quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Entrevista: Pastor Maldonado



Entrevista cedida ao site da Williams


Q1: Quando começou sua carreira no automobilismo? 
PM: Comecei cedo, meu pai e meu tio são muito apaixonados pelo automobilismo, então eu herdei isso deles. Na minha cidade de Maracay, há um circuito de kart há cerca de cinco minutos da minha casa. Quando eu tinha uns três ou quatro anos eu disse que queria correr, mas eu era muito jovem, então, quando cheguei à idade de sete anos, meu pai me deu um kart, e começamos a partir daí. Daquele momento até agora, nunca parei. Depois de kart na Venezuela, vim para a Europa em 1998 para competir em corridas de kart internacional, o que foi ótimo para mim para obter experiência em corridas fora do meu país. Depois de estar consistentemente no topo, eu decidi me mudar para F-Renault Italiana. Eu ganhei o campeonato no meu segundo ano. Nós fizemos o salto para a GP2 em 2007, mas só fiz metade de uma temporada como tive uma lesão. Voltamos em 2008 e terminei em quinto no campeonato, apenas seis pontos atrás do líder em um campeonato muito perto.

Q2: Você foi coroado campeão da GP2 este ano.Como se sente? 

PM: Foi uma temporada incrível. Estávamos competitivos desde o início e pude vencer seis corridas. A equipe trabalhou bem em conjunto para alcançar a vitória e no meio da temporada eu já tinha uma boa distância e levei o título em Monza.

Q3: Você acha que você está pronto para a F1? 

PM: GP2 é um campeonato muito bom, que realmente prepara bem os pilotos para a F1. Eu tenho trabalhado muito duro para chegar a essa posição e, sim, eu definitivamente me sinto pronto.

Q4: Como você se sente sabendo que você estará dirigindo para a AT & T Williams no próximo ano? 

PM: Williams faz um trabalho incrível. É incrível estar aqui e fazer parte da equipe. É um sonho.

Q5: O que você acha de seu novo companheiro de equipe Rubens Barrichello? 

PM: ´Com certeza é um prazer ter Rubens como companheiro de equipe, ele é um piloto muito experiente. Eu posso aprender muito com ele. Vai ser divertido pois ele é da América do Sul também! Eu acho que vamos ser uma dupla muito interessante.

Q6: Como você se preparará para sua primeira temporada de F1 durante o inverno?PM: Eu vou continuar a insistir na meu treinamento físico e no trabalho no simulador. Nós não temos muito tempo, apenas um ou dois meses antes do primeiro teste, e eu vou estar apto e pronto.


Q7: Você teve um dia no FW32 no teste Driver Abu Dhabi Young. Como foi isso? 

PM: Foi incrível. Foi um grande momento para mim, porque apenas alguns dias antes eu estava dirigindo um carro da GP2 e há algumas grandes diferenças. Eu melhorei com o passar das voltas e terminamos o programa exigido, então foi uma experiência muito boa para mim.

Q8: Quais são as diferenças entre um carro da GP2 e um carro de F1? 

PM: Existem três grandes diferenças. O primeiro é a diferença de potência do motor, o carro de F1 tem um poder incrível e uma velocidade máxima superior. Em segundo lugar, o ponto de frenagem, os freios são muito mais difíceis na F1. Finalmente, há muito mais downforce e aderência em geral.

Q9: Você será apenas o quarto venezuelano já dirigiu um carro de Fórmula Um. O que isso significa para você? 

PM: Já se passaram quase 30 anos desde que a Venezuela tveum piloto na Fórmula Um. Os jovens pilotos buscavam incentivo, na esperança de ter alguém para representá-los. Estou feliz por agora ser o piloto.

Q10: Para resumir, o que será de seus objetivos para a temporada 2011?

 PM: Eu só quero fazer o meu melhor, para ser o mais próximo do topo, e para obter o máximo do carro. A equipe está trabalhando muito duro e eu preciso acelerar para estar no topo o mais rápido possível. Eu sou um novato, mas isso não vai ser um problema. Eu preciso me manter concentrado e fazer o meu trabalho.

 Vídeo dos primeiros contatos dele no simulador:

3 comentários:

Ron Groo disse...

Protocolar, nada mais.

Jobson Mendes disse...

Marcos,

Eu acho que ele pode surpreender... Será um novo Montoya? Veremos!

Abraço!

Marcelonso disse...

Marcão,

Não consigo levar fé neste cara,não tem jeito!

abs

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo