da segunda metade,Renault e Williams começaram a incomodar no campeonato.no início da corrida, Alan Jones disparou na frente e quando todos davam a vitória ao australiano e uma dobradinha inédita pra a equipe Williams,um problema hidráulico tira Jones da vitória e ela cai no colo de Clay Regazzoni,que de quebra faz a volta mais rápida, no seu estilo valente que fez tantos fãs na Formula 1.Enfim a equipe Williams sente o gostinho da vitória,em sua terceira temporada da F1.Frank Williams e Patrick Head começavam a deixar de ser apenas dois loucos com uma equipe na F1. Começavam ali a escrever seus nomes na história da F1.E Frank Williams, o construtor mais teimoso da história da F1, finalmente conseguiu mostrar que seus esforços poderiam dar certo. Os Árabes adoraram a vitória e garantiam um aumento no patrocínio para 1980. Essa foi a última vitória da carreira de Clay,que sofreria um acidente correndo pela Ensign em 1980 onde ficaria paraplégico.



A Tão sonhada dobradinha veio em Hockenheim e a primeira vitória de Alan Jones também.Frank estava radiante,finalmente as vitorias começaram a aparecer, finalmente ele tinha umn carro vencedor nas mãos.Na Austria,mais uma vitória de Alan Jones,a terceira seguida da equipe. O motor em Zeltweg chegou a ser lacrado e enviado para análise na FIA,sob a suspeita de estar 'envenenado', porém nada foi encontrado. Em Zandvoort,mais uma vitória de Jones,e todos se perguntavam se o FW07 ficasse pronto antes,Jones estaria na liderança do campeonato.Ele já estava em quarto com 31 pontos,apenas um atrás de Villeneuve. Em Monza, dobradinha da Ferrari,Com Clay em terceiro,mantendo a equipe Williams sempre no pódio.Em Motreal mais uma vitória de Alan Jones com Rega em terceiro.


Os dois abandonam em Wtakins Glen e Alan Jones, apesar do esquisita pontuação do campeonato em 1979(onde os oito melhores resultados eram considerados, os quatro melhores das oito primeiras corridas e os quatro melhores da restante),termina o campeonato em terceiro;A Williams fica em segundo nos construtores e pinta par ao campeonato de 1980 com uma das favoritas ao título. Era a hora de dar o passo à frente e mostrar que dava para ser campeão mundial já.



8 comentários:

Raúl disse...

creo q alan jones galantino podia haber echo algo mas para esta escuderia no era mal piloto

Felipão disse...

O já saudoso Clay Regazzoni, de tantas glórias...

Fico imaginando a emoçãodo velho Frank, ao ver seu carro cruzando em primeiro...

Famtástica história...

Anônimo disse...

Deve ter sido uma emoção inigualável Felipão. Numa época "romântica" da F1, queria q esses tempos voltassem...

GiglioF1 disse...

Marcos,

Como já te escrevi, tenho muita simpatia pela Williams...grande história e apenas lamento que Senna perdeu a vida em um destes carros...
Acredito que algum " sheik " da vida vai ajudar Frank a butinar a McLaren de novo!!!

Grande abraco e parabéns por sua dedicacao e perspicacia desportiva...
Abraco!!!

Anônimo disse...

Marcos, vou aproveitar e pedir um favor:

eu mudei o endereço do meu blog, atualiza ele na sua lista, por favor:

em vez de eusouindy agora é

http://blogdaformulaindy.blogspot.com

Vlw

Leandrus disse...

Agora sim vai vir os bons tempos da Williams! Já estava com pena do Frank!

Anônimo disse...

Agora começa a parte vencedora da nossa equipe. Onde ela provavelmento conquistou todos os fãs que tem hoje. Inlcuso eu!

Unknown disse...

Sabe, comentando sobre o post anterior, e esse tb, vc diz q Frank apostou em um piloto bom mas velho e desacreditado.

Isso me lembra muito os dias atuais e o RB. A situação da Wlliams tb e a mesma.

Quem sabe não melhora esse ano?

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