domingo, 3 de fevereiro de 2013

Williams 35 anos -Capítulo VI

A breve Wolf Williams




A temporada de 75 começa e Frank Williams ainda continua de pires na mão. Frank devia estar usando há mais de um ano, o orelhão da rua constantemente pra fazer os seus telefonemas pra conseguir patrocínio. Mas com o pouco dinheiro que tem, contrata a jovem revelação francesa Jacques Laffite, que tnha alguns patrocinadores também, para ser seu primeiro piloto. E para segundo piloto, ninguém. Quem tivesse mais grana dirigia o bólido da equipe. Arturo Mezario ainda continuou a dirigir para a equipe no inicio da temporada, mas depois vieram os paydrivers.



Eis a lista: Tony Brise (revelação inglesa que depois assinou com a Embassy-Hill e morreu em um acidente de avião junto com Graham Hill), Leila Lombardi (ela fez 1/2 ponto em Montjuich Park, a única mulher a pontua na F1, mas ela só correu com Frank depois disso), Damien Maggie, Ian Schekter (irmão do Jody Schekter), François Migault, Ian Ashley(que deu perda total em um chassi de Frank em Nuburgring e quase é morto pelo o mesmo), Jo Volanthen e Renzo Zorzi. Dez pilotos e seis pontos na temporada. O único bom momento foi o segundo lugar de Laffite em Nurburgring, no "inferno verde" à frente de Niki Lauda. E do jeito que as coisas estavam, Frank Williams ia ter que fechar as portas. Mas ele começa a conversar um milionário canadense que poderia ajudar na sua situação...


 Pra 1976, Laffite foi pra Ligier, e o dinheiro acabou de vez. Frank, com sérios problemas financeiros, corria risco de não disputar a temporada de 76. E então surge Walter Wolf, magnata do petróleo canadense e resolve comprar 60% da equipe, que sairia uma pechincha. Frank Williams continuaria como o chefe da equipe, mas ela agora se chamaria Wolf Williams. Sem escolhas, Frank aceitou, com a condição de que teria carta branca sobre qualquer problema da equipe, extinguindo-se assim, a Frank Williams Racing Cars e surgindo a Wolf - Williams. Jacky Ickx e Renzo Zorzi foram a dupla de pilotos da estréia da Wolf, com um FW05. Já na segunda corrida, Michel Leclere se junta a equipe e Zorzi sai. Mas com tantos resultados ruins, Ickx abandona o barco. E partir daí o cockpit da Wolf volta a ser como na época da Williams. Vários paydrivers (Hans Binder, Arturo Mezario, Warwick Brown, Cris Amon entre outros) e nenhum resultado. Frank Williams, que pensou ter alguma automonia, fica preso na equipe na qual ele seria o chefe. Sua função acaba sendo decorativa, e seu intuito de ter uma equipe só sua tinha se acabado. A Wolf Williams acaba fazendo vexame não fazendo nenhum pontinho sequer. Frank, após descobrir que já projetavam o carro de 77 sem o seu consentimento, decide sair da equipe. Mas não foi fácil, Frank Williams teve que entrar justiça pra reaver seus direitos na equipe. Não conseguiu e saiu em um comum acordo, vendendo os seus 40% e sai oficialmente da Wolf. Com seu ímpeto de criar uma equipe vencedora, acabou contagiando um jovem engenheiro que também estava insatisfeito na equipe e a amizade surgiu. Frank o levou junto com ele, para fundar uma nova equipe. Seu nome era Patrick Head.


6 comentários:

Raúl disse...

esta bien la historia de frank williams muy bueno todos los post anteriores

Anônimo disse...

mais uma nova pra mim. Como a Wolf começou, muito bem Marco, parabéns.
Até mais.

Felipão disse...

Valeu, Marcão!!!

Aliás, o Williams da fase Wolf era lindíssimo...

Leandrus disse...

Renzo Zorzi, um dos protagonistas do acidente fatal mais bizarro da F-1...

Tiago Wakabayashi disse...

Qual acidente, q n to lembrado?

E á boa essa história do velhote :)

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