segunda-feira, 8 de agosto de 2011

#Mansellday - Pré Formula 1


Nigel Ernst Mansell nasceu em 8 de agosto de 1953, o terceiro filho de uma família modesta da Inglaterra. Devido ao trabalho do pai, o garoto passou a infância viajando pela Grã-Bretanha, passando por diversas escolas o que não ajudou a melhorar sua performance escolar. Um aluno mediano e com fama de encrenqueiro.

Aos 10 anos entrou na sua primeira corrida de kart, em um kart feito pelo pai, com um motor de cortador de grama que custou 25 Libras.Alguns dizem que a paixão pela velocidade e sua habilidade e gana, foram herdadas de sua mãe. Como se tornaria comum em sua carreira, foi preciso um período de muita frustração e combatividade para chegar ao primeiro trunfo. Somente aos 14 anos o jovem Ernst emplacou seu primeiro troféu. Confiante de suas capacidades, o jovem inglês vendeu um terreno dado pelo pai e um automóvel para pagar seu ingresso na Fórmula Ford inglesa.

Como o pai de Nigel dizia, Kart é diversão e automobilismo era coisa séria. Nigel investiu 15 libras em um curso para poder guiar na na F-Ford Inglesa. Em um grid com paridade de equipamentos, Nigel brilhou logo na estréia, vencendo o GP de Mallory Park de 1976. Nessa temporada ganhou seis das nove corridas em que participou e no ano seguinte disputou 42 provas da modalidade, faturando 33. Em uma qualificação, em Brands Hatch, sofreu o acidente mais grave de sua vida. Como sofreu uma luxação no pescoço, seus médicos aconselharam 6 meses longe das corridas, tendo risco de ficar tetraplégico se sofresse nova lesão no local. Três semanas depois o Leão rugia nas pista, inclusive aproveitando a oportunidade de correr com um Lola da F3, faturando um quarto lugar em Silverstone.

Mas a mudança para a F3 traria dificuldades novamente para o bravo inglês. Um contrato de patrocínio com a Unipart obrigava que sua equipe utilizasse os fracos motores Triumph, muito inferiores aos Toyota. Apesar de estréia ter conseguido a pole-position e um segundo lugar, no resto do ano amargou o meio do pelotão, conquistando apenas mais um quarto lugar e ficando sem contrato para a temporada seguinte.

Desistir nunca foi seu gênero, então o inglês teve a ajuda de sua esposa que hipotecou a casa dela e com a ajuda de pequenos patrocinadores pagou uma temporada na David Price Racing. No meio do campeonato conseguiu sua primeira vitória, em Silverstone, no mesmo final de semana em que a F1 disputava seu Grande Prêmio. Seu estilo brigador atraiu a atenção do mago Colin Chapman, que ofereceu um contrato para o Nigel correr na Lótus como piloto de testes.


2 comentários:

TW disse...

Muito bom o post contando a trajetória de Mansell antes da F1.

Silverstone mudou para sempre sua história!

ps: estamos acompanhando os pots

speed.king.thrasher disse...

Muito interessante este primeiro! Mais, quero mais!!

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo