quinta-feira, 25 de agosto de 2011

10 anos sem Ken Tyrrell


Enquanto o mundo anda às voltas com a celebração dos 20 anos da estreia do Schumacher e da reestreia de Bruno Senna na F1, uma data deve ser lembrada: Os 10 anos do falecimento de uma maiores garagistas da F1: Ken Tyrrell,

Tyrrell foi piloto dos caças da Royal Air Force na segunda guerra mundial.  Na década de 50, se arriscou como piloto de corridas, correndo na F3 e na F2, sem muito sucesso. Resolveu concentrar suas forças no gerenciamento de uma equipe. Ele que em categorias de base, revelou gente como  Jody Schekter, ajudou o processo de John Surtees das motos para os monopostos e lógico revelou um escocês chamado Jackie Stewart. cSeu sucesso como chefe de equipe, fez que ele fosse convidado a ser chefe de equipe da montadora francesa Matra, em 1968.  No ano de estreia, ficou em segundo nos contrsutores e no ano seguinte, conseguiu seu primeiro título de pilotos com o Jackie Stewart, tendo Jean Pierre Beltoise como companheiro de equipe. Em 1971, venceu mais um campeonato novamente com Jackie Stewart, com um modelo próprio, o  Tyrrell 003 e ainda revelaria François Cevert




Em 1973 , teve o Tri de Jackie Stewart, mas o duro golpe do terrível acidente fatal de Cevert, o fez perde rum potencial primeiro piloto, já que Stewart encerrava a carreira naquele ano. Após o período glorioso da equipe, a Tyrrell conseguiu se manter entre as primeiras equipes da F1, com bons nomes como Patrick Deppallier, Ronnie Peterson, Jean Pierre Jaboullie, Didier Pironi entre outros, mostrando que Tio Ken, como era carinhosamente conhecido, era um ótimo caça talentos.



Nos anos 70, a Tyrrell lanço um carro inovador, a Tyrrell de seis rodas que marcou epoca, pois conseguiu uma vitória, mas infelzimente não pode ir adiante devido aos altos custo que a Goodyear tinha para faze rpneus específicos para a equipe.


Nos anos 80, as vitórias se escaseavam, mas ele não continuava de revelar talentos como Michele Alboreto, Martin Brundle, Stefan Bellof e Jean Alesi, ma sinfelizmente a Tyrrell com seus motores cosworth sucumbiu em meio aos diversos carros Turbo que invadiram a F1 nos anos 80.. No ínicio dos anos 90, um alento com Harley Postlethwhaite, que criouo primeiro carro com o bico levantado( a Bennetton apenas aperfeiçoou o projeto) e trouxe boa sposições com Jean Alesi. mas a equipe está perdendo as forças, onde o esporte cada vez mais dava lugar ao dinheiro,a palavra valia menos que um contrato,  coisas que tradicionalista Ken abominava. assim como seu criador. Seu  último pódio foi com Mark Blundell em 1994 e os últimos pontos da Tyrrell foram em 1997 com o quinto lugar de Mika Salo em Mônaco. em 1998, a equipe Tyrrell foi vendida a American British Tobacco, que ainda manteve o nome Tyrrell em 1998, que foi uma temporada melancólica, com um fim injusto para uma equipe tão grande.



Em 2000 ainda dirigiu a British Racing Drivers Club, mas em 2001,com 77 anos, um câncer no pâncreas, Robert Kenneth Tyrrell faleceu, mas deixou sua história na F1 viva, com 33 vitórias em 491 Grandes Prêmios, com grandes pilotos que tiveram sua primeira chance com o Tio Ken, que foi um dos garagistas mais famosos das história da F1

Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Ken_Tyrrell
http://gpinsider.wordpress.com/2007/08/25/saudades-de-ken-tyrrell/
http://www.grandprix.com/gpe/cref-tyrken.htmlhttp://www.guardian.co.uk/news/2001/aug/27/guardianobituaries.formulaone


OBS: Esse post vai pro meu amigo Regys, superfã do Ken Tyrrel e sua equipe.

4 comentários:

Regys Silva disse...

é...10 anos sem o garageiro mais simpático da história da F1... a Tyrrell marcou muito a minha vida e todo dia sinto falta dessa gloriosa equipe. valeu pela homenagem marcos.

Regys Silva disse...

pô, nem notei na foto de primeira... JONATHAN PALMER, O REI DOS ASPIRADOS!!! o piloto mais injustiçado da FORMULA 1!!!! FODA!!!

TW disse...

Ótima lembrança Marcos!! Ken tyrrell era um sujeito de visão e ótima caça-talentos, como exposto por você no post acima, revelando tantos pilotos importantes para a F1.

abs

Ron Groo disse...

Até hoje olho esta six wheels e fico imaginando o que passou na cabeça dele ao ver o carro pronto.

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo