Williams 35 anos - Capítulo XXXVIII
2008 foi um ano estranho. Apesar dos dois pódios, a inconstância foi o que dominou a equipe de Grove. Em 2009, tinha uma boa chance de recuperação da equipe, pois em 2009, as regras da F1 mudavam. Saiam os carros cheios de barbatanas e aletas aerodinâmicas, saíam carros mais limpos visualmente, com asa dianteira comprida e um a asa traseira curta, e a estreia do KERS, dispositivo que acumulava a energia cinética dos freios para ser usado para dar um up no carro. E em 19 de janeiro, em Algrave, a Williams apresentou o seu carro de 2009, o FW31 Criado por Sam Michael, Ed Wood e Jon Tomilnson. Nico Rosberg e Kazuki Nakajima estavam mantidos.
Só que a Williams vinha com um aparato que causou controvérsias. Também presente na novata Brawn (que ficou com o espólio da Honda) e da Toyota. O difusor duplo. De início tinha a confiança de que o aparato que ajudava na passagem do ar sob o carro era ilegal, mas só tiveram a certeza depois da primeira corrida.
Em Albert Park, a iniciante Brawn teve um início incrível fazendo a dobradinha com Button e Barrichello. Nico Rosberg terminou em sexto, mas fez a volta rápida da corrida, a sua segunda na carreira. Kazuki abandonou. Com o terceiro e quarto lugares das Toyotas de Jarno Trulli e Timo Glock, Ferrari, Renault, BMW e Red Bull resolveram fazer uma apelação à FIA, que após averiguar os carros, viu que não tinha nada de irregular nos carros.
Na Malásia, a chuva na Malásia faz a corrida ter apenas 31 voltas e com isso, só metade dos pontos foi atribuída. Nico Rosberg ficou em oitavo e conquistou 0,5 ponto. Kazuki foi o décimo segundo. Em Shangai, a Williams vai mal, com um 15º lugar de Nico Rosberg e mais um abandono de Kazuki Nakajima. No Bahrein, Nico Rosberg fica em nono e Kazuki abandonou novamente. Em Barcelona, Nico Rosberg fica em oitavo e Kazuki em 13º. Em Mônaco, Nico rosberg consegue um bom sexto lugar e Kazuki apenas o 15º. Istanbul, Nico Rosberg fica em quinto e Kazuki é o 12º. Em Silverstone, mais um quinto lugar de Nico Rosberg e um décimo primeiro luar de Nakajima. Em Nuburgring, Nico Rosberg fica em quarto lugar depois de largar em 15º. E Kazuki é o 12º apenas.
Na metade da temporada, a Williams demonstra estar consistente, mas ainda estava longe de conquistar um podio como 2008. Nico Rosberg estava em seu melhor momento na Williams e Kazuki Nakajima se afundava cada vez mais, a paciência com ele estava esgotada, mas o acordo com a Toyota o fazia se manter por lá.
Hungaroring Nico Rosberg repete o quarto lugar enquanto Kazuki Nakajima fica em nono. Em Valência pelo GP da Europa, Nico fica novamente em quinto. Kazuki Nakajima abandona. Wm Spa Francorchamps, Nico Rosberg fica em oitavo e Kazuki fica em 13º. Em Monza, Kazuki fica em décimo e Nico apenas em 16º. E a próxima prova viria a serem Cingapura.
E lá a chance de pódio era real. Nico rosberg largou bem, se mantia em terceiro, até que em uma saída dos boxes, Nico acabou tocando na faixa branca, levou um Drive Through e assim, terminou em 11º na corrida. Kazuki Nakajima foi o nono. Em Suzuka, Nico Rosberg faz mais um quinto lugar enquanto Kazuki termina em décimo quinto no GP de casa. Em Interlagos, Nico Rosberg e Kazuki Nakajima abandonam na corrida que sagrou o titulo de Jenson Button em 2009. Encerrando a temporada, estreava o circuito de Abu Dhabi e Nico Rosberg ficou em nono enquanto Kauzki foi o décimo terceiro.
A Williams terminou o campeonato em sétimo nos construtores com 34,5 pontos, todos de Nico Rosberg que também foi o sétimo no campeonato de pilotos. Com a saída da Toyota da F1, a Williams precisa se reestruturar novamente para buscar ao menos, manter a boa constância de 2009. E as cartadas seriam arriscadas para que isso acontecesse.
0 comentários:
Postar um comentário