Williams 35 anos - Capítulo XXVII
1998 Tornou-se um ano de mudanças para a equipe Williams. Primeiro,a equipe mudou de sede.De Didcot migrou-se pra Grove, uma cidadezinha ao lado,em uma fábrica muito mais moderna e completamente adaptada as cadeiras de rodas de Frank Williams.A empresa de cigarros que patrocinava a Williams, resolveu tirar a marca Rothmans e resolveu por o cigarro Winfield como principal.E ele tinha a cor predominante, o vermelho. E o carro ficou vermelho, da cor igual da equipe que Frank menos se simpatizava, a Ferrari. Mas Business são business e o importante era o dinheiro entrando, apesar da estranheza. A Petrobrás passou a se tornar fornecedora de combustível também, sendo a primeira vez que uma petrolífera brasileira patrocinava uma equipe de F1.
Mas piores perdas aconteceram. A Renault, a grande parceira da equipe,resolveu retirar-se oficialmente da Williams, para iniciar um projeto de ter uma equipe própria em 5 anos. A Williams negociava com a BMW para fornecimento de motores, mas se o negócio fosse concretizado, eles entrariam apenas em 2000.Então a Renault, para não deixar a Williams na mão, pôs seu lugar uma subsidiária,a Mecachrome.O motor seria o mesmo de 97, com alguns ajustes somente Outro grande nome da Equipe, Adrian Newey, acaba assinando com a McLaren em busca de novos desafios e também porque ele queria ter uma parte da equipe Williams, o que foi prontamente negado por Frank Williams e Patrick Head.O lado bom era que Jacques Villeneuve e Heinz Harald Frentzen foram mantidos. Mas os críticos da F1 punham em dúvida que a Williams poderia vencer sem a Renault.
O FW20 foi desenhado por Patrick Head, Geoff Willis e Gavin Fischer. Nos testes, a equipe sentiu que o motor Renault de 97 rebatizado estava um pouco defasado, e Ferrari e McLaren mostravam estar um passo a frente da Williams.Na estreia em Melbourne, Frentzen consegue um pódio e Jacques Villeneuve um quinto lugar em um passeio da McLaren.Em Interlagos Frentzen fica em quinto e Villeneuve em sétimo. Buenos Aires Frentzen ficou em nono e Villeneuve abandonou.Em Ímola, Jacques fica em quarto e Frentzen em quinto.Após as quatro corridas, A Williams tinha marcado apenas 13 pontos,ficando na terceira posição nos construtores.Em Barcelona, Villeneuve ficou em sexto e Frentzen em oitavo.Em Monte Carlo,Jacques foi o quinto e Frentzen abandonou.
As coisas não andavam boas pra Williams. O motor Renault e Adrian Newey faziam uma falta tremenda na equipe.E a situação não era muito das animadoras,já que o carro não conseguiu ir além de um terceiro lugar até agora.Em Magny Cours, Villeneuve fica em quarto e Frentzen não completa a corrida.Apenas 19 pontos na temporada e a Williams estava em quarto lugar nos construtores na metade do campeonato.O ano estava perdido.
Em Silverstone, Jacques fica em sétimo enquanto Frentzen abandona. No A1-Ring, Jacques fica em sexto enquanto Frentzen não completa a corrida de novo. Hockenheim, um pódio de Jacques Villeneuve em terceiro e Frentzen em nono. Hungaroring outro terceiro lugar de Jacques e um quinto de Frentzen, fazendo que este fosse o melhor momento da Williams no campeonato. Em Spa, Frentzen é o quarto e Jacques abandona. Em Monza Frentzen é o sétimo e Villeneuve abandona de novo.Em Nuburgring, Frentzen fica em quinto e Jacques em oitavo. E na última prova do campeonato, Frentzen termina em quinto e Villeneuve em sexto.
A equipe terminou sem nenhuma vitória ou volta rápida.Um terceiro lugar nos construtores com 38 pontos,mas seguido de perto pela Benetton e pela Jordan. E um ano sem vitórias, o que não acontecia desde 1988.1999 seria novamente um ano de mudanças,afinal essa queda teria que ser brecada o quanto antes.
2 comentários:
bem complicado esse ano pra Williams... além d ñ ter um carro bom sempre tinha azar nas corridas.
Como em Monaco com Villeneuve no treino no caso Rosset. Ou no Canadá qando o Schumacher jogo o Frentzen fora da pista.
certamente esse ano deve ter doído em vc... hehehe.
Abraço!
Aeeeeeeee voltaram as histórias da Williams...
E que momento ruim que a equipe passou... Apesar de vermelha, simpatizo muito com esses monopostos...
Postar um comentário