sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O Resgate do orgulho



2013 conseguiu a proeza de ser pior do que 2011 e 2013, anos, horríveis da Williams. apenas 5 pontos, e um nono lugar nos construtores fizeram voltar os comentários dos abutres dizendo "Ih, agora a equipe vai falir" E esses comentários aumentaram ainda mais quando Frank Williams avisou que sua filha Claire assumiria o seu posto de chefe de equipe. Uma mulher sem experiência? Claire sabia que teria que matar dois leões por dia para mostrar que sabia algo e não estava ali por ser a filhinha do papai. Primeiro assumiu sua inexperiência no assunto e trouxe quem ela achava que entendia. o polêmico Pat Symonds pra chefiar a construção do carro, um Felipe Massa querendo mostrar serviço no lugar do errático Maldonado e com ele, para comandar as estratégias de corridas, Rob Smedley.Também saiu a Renault, e entrou a Mercedes. Claire Williams traçou um plano de 2014 seria o ano que a Williams voltaria aos pódios; Em 2015 às vitórias e em 2016 aos títulos. Quase todos riram dela.

A grana seria um problema com a saída de Maldonado? Não, porque a Williams recebeu a recisão pela quebra de ocntrato da PDVSA e fechou com a Martini, marca icônica no automobilismo nos anos 70/80 que voltava a figurar em um carro de F1. Nos testes, o carro se revelou ser bem nascido. E o mais incrível que foi construído pelos os mesmos que fizeram o FW35,a diferença foi Symonds no comando técnico. E vimos um salto, que muitos ficaram embasbacados e creditaram tudo o novo motor. Mas não era só motor, afinal Force India e McLaren vestiam o mesmo motor e não foram tão bem.

Mas o que se viu desde a abertura da temporada, foram uma enxurrada de bons resultados. Um quinto lugar de Bottas, que poderia ter sido um segundo se el não tivesse errado; Na Malásia, o erro das palavras de Rod Nelson que quase criaram um crise; alguns bons resultados até o GP da áustria, que teve uma pole do Massa se aproveitando do erro das Mercedes e o primeiro pódio com Bottas. Depois desse pódio, a Williams esteve presente no pódio em mais 8 corridas com grandes atuações de Bottas e de Massa, mostrando a nítida evolução do carro da Williams, que pela primeira vez em anos, todas as atualizações que viam para o carro davam certo, mostrando a ótima sintonia e entre pilotos e engenheiros.

No final da temporada, um pódio duplo que deixou uma sensação maravilhosa para todo fã da equipe: Afinal, a Williams terminou em terceiro nos construtores, marcou 320 pontos, foi 8 vezes ao pódio, uma pole, duas voltas rápidas, enfim, a melhor campanha da equipe desde 2003, quando foi segundo nos construtores. O orgulho de todo fã da Williams, espezinhado por quase 10 anos de sofrimentos (Só 2012,2010, 2009 e 2007 foram temporadas razoáveis) teve seu orgulho resgatado para 2015.

2015 esse, que será um desafio ainda maior. Uma equipe da grandeza da Williams não pode se contentar em ser a segunda melhor, tem que brigar por vitórias e mostrar pra Mercedes que ela terá uma rival à altura, sem deixar que Ferrari, Red Bull e outras se aproximem e tomem o lugar da Williams. O desafio é grande, mas não impossível, Claire mostrou que pode gerir a equipe e tirar a maioria do peso das costas cansada de Frank Williams. A equipe está no caminho certo e não pode se desviar. Já se desviou em 2010 e 2012 e por favor, Claire, vamos manter o ritmo pra 2015. confio em você e em todos na Williams, que as vitórias voltem a ser uma rotina na equipe.

#GoWilliamsGo

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