quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sobre o Bahrein



Não dá para ficar alheio com a situação do Bahrein, onde a F1 correrá em meio a diversos protestos da população sobre o governo, que usa a F1 simplesmente para mostrar que está tudo bem, tudo ótimo e que essas brigas são minorias. Mas não são. Mas a F1 liga para isso? Também não, a F1 se habituou em ir em qualquer país que pague bem, não importando o que está acontecendo no país. Mas acho que dessa vez eles estão dando um passo arriscado.

A F1 Não teve vergonha de correr em ditaduras como a Argentina e Brasil, e o Apharteid na África do sul, acho que o maior exemplo que a F1 não tá nem aí para política, só para o dinheiro. E com o Bahrein não seria diferente, eu sabia, e acho que todo mundo, que ia ter corrida. Ninguém ia querer assumir o canelamento do GP para pagar a multa rescisória, mesmo que o GP seja às moscas, que é  que vai acontecer. Eles não ligam para isso, o que é um absurdo. Nos outros exemplos que citei, não tinha nada contra a F1 especificamente, mas nesse caso tem, os protestos são diretos e claros para F1. Por mais que eles digam que a segurança está garantida, não está 100%, quem me garante que algum grupo extremista está a tramar algo?

E o pior é a passividade de pilotos chefes de equipe em relação a esse problema. Com a exceção da  McLaren, que acionistas barenitas e é claro que todos eles vão dizer que está tudo bem, me surpreende as outras equipes se manterem caladas sobre isso. E os pilotos? Acho que a falta de costume de enfrentar situações assim, os fazem inertes a isso, dizem que querem saber apenas de correr e coisa e tal. Se isso não foi imposto pelo Bernie, é meramente ridículo.

Ridículo também foi a declaração do Vettel, ao comparar o Bahrein ao Brasil. Mostra que ele não entende merda nenhuma, de liberdade de expressão e direitos humanos. O Caso do Button em 2010, foi algo isolado. Mas a criminalidade é um problema sim, mas manifestantes enfurecidos com a F1 podem ser um problema muito maior, principalmente por uma nação que é quase uma ditadura. Vettel foi infeliz demais com isso, ainda mais com o caso de um carro integrantes da Force India quase foram acertados por um coquetel molotov.

Enfim, termino dizendo que infelizmente, a F1, algo que nós amamos tanto é uma ditadura. Não existem escolhas, aonde o Bernie quer que a F1 vá, ela vai. Ou no Bahrein em plena ebolição de manifestações, ou se deem um dinheiro a F1 vai até na Coréia do Norte e no Irã. Pagando bem, não tem problema, assim como eles falam claramente, "não nos importamos com política vamos lá correr." Dirigentes, equipes e pilotos estão muito bem ensaiados para mostrar que a F1 está muito confortável em sua redoma de vidro. Mas a categoria mais uma vez dá um péssimo exemplo de egocentrismo e ganância. E ainda amamos muito essa categoria...


*Pessoal, sem post de fotos nesse final de semana, como fazer humor com as fotos de lá? Peço desculpas, elas voltam no próximo GP



5 comentários:

Octeto Racing Team disse...

Perfeito Marcos, perfeito! Depois leia o que falei sobre a declaração de Vettel, lá no Octeto.

bjs, Ludy

Ron Groo disse...

Até acho a corrida lá desnecessária e lamentável, mas a briga política lá passa longe destas churumelas de que o povo está lutando...
Porra nenhuma... Quem luta é oposição e situação. O povo fica no meio e toma na cabeça.
O tom pseudo engrandecido de altruísmo lero lero que me irrita.

Ron Groo disse...

Quanto ao Vettel... Ele deve ser dos que acham que a capital aqui é Buenos Aires...

TW disse...

Ou que a Amazônia é território americano.

ótimo texto Marcão. Falei um pouco disso também no Motorizzados.

abs

Ron Groo disse...

Olha o comentário que recebi lá no blog...

João Carlos Viana disse...
Acompanharei essa corrida no Bahrein com o mesmo interesse das outras. Claro que deveria haver um tempo e não correr lá, mas a F1 correu aqui e na Argentina nos anos 70, na África do Sul por mais de vinte anos, na China (se esqueceram que lá tem denúncias fortes de desacato aos direitos humanos?) e EUA (Lembram Guantanamo?). Por isso, que a F1 aguente firme as críticas e ponto final. E, novamente, assistirei a corrida!

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo