Dissecando o piloto - Jim Clark
O ano de 1961 na Formula 1,a pergunta era:Alguém bateria Jack Brabham?Bateria sim, o próprio carro dele,que com diversos problemas, o máximo que o australiano conseguira era um quarto lugar na Inglaterra.Todos imaginavam que ele seria o subistituto de Juan Manuel Fangio,o recordista de vitórias,poles e títulos,mas esses recordes pareciam inalcançáveis ainda.Mas nesse mesmo ano,ascendia pela Ferrari um alemão que usava um pseudônimo no início da carreira(Alex Linther)o conde Wolfgang Von Trips,em que os italianos acreditavam ser o novo campeão,que poria o nome Ferrari no topo novamente.Duas vitórias na Holanda e na Inglaterra e uma série de bons resultados,Pôs o alemão na seguinte situação de conquistar o título na Ferrari,em Monza.E o melhor de tudo é que iria largar no pole position.MasVon Trips larga mal e na segunda volta,ele perde o controle do seu carro e bate na Lotus de um escocês em sua segunda temporada:Jim Clark.O alemão decolou em direção aos especatadores e matou 14 torcedores.Von Trips morreu na hora.O Culpado?Jim Clark,um novato incosequente, na visão dos apaixonados tifosi,e da imprensa italiana.Mal sabiam que em pouco tempo,ele se tornaria um dos mosntros sagrados do Automobilismo.
James Clark Jr.,nasceu em Kilmany,Escócia,em uma família de fazendeiros,em 4 de Março de 1936.aos 15 anos,mesmo com seus pais sendo contra, ele começou a se interessar pela as corridas.Aos 17,disputou sua primeiras corridas de Rally.Em 16 de Junhgo de 1956,ele correu sua primeira corrida ao volante de um DKW.Até 1958,Clark corria pela a equipe local,Border Reivers,tendo vencido 18 vezes,correndo com Jaguar D-types e Porsches em eventos nacionais.No mesmo ano,ele conheceria o homem que o lançaria ao Status de ídolo no automobilismo:Colin Chapman.Dirigindo um Lotus Elite,ele terminou em segundo lugar.Champman se impressionou com o rapaz e convidou para correr em um dos seus carros na Fórmula Júnior.Em 1959,Clark venceu na sua categoria as 24 horas de Le Mans,com o mesmo Lotus elite.
Em 1960,Jim Clark venceu dois campeonatos de Fórmula Júnior inglesa(equivalente a Fórmula 3) e simultaneamente,ele correu de Fórmula 2 e 1.Sua estréia na F1foi no Gp da Holanda.Ele abandonou na 42º por problemas na transimissão.Mesmo sem ainda ter um carro competitivo,seu talento já era reconhecido.Em 1961,Na Holanda,fez uma notável disputa pelo o segundo lugar com o Phil Hill,com um carro inferior,acabou em terceiro,mas cravou a volta mais rápida da corrida.Em Monza,após um ótima largada,acabou se chocando com Von Trips,que largara mal na pole position.Clark nunca afirmou publicamente,mas sabia que a culpa do acidente fora do alemão,que na ânsia de se recuperar logo,pos o título e a vida dele a perder.Até bem perto de sua morte,os italianos ainda o culpavam pela a morte do alemão.
Em 1962,Colin Chapman tinha feito um carro inovador,o Lotus 25,e ele estreara em Zandvoort.Pouco testado,o carro teve problemas na embreagem,mas se mostrou competitivo com Clark liderando algumas voltas com uma boa vantagem.O Vencedor dessa corrida foi Graham Hill,grande rival de Clark nas pistas,que corria na BRM na época.1962 foi também a primeira vitória de Clark,no odiado(para Clark) Circuito de Spa-Francochamps.Quando correu pela primeira vez em Spa,em 1958,Clark viu morrer um piloto que adimirava,Archie Scott-Brown.Em 1960 Jim viu a morte de seus colegas Cris Bristow e Alan Stacey,seu companheiro de equipe na Lotus.Em 1961,Viu Cliff Allison sofrer um grave acidente a ponto de abandonar o automobilismo.Contudo, o escocês não se intimidou e venceu 4 vezes seguidas em Spa.Só foi superado por dois pilotos:Ayrton Senna(5) e Michael Schumacher(6).Clark ainda vencera na Inglaterra e nos EUA,fazendo dois Hat-tricks(pole,volta mais rápida e vitória).Na última prova do campeonato,Jim Clark precisava apenas de uma vitória para ser campeão.Ele logo partiu na frente e venceria com tranquilidade,se não fosse um vazamento que acabou com sua corrida e deu o título a Graham Hill.Os mecânicos esqueceram de apertar um parafuso,que ocasionou o vazamento.
Jim Clark e Colin Chapman já tinham estreitado seu relacionamento em 1963.Com o lotus 25 muito bem desenvolvido,agora o objetivo era o título mundial.E ele conseguiu,de forma incontestável,batendo diversos recordes:O mais jovem a vencer um campeonato(27 anos),7 vitórias,7 poles,6 voltas rápidas(igualando Ascari em 1952),73 pontos absolutos(54 válidos),9 pódios(recorde).Todos pensaram que o Lotus 25 era uma máquina incrível,mas quem fazia a diferença era Clark.Ele não venceu em Monte Carlo,mas depois venceu 4 corridas seguidas,com o mesmo jogo de pneus,mostrando sua grande capacidade em poupar seu equipamento.Clark se sagrou campeão na Itália,mesmo com a grande torcida contra dos tifosi,que o odiavam pela morte de Von Trips.No mesmo ano,Chapman propôs a Clark que corressem nas famosas 500 milhas de Indianápolis.O Lotus de motor traseiro foi motivo de piada antes da corrida. Mas quase venceu. Em agosto, participou de outra etapa da Fórmula Indy, em Milwalkee, aonde chegou em primeiro após dura batalha com Foyt e Gurney.
Em 1964,Jim Clark já era lider na metade do campeonato,com atuações antológicas em Mônaco(onde terminou em quarto em uma ótima corrida de recuperação),Holanda e Bélgica(onde venceu).Chapman resolveu estrear o Lotus 33 na corrida de Hockenheim.Clark achava prematura essa estréia,já que ele fora muito pouco testado e ele preferia seu velho e confiável Lotus 25.Clark abandonou 3 corridas seguidas(Alemanha,Austria,Itália),mas fez boas corridas no EUA e no México,ficando em terceiro lugar no campeonato,com a certeza que o Lotus 33 daria muitas alegrias a Ele.Em indianápolis ele ficou na pole(onde a maioria dos carros já usava motor traseiro,assombrados pela a atuação do Lotus 25 ano passado) e teria vencido de novo se não fosse quebra da suspensão.Clark ainda arranjou tempo pra ganhar o campeonato inglês de turismo e recebeu da Rainha no final do ano,a Ordem do Império Britânico.
Em 1965,no primeiro dia do ano,Jim Clark já crava uma vitória na África do Sul.O Lotus 33 finalmente fora aperfeiçoado.Em seguida ele disputou a copa Tasmânia,um torneio muito tradicional na Oceania,que era disputado na Austrália e na Nova Zelândia.Jim venceu 4 das 8 corridas e se sagrou campeão,assim como foi campeão do campeonato francês de Fórmula 2 e o mais importante,conquistou seu segundo título de F1,com 6 vitórias em 9 corridas(de 10).Para correr em Indianápolis,ele deixou de correr em Mônaco,tamanha era vontade de vencer diante dos americanos que riram dele dois anos antes.Agora eles o respeitavam,mas faltava uma vitória para coroar Clark como um dos grandes do automobilismo.Clark conseguiu.Liderou 190 das 200 voltas e venceu com 2 minutos de vantagem para o segundo colocado,inciando definitivamente a era dos motores traseiros na F-Indy.
Em 1966, com a nova regra dos motores de 3 litros,a Lotus não conseguiu fazer um carro competitivo para seu melhor piloto.Clark sofrera dois acidentes: Um nos treinos do Gp da França,quando foi atingido por um pássaro e outra na Alemanha.Nesse ano foi o único piloto de F1 a vencer com um motor de 16 cilindros,Ficou em segundo em Indianápolis,para muitos uma autação superior a do ano passado,devido as circunstâncias da corrida.Na Copa da Tasmânia ficou em terceiro.
1967 começa com mais um título para o escocês,a copa Tasmânia.5 vitórias e 3 sugundo lugares em 8 corridas.Na Holanda,estréia o Lotus 49 e com ele o motor mais bem sucedido da história da F1:O Ford Cosworth DFV.Clark venceu 4 corridas,mas por problemas no desenvolvimento do carro,ele fica em terceiro no campeonato.Em Monza, é considerada uma das maiores atuações da história do automobilismo,com Clark tendo perdido uma volta ao trocar o pneu,fez seguidas voltas rápidas,assombrando os presentes,mas ficando sem combustível na última volta,quando estava em terceiro prestes a passar por Surtees e Brabham.Em Mosport Park, Clark bate o Recorde de poles de Fangio e em Monte Carlo,ele bate o recorde de voltas rápidas.Só faltava o recorde de vitórias.
O ano começa e o último recorde é quebrado:Jim Clark vence na Kyalami,África do Sul e se torna o maior vencedor da história da F1.Colin Chapman,alegando que "Não queria acabar com a Fórmula 1",aceita vender seu motor par aoutras equipes.Clark vence a copa Tasmânia de novo,com 4 vitórias em 8.As pessoas já esperavam que a temporada da F1 seria disputada pela as Lotus de Graham Hill e Jim Clark,e a segunda vitória em Indianápolis já era dada como certa.Em 7 de Abril de 1968,Jim clark correu no GP da Alemanha de F2,por questões contratuais com a Firestone,fornecedora de pneus.Na Sétima volta,quando com problemas no carro,ele caira pra sexto,Clark perde o controle e bate frontalmente em uma árvore.Sua morte é instantânea.Não se sabe a causa do acidente,mas um pneu traseiro vazio poderia ter sido o problema.O campeonato em 1968 foi vencido por Graham Hill.
Jim Clark se sobressaiu dos demais porque corria em diversos de carros e era extremamente competitivo.Seus recordes demoraram muito para serem superados.O de vitórias durou 5 anos,Jackie Stewart foi quem bateu seu recorde.Em 1989,Ayrton Senna bateu seu recorde de poles e Alain Prost bateu seu recorde de voltas rápidas no mesmo ano,22 anos depois.Clark foi o único piloto de ponta da história da F1 que nunca mudou de equipe. Sempre correu pela Lotus. Recebeu várias propostas para mudar de time, mas se manteve fiel a Colin Chapman, o patrão. Os dois formaram uma parceria incomparável - um criava projetos revolucionários, o outro transformava-os em vitórias. Em 1993, os carros da Lotus disputaram todos os GPs com um selo lembrando os 25 anos da morte de Clark.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jim_Clark
http://www.jimclark.k6.com.br/
http://en.wikipedia.org/wiki/Jim_Clark
http://www.f1-facts.com/
James Clark Jr.,nasceu em Kilmany,Escócia,em uma família de fazendeiros,em 4 de Março de 1936.aos 15 anos,mesmo com seus pais sendo contra, ele começou a se interessar pela as corridas.Aos 17,disputou sua primeiras corridas de Rally.Em 16 de Junhgo de 1956,ele correu sua primeira corrida ao volante de um DKW.Até 1958,Clark corria pela a equipe local,Border Reivers,tendo vencido 18 vezes,correndo com Jaguar D-types e Porsches em eventos nacionais.No mesmo ano,ele conheceria o homem que o lançaria ao Status de ídolo no automobilismo:Colin Chapman.Dirigindo um Lotus Elite,ele terminou em segundo lugar.Champman se impressionou com o rapaz e convidou para correr em um dos seus carros na Fórmula Júnior.Em 1959,Clark venceu na sua categoria as 24 horas de Le Mans,com o mesmo Lotus elite.
Em 1960,Jim Clark venceu dois campeonatos de Fórmula Júnior inglesa(equivalente a Fórmula 3) e simultaneamente,ele correu de Fórmula 2 e 1.Sua estréia na F1foi no Gp da Holanda.Ele abandonou na 42º por problemas na transimissão.Mesmo sem ainda ter um carro competitivo,seu talento já era reconhecido.Em 1961,Na Holanda,fez uma notável disputa pelo o segundo lugar com o Phil Hill,com um carro inferior,acabou em terceiro,mas cravou a volta mais rápida da corrida.Em Monza,após um ótima largada,acabou se chocando com Von Trips,que largara mal na pole position.Clark nunca afirmou publicamente,mas sabia que a culpa do acidente fora do alemão,que na ânsia de se recuperar logo,pos o título e a vida dele a perder.Até bem perto de sua morte,os italianos ainda o culpavam pela a morte do alemão.
Em 1962,Colin Chapman tinha feito um carro inovador,o Lotus 25,e ele estreara em Zandvoort.Pouco testado,o carro teve problemas na embreagem,mas se mostrou competitivo com Clark liderando algumas voltas com uma boa vantagem.O Vencedor dessa corrida foi Graham Hill,grande rival de Clark nas pistas,que corria na BRM na época.1962 foi também a primeira vitória de Clark,no odiado(para Clark) Circuito de Spa-Francochamps.Quando correu pela primeira vez em Spa,em 1958,Clark viu morrer um piloto que adimirava,Archie Scott-Brown.Em 1960 Jim viu a morte de seus colegas Cris Bristow e Alan Stacey,seu companheiro de equipe na Lotus.Em 1961,Viu Cliff Allison sofrer um grave acidente a ponto de abandonar o automobilismo.Contudo, o escocês não se intimidou e venceu 4 vezes seguidas em Spa.Só foi superado por dois pilotos:Ayrton Senna(5) e Michael Schumacher(6).Clark ainda vencera na Inglaterra e nos EUA,fazendo dois Hat-tricks(pole,volta mais rápida e vitória).Na última prova do campeonato,Jim Clark precisava apenas de uma vitória para ser campeão.Ele logo partiu na frente e venceria com tranquilidade,se não fosse um vazamento que acabou com sua corrida e deu o título a Graham Hill.Os mecânicos esqueceram de apertar um parafuso,que ocasionou o vazamento.
Jim Clark e Colin Chapman já tinham estreitado seu relacionamento em 1963.Com o lotus 25 muito bem desenvolvido,agora o objetivo era o título mundial.E ele conseguiu,de forma incontestável,batendo diversos recordes:O mais jovem a vencer um campeonato(27 anos),7 vitórias,7 poles,6 voltas rápidas(igualando Ascari em 1952),73 pontos absolutos(54 válidos),9 pódios(recorde).Todos pensaram que o Lotus 25 era uma máquina incrível,mas quem fazia a diferença era Clark.Ele não venceu em Monte Carlo,mas depois venceu 4 corridas seguidas,com o mesmo jogo de pneus,mostrando sua grande capacidade em poupar seu equipamento.Clark se sagrou campeão na Itália,mesmo com a grande torcida contra dos tifosi,que o odiavam pela morte de Von Trips.No mesmo ano,Chapman propôs a Clark que corressem nas famosas 500 milhas de Indianápolis.O Lotus de motor traseiro foi motivo de piada antes da corrida. Mas quase venceu. Em agosto, participou de outra etapa da Fórmula Indy, em Milwalkee, aonde chegou em primeiro após dura batalha com Foyt e Gurney.
Em 1964,Jim Clark já era lider na metade do campeonato,com atuações antológicas em Mônaco(onde terminou em quarto em uma ótima corrida de recuperação),Holanda e Bélgica(onde venceu).Chapman resolveu estrear o Lotus 33 na corrida de Hockenheim.Clark achava prematura essa estréia,já que ele fora muito pouco testado e ele preferia seu velho e confiável Lotus 25.Clark abandonou 3 corridas seguidas(Alemanha,Austria,Itália),mas fez boas corridas no EUA e no México,ficando em terceiro lugar no campeonato,com a certeza que o Lotus 33 daria muitas alegrias a Ele.Em indianápolis ele ficou na pole(onde a maioria dos carros já usava motor traseiro,assombrados pela a atuação do Lotus 25 ano passado) e teria vencido de novo se não fosse quebra da suspensão.Clark ainda arranjou tempo pra ganhar o campeonato inglês de turismo e recebeu da Rainha no final do ano,a Ordem do Império Britânico.
Em 1965,no primeiro dia do ano,Jim Clark já crava uma vitória na África do Sul.O Lotus 33 finalmente fora aperfeiçoado.Em seguida ele disputou a copa Tasmânia,um torneio muito tradicional na Oceania,que era disputado na Austrália e na Nova Zelândia.Jim venceu 4 das 8 corridas e se sagrou campeão,assim como foi campeão do campeonato francês de Fórmula 2 e o mais importante,conquistou seu segundo título de F1,com 6 vitórias em 9 corridas(de 10).Para correr em Indianápolis,ele deixou de correr em Mônaco,tamanha era vontade de vencer diante dos americanos que riram dele dois anos antes.Agora eles o respeitavam,mas faltava uma vitória para coroar Clark como um dos grandes do automobilismo.Clark conseguiu.Liderou 190 das 200 voltas e venceu com 2 minutos de vantagem para o segundo colocado,inciando definitivamente a era dos motores traseiros na F-Indy.
Em 1966, com a nova regra dos motores de 3 litros,a Lotus não conseguiu fazer um carro competitivo para seu melhor piloto.Clark sofrera dois acidentes: Um nos treinos do Gp da França,quando foi atingido por um pássaro e outra na Alemanha.Nesse ano foi o único piloto de F1 a vencer com um motor de 16 cilindros,Ficou em segundo em Indianápolis,para muitos uma autação superior a do ano passado,devido as circunstâncias da corrida.Na Copa da Tasmânia ficou em terceiro.
1967 começa com mais um título para o escocês,a copa Tasmânia.5 vitórias e 3 sugundo lugares em 8 corridas.Na Holanda,estréia o Lotus 49 e com ele o motor mais bem sucedido da história da F1:O Ford Cosworth DFV.Clark venceu 4 corridas,mas por problemas no desenvolvimento do carro,ele fica em terceiro no campeonato.Em Monza, é considerada uma das maiores atuações da história do automobilismo,com Clark tendo perdido uma volta ao trocar o pneu,fez seguidas voltas rápidas,assombrando os presentes,mas ficando sem combustível na última volta,quando estava em terceiro prestes a passar por Surtees e Brabham.Em Mosport Park, Clark bate o Recorde de poles de Fangio e em Monte Carlo,ele bate o recorde de voltas rápidas.Só faltava o recorde de vitórias.
O ano começa e o último recorde é quebrado:Jim Clark vence na Kyalami,África do Sul e se torna o maior vencedor da história da F1.Colin Chapman,alegando que "Não queria acabar com a Fórmula 1",aceita vender seu motor par aoutras equipes.Clark vence a copa Tasmânia de novo,com 4 vitórias em 8.As pessoas já esperavam que a temporada da F1 seria disputada pela as Lotus de Graham Hill e Jim Clark,e a segunda vitória em Indianápolis já era dada como certa.Em 7 de Abril de 1968,Jim clark correu no GP da Alemanha de F2,por questões contratuais com a Firestone,fornecedora de pneus.Na Sétima volta,quando com problemas no carro,ele caira pra sexto,Clark perde o controle e bate frontalmente em uma árvore.Sua morte é instantânea.Não se sabe a causa do acidente,mas um pneu traseiro vazio poderia ter sido o problema.O campeonato em 1968 foi vencido por Graham Hill.
Jim Clark se sobressaiu dos demais porque corria em diversos de carros e era extremamente competitivo.Seus recordes demoraram muito para serem superados.O de vitórias durou 5 anos,Jackie Stewart foi quem bateu seu recorde.Em 1989,Ayrton Senna bateu seu recorde de poles e Alain Prost bateu seu recorde de voltas rápidas no mesmo ano,22 anos depois.Clark foi o único piloto de ponta da história da F1 que nunca mudou de equipe. Sempre correu pela Lotus. Recebeu várias propostas para mudar de time, mas se manteve fiel a Colin Chapman, o patrão. Os dois formaram uma parceria incomparável - um criava projetos revolucionários, o outro transformava-os em vitórias. Em 1993, os carros da Lotus disputaram todos os GPs com um selo lembrando os 25 anos da morte de Clark.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jim_Clark
http://www.jimclark.k6.com.br/
http://en.wikipedia.org/wiki/Jim_Clark
http://www.f1-facts.com/
1 comentários:
Marcos, belíssimo post sobre o Clark. Ele era um tipo diferente de piloto, talvez o melhor exemplo da época dos "gentlemen drivers". Dizem que ele se aposentaria no fim de 1968, mas isso nunca saberemos...
Grande abraço!
Gustavo Coelho
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