quarta-feira, 18 de julho de 2012

Vídeo: Brands Hatch, 1972



O camarada Danilo Cândido me mandou o vídeo do GP Britânico de 1972,(não pude incorporar aqui porque está bloqueado, sorry) em Brands Hatch, como o aniversário de 40 anos da equipe Williams.  Esse na verdade é o aniversário de 40 anos do chassi Politoys FX3, o primeiro que Frank Williams, as próprias custas, já que o modelo De Tomaso 505 foi bancado pelo seu De Tomaso. Vou contar a historinha dele,então senta que lá vem história

O FX3 foi feito Len Bailey e no meio da fabricação, uma empresa resolveu bancá-lo, a Politoys, empresa italiana fabricante de miniaturas. Com isso, o chassi ficou pronto mais rapidamente, e Frank Williams resolveu estreá-lo em casa, em Brands Hatch. Henri Pescarolo seria o responsável por dirigir o bólido. José Carlos Pace ficaria dirigindo o March 711. Frank Williams sonhava em ter um bom chassi e conseguir uma graninha vendendo-o para equipes mais nanicas do que ele. Pescarolo largou em último, na sétima volta, estampou o chassi novinho no muro, dando perda total. Frank Williams perde o patrocínio da Politoys e até arranjar outro patrocinador, vai usando os Marchs que ele tinha comprado...

O vídeo que o Danilo me enviou é maravilhoso, uma pena que são só as 3 primeiras voltas, se não me engano. Se tivesse até a sétima, a gente podia ter visto o pancão do Pescarolo, que o Frank deve ter adorado...

Ah, e nessa época a Williams não era a Williams de hoje, ela era Frank Williams Racing Cars, que estreou em 69 com Piers Courage dirigindo um Brabham comprado pelo Frank. A WilliamsF1  que conhecemos só nasceu em 1978, anos que vem faz 35 anos. \o/

Se você quiser me mandar algo interessante que tenha a Williams como o Danilo(Valeu Danilo!),ou engraçado,  pode ficar à vontade, a página do Facebook e meu twitter estão a sua disposição!

Quer saber mais sobre a williams, visite a Williamspédia, sempre em construção!

Edit  20/7 às 20:30: o camarada Rubem deixou nos comentários a corrida completa no canal do youtube e estou postando aqui, muito legal, finalmente pude ver o Pescarolo estrando esse chassi! Valeu Rubem!

4 comentários:

Danilo Cândido disse...

Marcos,
Eis uma foto do carro naquela prova, com Pescarolo ao volante:

http://www.racingsportscars.com/f1/1972/Brands_Hatch-1972-07-15-024.jpg

Agora, vídeo ou mesmo foto da batida, nem no sonho...

Um abraço,
Danilo Candido.

Ron Groo disse...

Gosto de Brands, mas acho ele um tanto curto.

Marcos Antonio disse...

Legal a foto Danilo, nunca tinha visto uma foto do Politoys em ação. E Ron, também acho Brands curto,é quase um oval...rs

Rubem Gonzalez Filho disse...

Aqui marcos,tenho o gp completo no meu canal do youtube:
http://youtu.be/YiU4T8nqX1U
O gp esta completo incluindo a pancada do Pescarolo,aproveita e ve outras corridas completas que eu tenho no meu Canal,
Abraço!
Rubem Rodriguez Gonzalez Filho

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo