quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Meus anos fabulosos com a Williams - Alan Jones


Hoje é aniversário de Alan Jones o primeiro campeão da história da Williams, em 1980. E para homenagear esse grande piloto, que alguns acham que ele não foi um grande campeão(o que discordo), pego um texto que o ótmo site, Williams database( que existe desde 1996!), transcreveu do Canon Williams the oficial review magazine 1993, sobre seu tempo na equipe Williams. fica aqui minha homenagem ao Australiano:



A combinação inseparável de Jones e Williams sempre foi um pouco de uma sociedade de admiração mútua. Alan é, e continua sendo, um filho favorito da equipe britânica, e se seus anos juntos foram todos muito curtos(N do T: Jones correu de 78 a 81 na Williams), eles certamente nunca serão esquecidos. No entanto, como Alan reflete em sua casa ensolarada na tropical Queensland, ocasionalmente havia um pouco de azul ...

Faz sete anos desde que Alan finalmente cortou os laços com a Europa e Formula 1 para voltar para casa (N do T: O texto é 1993, Jones encerrou a carreira em 86, na Haas). Hoje, ele encontrou um novo entusiasmo para as corridas, com sua temporada de 1993 sendo a melhor, enquanto ele e seu companheiro de equipe Glenn Seton venceram uma série de corridas conseguindo o título V8 SuperCars com um Ford Falcon em sua maneira a terminar com Glen em primeiro e Jones em segundo no campeonato. Quando não está competindo, Alan é o mentor orgulhoso, mas rigoroso da carreira de kart de seu filho Christian, um garoto de 14 anos.


"O período entre 1978 e 1981 foi o mais agradável e mais produtivo de toda a minha vida", admite Alan em um raro momento de introspecção. "E sim, eu me aposentei muito cedo."

Sem olhar com sentimentalismo, Alan é agora um homem robusto. Mas quando ele começa a mexer no passado, ele é tão difícil parar, principalmente, se a conversa é voltada para a equipe Williams e seus dois fundadores Frank Williams e Patrick Head.

Alan se aposentou duas vezes, e ele admite que sua "aposentadoria" em primeiro lugar, no final da temporada 1981, foi em um momento em que ele ainda tinha muito a correr. Na verdade, ele admite que, embora o seu patrão não soube na época, Frank quase conseguiu manter seus serviços.



"O grande erro que Frank me fez voltar para a Inglaterra após o Grand Prix de 1981 em Las Vegas - o que eu venci, aliás - a fim de testar seu novo carro de seis rodas. Estou certo de que ele estava convencido de que uma vez que eu tivesse dirigido o carro, eu estaria convencido sobre ele ser imbatível e que eu estaria assinando com ele por mais um ano."

"Bem, eu estava em casa na Austrália antes de Las Vegas. Eu tinha acabado de ter um gostinho do um verão em casa - e em Donnington era muito frio. Foi tão ruim que eu mesmo tive que derramar água quente sobre o botão da porta do Jaguar que peguei emprestado para conseguir deixar a maldita porta aberta."

"Após 12 anos de inverno Inglês eu tinha visto o suficiente. Lá no fundo eu realmente senti que eu precisava de um descanso e uma pausa de tudo isso. Acho que agora que se Frank tivesse permitido que eu fosse direto para casa para a Austrália por um tempo, ele provavelmente teria me pego de volta em sua equipe. Embora ele tivesse tentado várias vezes, minha decisão estava tomada. "

Assim terminou o primeiro período grande da história da Williams. Ao longo desses quatro anos fabulosos, Alan lembra de poucas conversas com Frank ou Patrick. Mas ele admite que houve algumas conversas interessantes sobre assuntos interessantes - principalmente sobre dinheiro.

"Frank sempre me disse que eu era um egoista, alguém que só estava interessado em automobilismo ou dinheiro. Na época, ele estava certo! Uma vez, durante um teste de um Ricard, quando eu pedi mais estofamento no assento do cockpit, ele sugeriu que eu deveria sentar-se em cima da minha carteira, eu respondi que primeiro eu preciso que ele coloque algo nele."

"Eu acho que Frank ficou ainda mais ressentido com o que aconteceu no final de 1980. Quando eu ganhei o título em Montreal, em Setembro, ainda estávamos trabalhando em um acordo, e Frank estava sob a impressão de que tínhamos acordado definitivamente alguma coisa. Mas eu não tinha assinado nada. O Pessoal da Alfa Romeo tinha começado a falar comigo, oferecendo muito dinheiro para 1981, e Frank foi forçado a aumentar a proposta."


"Uma vez que tínhamos feito o acordo, no entanto, foi isso. Venci a primeira corrida de 1981 em Long Beach. Acredito que foi a vez que eu dirigi mais forte em toda minha vida. "

O desempenho de Long Beach, diz Alan, representou o nível de motivação que ele se inspirou para produzir na atmosfera harmoniosa, que reinou na Williams. "Toda vez que eu coloquei minha bunda em um Williams, se estava correndo ou testando", ele lembra, "E Eu dava 110 por cento de mim. Nada menos se esperava de mim, e em qualquer caso, eu tinha um Patrick Head olhando por cima do meu ombro."



"Um incidente que me lembro que raspei a parede no warm-up na manhã de corrida. Tendo chegado amassar umpouco a asa traseira, eu simplesmente troco ela a tempo. Mas, então, Patrick levantou-me, dizendo que era ridículo dirigir assim. Após a corrida eu era o primeiro a apontar para Patrick que não tinha nada a além de um arranhão na roda traseira. Ele me chammou de filho da puta e nós demos boas risadas."

"Patrick era extremanete perfeccionista até a hora da corrida. Era uma das razões para que eu e Patrick tivéssemos um entendimento tão bom, e eu o respeito muito por isso. Ele é altamente competitivo, assim como eu em uma série de maneiras. Como engenheiro, ele mistura esperteza com praticidade. Ele é simplesmente realista. Não há nada de cientista louco em Patrick Head."

"Isso pode parecer difícil de acreditar, mas Patrick e eu chegamos ao estágio em que nós dois quase sabíamos o que diríamos sobre o set up do chassi . Na verdade nós poderíamos até mesmo mudar o carro antes da corrida, que seria perfeito. Eu chegaria no grid, Patrick diria que eu mudei algo, e então ele iria ajustar a asa ou o que quer que seja - e que seria do jeito ele ".

Alan lembra também de um desabafo para Frank. Foi o que aconteceu durante uma sessão de qualificação na Bélgica, quando Carlos Reutemann,companheiro de equipe de jones na época, tinha quebrado uma mola da válvula no carro de Jones e foi esperar na reposição. Depois de ter que ficar à espera para a reposição de se tornar disponível, Alan xigiu o direito de fazer a pole position, que, claro, foi exatamente o que ele fez ...

Mais recentemente, embora tenha quase esmaecida sua admiração por Frank, Alan não apreciava algumas sugestões por seu ex-chefe dizendo que ele "jogou fora" algumas corridas em 1981. " Frank parece pensar que eu nunca levei a sério as corridas novamente em 1981, como eu tinha feito anteriormente, e que eu joguei o carro na para fora da pista com mais freqüência do que deveria. Eu acredito que eu arrisquei mais e melhor em 1981 do que em 1980, e doeu-me um pouco ler os comentários de Frank."

"Claro, eu quebrei meu dedo um bar em Londres e teve de dirigir com ele doendo pra caramba em Monza e Montreal. Ter me envolvido em algo assim foi, provavelmente, irresponsável. Mas lembre-se, não tinha sido um bom ano. Por essa altura eu tinha praticamente decidido a ir para casa no final da temporada de qualquer maneira."


"Lembro-me também dirigir no início da temporada em Mônaco e Hockenheim, levando ambas as corridas em pelo menos 10 segundos e ser acrescidos por uma falha de engenharia boba. Coisas como essa são um fato da vida, e eu não estou apontando o dedo para Patrick. Mas depois de dirigir tão difícil, no momento em Monza veio a sensação parecia que tinha sido para nada, em termos de campeonato."

Se houvesse um ingrediente chave na Williams sucessos da época, Alan acredita que foi a habilidade de Frank para mantê-lo motivado. "Frank tinha a capacidade de extrair o melhor de mim ", ele afirma," exatamente o oposto dos chefes de outras equipes. Quando o motorista não é rápido o suficiente, ele é o primeiro a saber. Ele não precisa de ler as folhas de tempo e ele não precisa do chefe de equipe para lhe dizer."

"Frank foi sempre preparado para me ouvir e apoiar os meus juízos. Ele perguntava: "O que a equipe tem que fazer para você ser mais rápido?".A confiança crescia em mim. Ele considerou que desde que ele estava pagando por um piloto uma enorme quantidade de dinheiro faz sentido para confiar nele. Ele sabia que seria um tolo se me não ouvisse, em seguida, e analisar as coisas e decidir sobre o melhor curso de ação."

"Um incidente que me lembro foi em Watkins Glen, Nova York, uma semana depois que eu tinha ganho o campeonato em 1980. Eu pensei que meu motor estava para baixo na potência, e eu disse que sim. Agora, alguns chefes de equipe diria, "bem, os números dizem que o motor está OK". Mas Frank disse: "Nós vamos mudar o motor." Agora que foi um grande trabalho para os meninos para conseguir mudar o motor. Mas o novo motor foi definitivamente melhor - e eu ganhei a corrida ".

Estas são lições, também, na abordagem de Williams para fazer negócios na Fórmula Um que Alan acredita que fez Frank Williams a pessoa mais sincera que já conheceu no automobilismo. Sua busca obstinada do sucesso comercial, especialmente em sua introdução pioneira da Arábia Saudita-patrocínio à Fórmula Um, é um excelente exemplo.

"Frank tinha uma tenacidade, uma atitude de corrida que foi incrível. Ele não poderia obter o suficiente,mas analisava infinitamente as questões técnicas e de negócios. Para mim, eu não podia esperar para me livrar daquilo, para tomar uma cerveja depois da corrida e falar de outra coisa. Enquanto isso, Frank seria iria para Jeddah ou onde, por vezes, voando para uma reunião na segunda-feira que as pessoas não aparecem, ou só dão as caras cinco ou seis dias depois."

Foi um daqueles relacionamentos que floresceu na associação com Técnicas Avant Garde D'(TAG) e uma relação com dois diretores da TAG que Alan nutre até hoje. Formula One TAG envolvimento montou nas costas do entusiasmo e da empresa de Mansour Ojjeh e Aziz, os irmãos franco-saudita.


"Mansour e Aziz eram jovens, eles amavam a vida e a nossa associação empresarial desenvolveu em uma verdadeira amizade",No seu dia, quando ele não estava se tornando campeão do mundo, Alan foi um justo na mão uma boa festa. Ele admite que houve algumas comemorações memoráveis.




"Tire o dia que eu ganhei o título em Montreal em 1980", ele sugere. "A corrida terminou, eu acho, cerca de 15:40 e 07:30 naquela noite estávamos no melhor hotel da cidade com uma banda, um bolo enorme e imagens até mesmo emolduradas da corrida da tarde nas paredes. Minha memória é um pouco vaga das 10 horas daquela noite. Eu acho que fui cair em um coma. Eu sei que eu tinha uma dor de cabeça chocante na segunda de manhã, quando Mansour deixou-me usar a TAG Lear jet, incluindo pilotos e cartão de combustível, para fazer o que eu gostava antes de ir para Watkins Glen para a seguinte corrida de domingo."

"Uma vez a bordo foi-nos dito que os sanduíches e champanhe estavam sendo disponibilizados. Eu realmente me sentia muito mal. Na verdade, eu me lembro de passar bastante tempo no oxigênio. Depois que ele foi jogar golfe e relaxar. Quando a corrida foi feito, e ele estava de volta no jacto para o vôo de JFK, onde taxiou até o stand onde Concorde estava esperando, e eu pulei a bordo de ir para Londres. "

Algumas das histórias TAG outros ainda soa como contos de fadas. "Uma vez após o Grande Prêmio da Áustria em Österreichring, Mansour me convidou para jantar com ele. Para mim, isso soou como uma rápida corrida para os restaurantes chineses locais. Mas no minuto seguinte estávamos a caminho ao aeroporto de Graz em um helicóptero, então fomos para um 707 privado e fomos para Nice jantar na casa de mãe de Mansour."

"Foi o tratamento completo, mas Mansour pediu desculpas antecipadamente, porque eu teria que ficar na casa da piscina. Agora eu não era ingênuo o suficiente para estar esperando um barraco. Mas eu certamente não esperava que a villa de dois andares, com serviço de quarto e segurança! O que posso dizer? Esta foi uma época quando eu tinha um carro competitivo para correr, uma equipe fabulosa e grandes patrocinadores. "

Aqueles dias de contrato,foram lembrados certamente com o período em 1985/1986, quando Alan voltou a F1 com a Beatrice Lola-Hass Ford .


"Foi-me dito que haveria um mega patrocinador, e lá estava. Foi-me dito que haveria um novo motor turbo-Ford, e eu lá estava, embora com 16 meses de atraso. O chefe de equipe Teddy Mayer foi, e quando eu lhe disse que o carro estava fora do ritmo eu nunca vou esquecê-lo me perguntando se eu tinha feito X curva em forma plana ou se me certifiquei de tomar a Y curva em quinta marcha. Muito rapidamente encontrei-me dizendo: "Deixa eu voltar, Frank, Está tudo perdoado!."

"Quando assinei con Frank eu talvez não tenha sido sua primeira escolha de driver. Assim como Keke Rosberg, que me seguiu, em 1982, não era sua primeira escolha. Mas, inevitavelmente, quando Frank quer algo e alguém, ele sempre vai até o final - como o negócio do motor Renault, por exemplo ".

Alan tem uma divertida opinião, para não mencionar dura e rude, as palavras de alguns dos grandes pilotos e bons que o sucederam na Williams. Mas o carinho e estima em que ele segura seu amigo e ex-chefe de equipe escorre para fora da conversa. Assim como que este campeão do mundo duro e intransigente insistiu e repetiu sobre as cinco palavras que aparecem como o título deste artigo."

Extraído do site Williams Database

0 comentários:

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo